27.9.12

Festival Amazônia Doc exibe longas e curtas

Ojos Bien Abertos
Na Mostra Competitiva desta sexta-feira, 28, o Amazônia Doc 4 exibe o curta “Pcycle”, de Lucas Margutti e Yan Saldanha; e o documentário “Ojos Bien abertos”, de Gonzalo Arijón. As exibições ocorrem às 19h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes e têm entrada franca. 

“Pcycle” é um daqueles filmes cheio de pequenas surpresas e grandes reviravoltas, que nos fazem comprar gato por lebre, mérito do roteiro enxuto e bem resolvido. Somos prazerosamente ludibriados enquanto acompanhamos a história de uma jovem estudante brasileira, moradora de Amsterdam, e sua bicicleta.

Ela conduz a trama e serve como instrumento de prestidigitação, tal como os gestos da mão de um mágico que nos distraí, enquanto faz algo com a outra. E é através dessa mesma “magrela”, na qual pedalamos pela trama, que os diretores Lucas Margutti e Yan Saldanha nos guiam por uma cidade que entendeu que a opção urbana pela bicicleta é muito mais que a solução de um problema grave de transporte. 

É a afirmação de uma qualidade de vida, mais saudável, mais simples, mais interativa com o espaço. Durante belos minutos, observamos admirados um cotidiano urbano onde tudo se faz de bicicleta, mas não numa via entulhada de carros, e sim em ciclovias bem delimitadas e bicicletários em cada esquina.Há acessibilidade para todos, num exemplo de cidadania e civilidade que nos joga na real situação de terceiro mundo mental, pois não há nada que impeça que a nossa cidade também tenha acesso a esse padrão de vida.

Pcycle
Não se trata da complicada construção de linhas de metrô ― necessárias, mas caras ― mas da atitude decidida de uma comunidade e do seu poder público em optar pela bicicleta. Já “Ojos Bien Abiertos” é inspirado no livro “As veias abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano. 

O diretor uruguaio Gonzalo Arijón desenvolve, por três anos, uma viagem poética e política por alguns países da América Latina. Brasil, Bolívia, Venezuela, Equador e Uruguai entram na rota, explorando alguns dos novos rumos do continente no início do século XXI, em termos de movimentos sociais, erradicação da pobreza, integração continental e soberania, temas que são vistos não a partir do ponto de vista dos governantes e sim de cidadãos comuns e agentes de mudanças. 

Serviço
Mostra Competitiva Amazônia Doc 4, sexta, 28, às 19h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes. Entrada Franca. Veja também, “Engraçadinha- Seus Amores e Seus Pecados”, episódio “Só conhece o amor quem possui a cunhada impossível”, na Mostra Rodrigueana de Cinema. Instituto de Artes do Pará (IAP), às 19h.

Nenhum comentário: