28.7.09

Em agosto Belém recebe o “Abraço” de Cláudio Barradas

No início do mês de agosto, o grupo Cuíra presenteia o público paraense com o espetáculo “Abraço”, que terá em cena um dos maiores ícones do nosso teatro, Cláudio Baradas, em cena com a atriz Zé Charone.

Com texto de Edyr Proença, que também está estreando na direção, o espetáculo retrata a solidão de um homem na cidade grande, que vai perdendo amigos, família, fechando-se em si próprio, cercado por livros, discos, filmes antigos, até ficar sem vontade de viver. Um personagem rico em história, cultura, experiência, e no entanto, sem ninguém com quem trocar idéias. Mas recebe uma visita muito especial. Alguém que irá preencher totalmente seus anseios por companhia. Um homem, uma mulher, um encontro em uma madrugada.

Cláudio Barradas, em “Abraço”, marca seu grande retorno aos palcos paraenses, ele que é um ícone do nosso teatro. Prestes a completar 80 anos de idade, entrega-se inteiramente ao personagem, demonstrando vigor, técnica e o talento de sempre. Ator, autor, diretor, nome de teatro, Cláudio é um dos nossos monstros sagrados.

Zê Charone vem de dois papéis muito marcantes, em “Convite de Casamento”, que ficou em cartaz por quase dez anos e em “Hamlet, um extrato de nós”, onde fez Ofélia. Após dedicar-se à estruturação do Teatro Cuíra, retorna aos palcos realizando um sonho de adolescente, que era contracenar com Barradas, a quem assistia, como professor de sua irmã, Olinda Charone.

A Direção é de Edyr Augusto Proença, que está pela primeira vez nesta função, sob supervisão de Cacá Carvalho. Sem pretensão de seguir a carreira de diretor, ele meramente procurou facilitar a movimentação de dois atores tão bem dotados e experientes.

“Abraço” é o resultado de alguns meses de convivência entre Barradas, Zê e Edyr, em torno do texto, que nas últimas semanas passou a contar com Suely Brito e Romário Muniz, como contraregra e iluminador. A música do espetáculo é de autoria de Edyr Augusto, tocada por Anderson Brum.

Serviço
“Abraço” estréia no dia 7, às 21h, no Teatro Cuíra - Rua Riachuelo, esquina da 1º de Março - ficando em cartaz até o dia 30 de agosto.

Fonte: O texto acima traz as informações do release de divulgação do espetáculo, escrito por Edyr Proença.

Nenhum comentário: