8.9.12

João Cirilo é o Fio Condutor na Graphos: Brasil


João Cirilo
A abertura é no dia 11 de setembro, às 19h,  no Rio de Janeiro. A coletiva apresenta trabalhos de 17 artistas contemporâneos. Além do paraense João Cirilo, traz ainda obras de Annabella Geiger, Carlos Vergara, Jorge Fonseca, Leo Battistelli, Mr.Brainwash, Vik Muniz, Waltercio Caldas e uma instalação inédita da portuguesa Susana Anágua. 

A ideia da mostra “Fio Condutor” surgiu de uma conversa do galerista Ricardo Duarte, dono da Graphos, e de João Cirilo que acabara de realizar um trabalho no qual registrara uma incrível sucessão de postes e fios do percurso entre sua cidade, Icoaraci, no interior do Pará e a capital Belém. 

“As obras que João realizou possuem um rigorplástico que as aproxima das Fotoformas de Geraldo de Barros nos anos 50, só que de formacontemporânea, próximas a streetart”,conta Ricardo. 

“A partir daí seguindo a premissade que o trabalho de todo artista, curador ou designer precisa de um mote, de um sentido, chegamos ao título que, além do seu conceito intrínseco, tem em comum o fio como suporte físico.” conclui. 

Montagem
Grande parte dos trabalhosfoi criada especialmente para a mostra.

Destacam-se as obras de Waltercio Caldas, O Sorriso da Matemática, exposto uma única vez em 1978, ano de sua criação; Carlos Vergara, que criou uma obra baseada no vídeo Sudário, feito nas ruínas das Missões, no Rio Grande do Sul; Gustavo Nóbrega, com a instalação Sustent-ação; Cristina Ataíde, que acaba de expor no Mosteiro de São Bento de SP, traz à mostra sua Deriva #4; Walter Goldfarb, com a extraordinária Negro Gato no Labirinto da Flor Fatal. 

Também estarão presentes obras dos artistas Vik Muniz, realizada com quilômetros de linhas e milhares de alfinetes, baseada em Piranesi, The GothicArch; Anna Bella Geiger com Variáveis, realizados entre 1977 e 2010, em que a artista utiliza desenho, serigrafia e bordado relacionando discursos e leituras que alimentam suas representações territoriais e simbólicas; Gabriela Noujaim, jovem revelação indicada ao Prêmio Pipa e uma das finalistas do Salão de Arte do Paraná deste ano, a Linha do Pensamento, criação sobre a obra de Clarice Lispector; Liliana Porter, Roberto Muller, Jorge Fonseca, Lippe Muniz, Leo Battistelli, Mr. Brainwash e Luiz Philippe Carneiro de Mendonça completam a lista de artistas. 

Ainda serão apresentados 4videos da artista portuguesa Susana Anágua: a instalação cinética Ir(reversible) Systems –, que se utiliza de 3.000 metros de fios de algodão - e que foi recentemente exposta em Marseille, França; PiccadillyCircus; Moinho de Bolas e HAACCP-23°. A artista complementa sua mostra com a série de desenhos Electro-Mecanica 1940/2012.

A Graphos:Brasil irá editar, sob demanda e entregue na casa dos que solicitarem, uma revista com textos, entrevistas, esboços das obras, projetos e layouts de montagem, fotos das obras, dos artistas e do vernissage, que funcionará como um catálogo, em permanente processo.

Fio Condutor  - Abertura: terça, 11 de setembro, às 19h (aberta ao público). Até 26 de outubro de 2012 Segunda a sexta, 11 às 19h | sábado, 11 às 18h Grátis | Livre para todos os públicos Graphos: Brasil. Rua Siqueira Campos 143 | sobreloja 1Copacabana | RJ ☎21 2256 3268 | 2255 8283. Preço das obras: entre R$ 4 mil e R$ 40 mil. Informações 21 22747924 | 21 9965-3433. Ou  raquelsilva@alternex.com.br raquelmartinssilva@gmail.com skype: raquelmartinssilva

Nenhum comentário: