17.9.09

Lapidação Poética vence festival e já prepara espetáculo para o dia 1º de outubro

A Banda Lapidação Poética foi a grande vencedora do 4º CCAA Fest, que aconteceu no domingo passado no palco do Teatro Margarida Schivasappa do Centur. O prêmio foi a gravação de um CD pelo selo Na Records.

Dirigido pelo professor André Ponce de Leão (Andrerick) o Movimento Cultural Lapidação Poética se inspira nos períodos literários que vão desde o Renascimento ao Modernismo, com estilo pós moderno. “É certamente uma Expressão Artística que reúne literatura, música e artes visuais (teatro, dança e artes plásticas), tendo em vista que a poesia esta em todas as linguagens”, diz Andrerick.

A expectativa de gravar um CD pela Na Records para eles, é a melhor possível, tendo em vista a credibilidade deste selo no cenário artístico do Norte. “Acreditamos que finalmente lançaremos um CD com qualidade de gravação, mixagem e prensagem aos sentidos daqueles que apreciam ou desconhecem nosso trabalho”, diz.

As 15 bandas classificadas entre 74 concorrentes,fizeram apresentações dignas de um grande espetáculo. Mais uma vez a concorrência foi grande e decidida nos décimos. O júri foi formado por profissionais atentos ao cenário da música independente, como o músico Carlos Ruffiel, o radialista Edgar Augusto, o jornalista Ismael Machado, o músico e representante do Festival Se Rasgum, Gustavo Rodrigues, e por Kim Azevedo, da AM&T – Academia de Música e Tecnoloiga.

“O fechamento do festival não poderia ser melhor com a brilhante apresentação da lendária banda Stress, que tocou seus maiores clássicos inclusive a música hino Heavy Metal Brasil”, comemora Max Moraes, coordenador do evento, que também contou em sua equipe com a produotra Josy Sidrim, George Chist, consultor da auditoria, Polyana Lima, também na auditoria e Thiago, na assistência.

Clasificação - Além da 1ª colocada, que ganhou com a canção "Que Saudade", de Andrerick; ficou em 2º lugar a banda Letrac, com a música "Aroma de Bordel" do compositor Rodrigo Condurú, e ganhou um vídeo clipe da Digital Produções; em 3º lugar, a banda Mytus, com a música "Fui Embora", da compositora Norah Valente, ganhando um vale compras no valor de mil reais nas lojas Foto Keuffer. A banda revelação foi a “Mostarda na Lagarta”, com a música "A lenda do samurai apaixonado", do compositor Thiago Rocha "Minhoca", que ganhou um kit de encordoamento da Solez.
O melhor guitarrista foi Natanael, da banda Ataque Fantasma, que ganhou um pedal da Fuhrmann e o guitarrista revelação foi Clyverson Luis, da banda Lapidação Poética, que levou pra casa um pedal da Fuhrmann. As parcerias do festival foram impresncindíveis para sua realização: escola AM&T, Digital Produções, Associação Pró-Rock, Ná Figueredo, Foto Keuffer, Belrock e IESAM.

Entrevista - A Lapidação Poética tem agenda fechada para vários momentos, até o final deste ano. A próxima oportunidade para conferir este trabalho será no Espetáculo Regional Influência Amazônica, que será realizado dia 1° de outubro no Teatro Experimental Waldemar Henrique. Com a finalidade de desenvolver a atmosfera artística de Belém do Pará, o evento pretende demonstrar a influência Amazônica nas composições musicais e performáticas da própria banda e na dos seus convidados. Segue abaixo uma entrevista com os integrantes da Lapidação Poética.


Como foi a participação neste ano do CCAA Fest. Vocês já não tinham participado antes?
Lapidação Poética: Nossa participação no CCAA Fest 2009 foi com seriedade, aproveitando a programação do Festival, como palestras e workshop e trabalhando com serenidade e harmonia pessoal e coletiva em relação a modelagem da música, tendo em vista que esta seria a chance de nos apresentarmos pela primeira vez no Teatro Margarida Schiwasappa, além da oportunidade de conquistarmos algum dos prêmios do Festival. Já havíamos participado antes, no primeiro festival em 2006, com três meses de nova formação da Banda, com a música “Palavras Perdidas”, de Paulo de Paula, onde participamos da fase final e gravamos nosso primeiro vídeo, além de nos servir como estímulo para fortalecermos nosso trabalho (reza a lenda que fomos a segunda melhor banda); em 2008 participamos com a música ‘O Conto do Criador’, a qual não passou da audição e este ano com “Que Saudade”, de Andrerick, que nos premiou com o primeiro lugar, além do prêmio de Guitarrista Revelação a Clyverson Luis.

Como vocês avaliam o nível das bandas que concorreram este ano, muitos estilos diferentes?
Lapidação Poética: As bandas deste ano foram dotadas de talento e força de vontade, no entanto, percebemos certa homogeneidade musical e pouca preocupação com os critérios de avaliação do Festival, como figurino e presença de palco.

Qual a pesquisa de vocês para o som que fazem? Que fonte bebem?
Lapidação Poética: Nossa pesquisa sonora vem a partir de influências musicais individuais, como, Secos e Molhados, Raul Seixas, The Doors, Jimi Hendrix, Pink Floyd, Chico Science, Cordel do Fogo Encantado, Carimbó, Guitarradas, Reggae, Samba, MPB, Blues... É preciso beber de todas as fontes para saciar a sede da própria identidade.

Como vocês classificam como o som de vocês?
Lapidação Poética: Não somos uma Banda de Rock, apesar dele correr fluentemente em nossas músicas, através das nossas influencias pessoais deste campo musical, na verdade, utilizamos o Rock entre os mais diversificados estilos. Passeamos pelos campos do Blues, da MPB, do Reggae e do Pop Rock, sobre tudo em busca de novas experimentações artísticas.

Quais os planos daqui pra frente?
Lapidação Poética: Pretendemos continuar com nosso trabalho original de estimular e divulgar obras de artistas em fase de lapidação. Para tanto, vamos executar o Espetáculo Influência Amazônica o qual tem o objetivo de demonstrar o Regionalismo Amazônico nas músicas da performática Banda Lapidação Poética, dentro da temática regional deste Espetáculo feito de música, recitação de poesias, performances teatrais, dança, exposição de poesias literárias e visuais, em homenagem aos 30 anos do Teatro Waldemar Henrique, no dia 1°de Outubro.

Um comentário:

Argentino Neto disse...

Que legal. Boa notícia.