7.7.09

Encerramento é hoje com debate sobre política cultural


A Mostra Abaixo Assinado que está no jardim do Museu da UFPA (localizado à Avenida Governador José Malcher, esquina com a Generalíssimo) é uma das ações de vários artistas que iniciaram esta ação para chamar atenção sobre a política cultural que vem sendo dispensada a cultura em nosso estado.

Não à toa, na programação de enceramento haverá um debate pra tratar deste assunto, sendo por isso mesmo muito importante que todos os agentes envolvidos na produção e política cultural se façam presentes, a partir das 17h, no Jardim do Museu da UFPA. Também entra na discussão a política estadual para a área de educação e saúde. A administração pública do estado vive momentos de crise e de colapso, e todos os artistas, diante disto, conclamam a união dos setores da sociedade em defesa do que já se conquistou.

Percebe-se atualmente uma crise que não se limita à área da cultura, já que o Pará enfrentou recentemente um longo período de greve dos professores da rede estadual de ensino, reflexo da falta de valorização dos profissionais; da falta de segurança e de estrutura nas escolas, que parou um dos setores estratégicos no combate a violência.

Neste sentido, somam-se os anseios das comunidades historicamente excluídas que frequentam e são atendidas pela Fundação Curro Velho/FCV, Casa da Linguagem/FCV, Sistema Integrado de Museus/SIM, Sistema Integrado de Teatros/SIT, Instituto de Artes do Pará/IAP, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves/FCPTN que, entre seus espaços públicos mantém a Biblioteca Arthur Viana, que atende um número expressivo de estudantes oriundos da escola pública todos os dias.

Há ainda a Galeria Theodoro Braga, Theatro Waldemar Henrique, Museu da Imagem e do Som/MIS, órgãos atualmente administrados pelo Governo Popular, que voltem ao seu pleno funcionamento em horário integral, bem como todas as suas ações e atividades artísticas e culturais de maneira a atender a comunidade usuária desses serviços que entendemos serem essenciais na vida de cada cidadão desta cidade de Belém, e prioritariamente considerando as crianças e jovens em formação que não podem ser penalizados quando lhe são retirados tais direitos.

Assinaturas - O Movimento Cultura Pará Todos – Abaixo Assinado começou como uma reação independente contra o Decreto 1618/2009, assinado no dia 23 de abril pela governadora Ana Julia Carepa. O decreto determina horários específicos a todos os órgãos estaduais, com o objetivo de contenção de gastos e foi colocado em prática a partir de abril, com a previsão de uma duração mínima de três meses, sendo já prorrogado para até o final do ano. Diante disto, a população e cidadãos que foram e são afetados direta ou indiretamente por esta determinação começaram e devem continuar a agir, em união em defesa da democracia.

A coleta de assinatura é uma das ações desenvolvidas pelo grupo de “artistas plásticos, visuais, fotógrafos, atores, cineastas, dançarinos, dramaturgos, palhaços, diretores de teatro, músicos, estudantes de artes, arte educadores, compositores, produtores e amantes da arte em geral”, que estão insatisfeitos com estas más condições relacionadas à cultura.

O documento é amparado pelas mais de 400 assinaturas. Aos que quiserem participar, com nome, RG e profissão, podem acessar e inserir seus dados no espaço de comentários do blog http://culturaparatodosabaixoassinado.blogspot.com/2009/05/cultura-para-todos-abaixo-assinado.html).

A Coleta de assinaturas continua! Um ofício ao Sr. Edilson Moura foi entregue dia 5 de junho, às 12h, na SECULT encaminhando o abaixo assinado Cultura Pará Todos (a), com 276 assinaturas, à Governadora Ana Júlia Carepa, e recebeu o número 2009/212432 do protocolo geral daquela secretaria.

Propostas - Além disso, o movimento propõe novas ações: a realização de um seminário no qual sejam debatidas propostas que revertam a situação que aí está, tanto em instância estadual quanto municipal, e mais especificamente a criação de uma associação de artistas, a qual represente os interesses desta classe.

É nesse sentido que convidamos a todos os cidadãos, que efetivamente almejam por mudanças, para participar deste debate. Um convite foi feito ao Secretário de Cultura do Estado, Sr. Edilson Moura, e esperamos que os cidadãos de um modo geral façam uso desse espaço e da oportunidade que é, e está sendo, a realização desta ação em meio a Mostra Abaixo Assinado, no sentido de discutir, criticar, de modo tenaz e coerente, acerca das dificuldades observadas, e no sentido de propor soluções de ordem prática.

Texto: Movimento Cultura para Todos

Nenhum comentário: