1.12.12

Concerto ao ar livre encerra o XI Festival de Ópera

Fotos: Elza Lima
Depois das emoções de três óperas, um recital e dois concertos, o público que lotou o Theatro da Paz e também, no último domingo, a igreja de Santo Alexandre para ver a soprano Carmem Monarcha cantando Gentil Puget, vai ter neste sábado, 1º, o encerramento do evento em frente ao Theatro da Paz, às 20h.

A programação conta com participação de músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Orquestra Jovem Vale Música, regidos pelos maestros Gian Luigi Zampieri, o italiano que regeu Cavalleria Rusticana e Miguel Campos Neto, que preparou a OSTP tanto para a obra de Mascagni quanto para a ópera “João e Maria”, esta regida pelo paulista Jamil Maluf , e deu um show à frente da OSTP, nas récitas de “Salomé”. 

O Coral Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz, sob o comando do maestro Vanildo Monteiro e que fez enorme sucesso em “Cavalleria Rusticana”, e no concerto da Amazônia Jazz Band - “Quando o Jazz encontra a Ópera” – também marcará presença. Um dos solistas de “Salomé” participará do concerto. 

O barítono Rodrigo Esteves (João Batista em Salomé) antes de seguir para Madri, onde mora, na Espalha, cantará com a orquestra “Carmen: Canção do Toreador”. Além dele, também irão cantar as sopranos Alpha Oliveira, Márcia Aliverti, Luciana Tavares, Lys Nardoto e Tati Helene, soprano paulista que ensaio a ópera de Strauss, e ainda o tenor Márcio Carvalho. Entre as músicas escolhidas estão no repertório “Viva Il vino”, de Cavalleria, Gianni Schicci: O mio babbino caro, de Puccini, La Traviata, de Verdi e Melodia Sentimental, de Villa-Lobos .

O espetáculo de encerramento terá também balé com as Cias de Dança Ana Unger e Clara Pinto que apresentarão coreografias para o Bolero de Ravel e a Dança dos Sete Véus. Além disso, o festival fará também uma pré-homenagem aos 200 anos de Giuseppe Verdi, que em 2013 receberá tributos no mundo todo em comemoração a seus duzentos anos de nascimento. 

Novidades e crítica - “Estas são novidades para este ano, ao ar livre. Vamos apresentar um trecho dançado e cantado de Aída, por causa de Verdi e vamos mostrar pela primeira vez, o Bolero de Ravel tocado ao vivo e coreografado. Isso sem falar na dança dos sete véus. Não faltem, pois esta será a apoteose do festival de 2012”, diz Gilberto Chaves, diretor geral e artístico do festival. 

Tudo será mostrado em um palco aberto, montado em frente ao teatro, como em todos os anos acontece, e o coral se apresentará no terrace frontal do belíssimo Da Paz. “Será um espetáculo múltiplo e para todas as idades, com o Theatro da Paz todo iluminado servindo como um cenário também operístico”, completa Gilberto, que também comemora o sucesso de todo o evento. 

“O festival deste ano foi um dos mais concorrido e aplaudido pelo público. A Cavalleria Rusticana encantou o público; a Amazônia Jazz Band, com a apresentação do Coral de 60 vozes, foi notícia em TV nacional; a apresentação de Carmem Monarcha parecia mais um concerto de rock, de tanta gente que se reuniu em torno dela, e com mais de 100 pessoas em pé, na igreja de Santo Alexandre; ‘João e Maria’ trouxe adolescentes ao teatro, cantada em português, cumpriu muito bem seu papel de formação de plateia”, enumera. Faltava Salomé.

“Uma ousadia que me fez perguntar a mim mesmo durante o ano inteiro se a faríamos ou não. A melhor resposta, além do público, veio da crítica especializada, dos jornalistas de São Paulo e Rio de Janeiro que vieram à sua estreia”, comemora Gilberto. “A crítica a consagrou. Estiveram presentes jornalistas do site Movimento. Com e da Revista Concerto, dois dos veículos mais bem conceituados no meio erudito, além dos jornais O Globo e Estadão.

O grande “desafio” deste ano foi vencido com louvor”, continua. “Salomé estava sendo esperada como o grande espetáculo do ano no Brasil. A crítica disse que fizemos um trabalho de alcance internacional. Isso dá muito orgulho a todos nós paraenses e principalmente a todos da equipe que construíram este festival, e à Secretaria de Cultura que é a instituição patrocinadora do Governo do Estado. O espetáculo de encerramento, por isso, será imperdível”, diz.

Atalla Ayan será convidado para cantar ano que vem
O que vem em 2013 – Enquanto ainda finaliza-se a décima primeria edição, já se pensa o festival para o ano que vem. Dois grandes compositores receberão homenagens no mundo inteiro por seus 200 anos de nascimento. Além do italiano Giuseppe Verdi, o alemão Richard Wagner.

“Enm 2013 estamos presos a duas coisas maravilhosas. Os dois maiores gênios da ópera são Verdi e Wagner, o primeiro italiano e o segundo, alemão. Ambos nasceram em 1813. E o mundo todo vai comemorar. Já estão saindo DVDs na Europa e no Japão em função disso. E nós vamos nos inserir neste contexto também”, conta ele.

“Vamos fazer Navio Fantasma, de Wagner, trazendo da Europa a soprano paraense Adriane Queiroz, e O Trovador, de Verdi. Estamos querendo fazer uma comédia, provavelmente, Elixir de Amor, de Gaetano Donizetti, com Carmem Monarcha e Atalla Ayan. Será mais um festival maravilhoso, com certeza”, finaliza.

Repertório do Concerto

Pietro Mascagni (1863-1945) 
Cavalleria Rusticana: Viva Il vino spumeggiante
Márcio Carvalho, tenor

Pietro Mascagni (1863-1945) 
Cavalleria Rusticana: Regina Coeli / Ineggiamo

Alpha de Oliveira, soprano

Richard Strauss (1864-1949)
Salome: Dança dos sete véus

Giacomo Puccini (1858-1924)
Gianni Schicci: O mio babbino caro
Márcia Aliverti, soprano

Giuseppe Verdi (1813-1901) 
La Traviata: Brindisi
Márcio Carvalho, tenor
Tati Helene, soprano

Giuseppe Verdi (1813-1901) 
Rigoletto: Caro Nome
Lys Nardoto, soprano

Villa-Lobos (1887-1959)
Melodia Sentimental
Luciana Tavares, soprano
Agustín Lara (1900-1970)
 Georges Bizet (1838-1875)
Carmen: Canção do Toreador
Rodrigo Esteves, barítono

Wolfgang A. Mozart (1756-1791)
Die Zauberflöte: Der hölle rache
Lys Nardoto, soprano

Maurice Ravel (1875-1937)
Bolero

Giuseppe Verdi (1813-1901) 
Aida: Gloria, MarchaTriunfal e Balé

Serviço
Concerto Encerramento do XI Festival de Ópera do Theatro da Paz. Dia 1º de dezembro, na Praça da República, bem em frente ao teatro, às 20h. Entrada franca. Mais informações: 4009.8750.

Nenhum comentário: