13.12.08

Ester Sá estréia o espetáculo “Iracema voa”

Um encontro com parte da história cultural do estado do Pará. É assim que se poderia definir, "Iracema Voa", espetáculo de Ester Sá, resultado da bolsa de pesquisa e experimentação artística do Instituto de Artes do Pará, realizado durante o ano de 2008. O espetáculo, que narra a trajetória da vida e da obra de Iracema Oliveira, destacada personalidade da Cultura Popular Paraense, poderá ser visto nesta segunda e terça-feira, no IAP.

No palco, cenas que trazem o universo do Pássaro Junino, em sua rica dramaturgia e personagens e também os glamourosos programas de auditório da década de 50, que aconteciam no saudoso auditório da Rádio Marajoara, onde Iracema iniciou sua carreira radiofônica. Mas o espectador ainda verá Quadrilhas Juninas, Pastorinhas, e tantas outras facetas da vida de Iracema, sempre dedicados a arte e a cultura.

O texto, construído a partir de memórias de Iracema Oliveira, conta com citações de trechos de obras de Francisco Avelino de Oliveira e Raimunda Oliveira. As músicas foram retiradas da obra popular Pastorinhas Filhas de Sion e do cancioneiro popular da década de 50, além do samba enredo criado em homenagem à Iracema Oliveira pela escola de Samba Cacareco.

Iracema Oliveira nasceu em 1937; filha do artista Francisco Avelino de Oliveira, iniciou sua carreira no Teatro Popular em 1945 nas Pastorinhas, e em 1946 nos Pássaros Juninos. Hoje, com 71 anos, é Guardiã do Pássaro Junino Tucano (teatro popular da quadra junina paraense) e das Pastorinhas Filhas de Sion (encenação popular da quadra natalina) além de coordenar o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará.

Iracema foi estrela de rádionovelas e programas de rádio na décadas de 50 à 70, trabalha até hoje na Rádio, no programa Bom Dia Cidadão, com Santino Soares. Fez Teatro, TV e Cinema. Sua trajetória artística inclui a coordenação de Quadrilhas Juninas, e em 2006 foi homenageada pela escola de samba paraense “Cacareco” com o enredo “Iracema Oliveira: Na Arte e na cultura, a Razão de Viver”

FICHA TÉCNICA

Elenco, pesquisa, direção e dramaturgia- Ester Sá
Consultorias – Aníbal Pacha e Karine Jansen
Criação e operação de Luz – Sônia Lopes
Criação e operação de Sonoplastia – André Mardock
Arranjos Musicais – Renato Torres e Banda do Pássaro Tucano
Músicos Convidados: Renato Torres, Chiquinho do Acordeom, André Mardock, Diego Leite e Banda do Pássaro Tucano
Concepção Visual – Aníbal Pacha
Cenário – Mestre Nato
Adereços – Mestre Nato e André Mardock
Assistência de confecção de cenário – Shirlene Cruz e Thayla Crislane
Figurino – Aníbal Pacha
Confecção de Figurino – Telma Queiroz
Vozes convidadas: Santino Soares, Pauli Banhos, Paulo Marrat
Registro – André Mardock e Marcelo Rodrigues
Fotos e Arte Gráfica – André Mardock

Serviço
Iracema voa - 15 e 16 de dezembro de 2008, na sala de dança do IAP (Instituto de Artes do Pará) às 20h - Entrada Franca


Um comentário:

Anônimo disse...

Grande iniciativa da Ester Sá, afinal Iracema é nosso Patrimôno Imaterial.
Parabéns Ester e a essa MARAVILHOSA equipe que te acompanha.
Merda!!!!