24.7.09

In Bust encerra etapa de “Bonecos na Estrada – Em Caravana” com “Fio de Pão” em São Francisco do Pará


Neste domingo, 26, o In Bust Teatro com Bonecos, encerra em São Francisco do Pará, a primeira etapa do projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana”, com o espetáculo “Fio de Pão – a Lenda da Cobra Norato”, mostrado neste final de semana também em Peixe Boi e Igarapé-Açu.

O espetáculo, que estreou em 1997 e, de lá para cá, já foi assistido por cerca de 23 mil pessoas. Todos os anos, porém, a peça ganha nova roupagem e acaba sendo um novo espetáculo, pois é um marco na pesquisa desenvolvida pelo In Bust sobre a utilização do boneco popular na dramaturgia do teatro com bonecos.

A montagem resgata do imaginário popular a história de uma cabocla que, atraída por um cobrão embruxado, dá à luz duas cobras: Norato e Caninana. Os irmãos têm sinas diferentes: Caninana de ser má, enquanto Norato de ter que encontrar alguém que possa desencantá-lo para virar gente. No espetáculo, Norato e Caninana são Bonecos de Luva (de pano), que contracenam com Fantoches, Manés-côcos e Brinquedos de mirití, típicos da região norte, numa analogia com o teatro de bonecos popular.

A lenda, transformada em cordel, é contada por uma família nordestina que migrou para o norte (assim como o cordel), composta pelo violeiro Cego Jurandir, a mulher e o filho, atores-manipuladores. A encenação se desenvolve num paralelo de situações, misturando a lenda com o cotidiano cômico desta família, proporcionando uma identificação direta com o público infantil. Mas desde que ninguém se esqueça que já foi garoto, criado solto e danado, é um espetáculo para qualquer idade.

As próximas etapas do projeto acontecem em setembro e outubro, chegando a outros nove municípios e mais quatro comunidades quilombolas no interior do Pará receberão o grupo In Bust, com o patrocínio do Banco da Amazônia.

Serviço
Neste domingo, 26, enceramento da primeira etapa do projeto Bonecos na Estrada – Em Caravana. No município de São Francisco do Pará. Apresentação de “Fio de Pão – a Lenda da Cobra Norato”, às 19h, na Quadra do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Entrada franca. Informações: 8110.5245 (Cristina) e 8134.7719 (Luciana).

Nenhum comentário: