12.9.12

Publicação destaca as artes visuais na Amazônia

O primeiro número da Gotaz voltada a esta temática traz entre outras coisas, imagens da fotógrafa Flavya Mutran e obras da grafiteira Drika Chagas, além de textos de Jorge Eiró e Gil Vieira. A revista, produzida pelo Gotazkaen Estúdio, é trimestral e nasce com o objetivo de reunir os principais nomes das artes visuais no estado e na região Norte, tudo com qualidade gráfica e editorial. O lançamento é é nesta quinta-feira, 13, a partir das 19h, no porão onde funciona a galeria, na Rua Ó de Almeida, 755. A entrada é gratuita. 

A revista marca a estreia do Gotazkaen Estúdio no mercado editorial paraense, com objetivo de divulgar o trabalho de artistas da região. Contemplada em 2011 na categoria periódicos e revistas pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), a publicação será uma extensão do projeto online mantido pelo estúdio desde 2008. Foram três edições publicadas na rede mundial até chegar à versão impressa, que terá um corte mais específico, abordando exclusivamente o universo das artes visuais. 

“Quando tivemos nosso projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, optamos por um publicação voltada para as artes visuais tanto por ser uma área afim ao trabalho que já desenvolvemos no estúdio, como também por acreditar que existe um espaço a ser preenchido com a produção de artistas paraenses e de outros estados da região", diz a fotógrafa Diana Figueroa, idealizadora, ao lado do designer Daniel Zuil, do projeto da revista. 

Com periodicidade trimestral e tiragem inicial de 3.500 exemplares, a Revista Gotaz será distribuída de forma gratuita, com circulação prevista em espaços culturais da capital paraense e pontos específicos de outras regiões do Brasil. "Cinema, pintura, fotografia, grafite, a arte feita tanto na rua como na galeria. Queremos com a revista um painel amplo, dando ênfase em novos artistas e pontos de vista diferentes ", reforça Daniel. 

O conteúdo da primeira edição reforça a imagem pintada pelo designer. De textos exclusivos de artistas como Jorge Eiró a um ensaio produzido pelo fotógrafo da nova geração Ionaldo Rodrigues, há muito a ser visto: reportagens, entrevistas, portfólios, quadrinhos, perfis, artigos etc, tudo embalado em uma cuidadosa apresentação gráfica e editorial. 

"Ficamos satisfeitos com o resultado e esperamos que as pessoas também curtam esta que é só a primeira de muitas ", diz a dupla. A revista também ganhará vida na internet. No endereço www.gotaz.com.br, além da versão impressa, os leitores encontrarão conteúdo exclusivo. Ampliando a proposta da versão em papel, na rede mundial o leque será mais extenso, abordando também música, literatura, moda, design e novidades do universo das artes do Brasil e do mundo.

O Estúdio - O Gotazkaen Estúdio atua desde o final da década passada como uma das peças da engrenagem que movimenta o hoje badalado cenário cultural de Belém. Um casarão antigo no bairro do Reduto que serve de base para a realização de exposições, eventos, oficinas, debates e espetáculos, sempre com o mesmo foco: arte em suas mais variadas vertentes.

Nenhum comentário: