4.6.24

Projeto Circular com oficina e cinema nas praças

Calma que não é nenhuma edição extra do projeto, mas sim, outra iniciativa do Circular, o Circulando Cinema, que envolve uma oficina sobre “Documentário e Memória”, no dia 7, e sessões de filmes com exibição em duas praças do centro histórico e no Boulevard da Gastronomia, com direito a bate papo após as exibições, a partir do dia 15. Tudo gratuito.

O Circular Campina Cidade Velha vem há 10 anos atuando na revalorização da área histórica da capital paraense, por meio da arte, do empreendedorismo criativo e educação patrimonial. E como nem tudo cabe em um domingo, o projeto tem se tornado também um grande guarda chuvas de ideias que uma hora dessas se tornam novos projetos. 

Hoje, além de realizar o projeto Circuitinho, de educação patrimonial para crianças, e o Circular Apresenta, com foco na música em espaços públicos, dentro de suas edições bimestrais nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro, o Circular agora também traz ao público Circulando Cinema, projeto selecionado no edital de Cinema de Rua da Lei Paulo Gustavo do Estado do Pará.

O projeto visa incentivar a prática do documentário a serviço da memória, assim como democratizar o acesso a obras do audiovisual brasileiro com temáticas relacionadas ao patrimônio artístico e cultural.  E para começar, está com inscrições abertas para a oficina “Documentário e Memória”, com o documentarista Felipe Cortez, que será realizada nesta sexta, 7 de junho, das 14h às 18h, no Fórum Landi, em Belém.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do link disponível aqui na bio, mas você também pode do projeto solicitar o link do formulário, pelo e-mail circular.comunica@gmail.com. A oportunidade é única para quem quiser refletir sobre a importância da memória e sua preservação através do cinema documental.

Além da oficina, o Circulando Cinema prevê sessões de cinema ao ar livre! E a partir da semana que vem, vai promover três sábados seguidos de projeção de curtas metragens e palestras sobre cinema, em espaços públicos de Belém. Na Praça da Bandeira, no dia 15, no Boulevard da Gastronomia, no dia 22, e na Praça do Carmo, no dia 29 de junho, sempre a partir das 18h. A curadoria dos filmes é de Lorenna Montenegro.

Oficina valoriza memória no audiovisual

Felipe Cortez
Inspirado nas palavras de Pierre Nora, que afirma que "menos a memória é vivida coletivamente, mais ela tem necessidade de homens particulares que fazem de si mesmos homens-memória", e nas ideias de Michael Pollak sobre a capacidade do filme de captar emoções e lembranças, a oficina promete imersão no processo de contar histórias e produzir memórias.

A oficina será dividida em duas partes, com apresentação e discussões sobre Documentário e Memória, utilizando exemplos de argumentos documentais, na primeira parte, e em exercícios de criação de argumento e estratégias para documentários de curta-metragem, na segunda.

Felipe Cortez é Mestre em Artes (PPGArtes/UFPA) e Especialista em Produção Audiovisual (IESAM/Estácio). Jornalista e documentarista com ampla experiência em projetos audiovisuais nos campos da Arte e Cultura, já produziu programas de variedades, videoclipes, comerciais, lives musicais, campanhas políticas, vídeo-aulas e transmissões ao vivo de eventos culturais diversos. Atualmente, é professor no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará.

Entre os filmes realizado, destaco o curta "AGurupá", "Pau & Corda: Histórias de Carimbó" e "Iracema e o Brinquedo de Voar". O documentário mais recente foi  o média produzido pela Tv Cultura do Pará, intitulado "Tó: Violão Mestre", inspirado na pesquisa de Salomão Habib.

Circular e o audiovisual de mãos dadas desde o início

Experiência Circular, o primeiro doc
Não é de hoje que o audiovisual está inserido no contexto do centro histórico, a partir de várias iniciativas. No caso do Circular posso falar, pois venho atuando no projeto, coordenando e metendo a mão na massa de sua comunicação, em todos esses e neste sentido, sempre valorizamos a linguagem do audiovisual como entretenimento, educação e também como ferramenta comunicacional do projeto. 

Já foram várias as edições bimestrais em que tivemos o audiovisual presente, seja por iniciativa dos espaços parceiros, como do próprio Circular, que também já fez exibições em edições do Café com Bolo, um projetinho de educação patrimonial realizado em 2017. Lembro de uma sessão emocionante que em 2018 ou 2019 (já não lembro aqui a data exata), reabriu o prédio do Cine Guarany, ali em frente à Praça Felipe Patroni, com exibição de filmes de animação. Uma pena que o Ministério Público do Pará, responsável pelo prédio, não levou a ideia das sessões adiante.

Outra prática, no Circular, é a realização de documentários. Em 2018,  o "Experiência Circular: Encontros e Afetos no Centro Histórico de Belém", que mostra uma jornada entusiasmada e apaixonada do público e da equipe gestora do projeto, celebrando ali os três primeiros anos de empreitada. Lançamos o filme no Cinema Olympia, em 2018, em parceria com a Macieira Filmes. Lotado! 

Cena Ser Circular/Sessão no antigo Cine Guarany
Em 2020, lançamos o segundo, intitulado “Ser Circular É Tocar o Coração da Cidade”, que aborda a relação do projeto com a cidade, uma experiência que vai além dos dias de circulação, apresentando para o público a relação comunitária do Circular com os bairros da Campina e Cidade Velha e algumas ações realizadas em 2018 e 2019. A direção foi de Felipe Cortez.

E este ano, eis o meu spoiler (risos), vamos lançar o terceiro documentário, o “Histórias da Campina”, já filmado neste mês de maio, por meio da Lei Paulo Gustavo, Edital de Curta Metragem, da Prefeitura de Belém. Aguardem.

Serviço

Inscrições para a oficina "Documentário e Memória". Até o dia 6 de junho, às 23h59h (https://forms.gle/xEe6yLuX94TsoH3E8). Para mais informações, acesse os perfis do projeto Circular nas redes sociais (@circularcampinacidadevelha) ou entre em contato pelo e-mail circular.comunica@gmail.com.

Para assistir:

Experiência Circular - Encontros e Afetos no Centro Histórico de Belém

https://www.youtube.com/watch?v=sD_iWlOQ4aM

Ser Circular é tocar no Coração da Cidade

https://www.youtube.com/watch?v=fszQMPZKezo&t=66s

Canal de Youtube do Circular - Drops, Lives, Chamadas das Edições e até um Fórum

https://www.youtube.com/@circularcampinacidadevelha

Para Ler

O Site

https://projetocircular.org/

As Revistas

https://issuu.com/projetocircular

Nenhum comentário: