26.6.24

Pedro Meyer convida à imersão na performance

O artista carioca Pedro Meyer revisita Belém e fica até o mês de julho desenvolvendo pesquisa artística que atravessa a pintura e a performance, contando com a participação de vários artistas locais. Ele participa de mais um FotoAtiva em residência, programa que se volta a pesquisas autônomas, e vem, desde 2015, acolhendo artistas brasileiros e estrangeiros, interessados em mergulhos e vivências locais, a fim de contribuir com seu trabalho autoral.

A prática do artista se desenvolve principalmente em pintura e desenho, e as imagens transitam entre a figura e a abstração, tendo como suporte o papel e a tela. As pinturas são construídas a partir de elementos constitutivos específicos e também de referências externas, como as pessoas, as próprias performances, objetos e imagens fotográficas.

“Imagens em performance” é um projeto artístico que se manifesta de maneira individual e coletivamente: artistas são convidados a apresentarem seus trabalhos em performance. Outros são convidados a desenhar. O resultado desse encontro fica disponível ao público.

Na tradição artística as performances são documentadas através de fotografias, que atestam uma verdade mecânica sobre os fatos. Meyer sugere uma experiência mais íntima, falha e lenta, por meio do desenho. No projeto “Imagens em performance” são criadas séries de imagens que elegem como assunto específico o circuito de performance, formando uma memória coletiva dessas ações.

Durante o período de trabalho e mergulho na pesquisa em Belém, ele circulou por vários espaços, reviu lugares e pessoas, e convidou os performers Heldilene Reale, Nando Lima, Ronney Alano, Danilo Bracchi, Matheus Rossi Aguiar e Marise Maués a performarem diante de outros tantos artistas chamados para fazer o registro das ações, cujo resultado poderá ser visto no próximo sábado (29), a partir de 9h, na Associação FotoAtiva, em formato de instalação, com a presença do artista residente que receberá o público até às 16h, compartilhando processos e resultados com quem atender este chamado.

Performance Heldilene Reake
Foto_ Irene Almeida
Para ele Belém é fonte de surgimento de muitas expressões artísticas, um campo sensível, relacional e experimental: “um local de encontro entre povos, temporalidades e tradições distintas”, afirma. E completa: “um lugar cuja potência me chama para ficar, para morar”, ele diz, sinalizando o firme desejo de voltar.

Ele fará uma imersão na Feira do Açaí na próxima semana, na madrugada de segunda (1º) para terça-feira (2) até o nascer do sol, e convida artistas que queiram registrar esta ação. “Receber o Pedro Meyer foi muito intenso, e principalmente porque as articulações feitas por ele para o desenvolvimento da pesquisa dialogou diretamente com a dinâmica da FotoAtiva, que é consolidar uma teia de relações e convivências”, afirma Camila Fialho, coordenadora da residência.

Sobre o artista

Traço de Nando Lima/ Por Pedro Meyer
Artista plástico e professor. Iniciou a carreira artística em 2005 com a exposição individual “Pedro Meyer: pinturas e desenhos”, na Galeria de Arte LGC, no Rio de Janeiro. É mestre e doutor em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2004, concluiu a graduação em design na Escola Superior de Desenho Industrial. 

Estudou também na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 1996 e 2010. Meyer trabalha como professor de arte contemporânea e pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ desde 2014. Trabalhou ainda como professor de arte no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo e como professor de Modelo Vivo na Escola de Artes Visuais do Parque Laje.

Ele participou do Salão Arte Pará em 2005 quando se deu o primeiro contato com a cidade. O trabalho apresentado no salão daquele ano foi muito emblemático na carreira do artista: abriu as portas para uma mostra no Paço Imperial (RJ) em 2007, e o levou para uma exposição na Alemanha em 2009.

Programação

Instalação Imagens em performance

De Pedro Meyer

Dia 29 de junho de 2024

Portas abertas a partir de 9h.

Bate papo com o artista às 10h 

Associação FotoAtiva

(Praça das Mercês, 19, Campina)

Imersão na Feira do Açaí

Madrugada de 2 de julho (de meia noite ao nascer do sol)

(Complexo do Ver-o-Peso)

********

Segue o blog no Instagram @holofotevirtual e @holofote_virtual

(Holofote Virtual com informações da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: