17.12.12

DVD Matinta será lançado esta semana em Belém

Inspirado em uma das lendas mais sombrias da Amazônia e dirigido pelo cineasta Fernando Segtowick, o trabalho já rodou diversos festivais e arrebatou prêmios importantes, como os troféus Candango do Festival de Brasília. O lançamento é nesta quarta-feira, 19, com exibição do filme, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard, com entrada franca.

Na livre adaptação da lenda, Adriano Barroso interpreta Felício, homem que vive uma tragédia pessoal e tem que lidar com o assédio da vizinha interpretada por Dira Paes, que parece receber uma ‘influencia’ sobrenatural.

Muito comum em diversas regiões do norte e localidades do Pará, a lenda deu parâmetros para o cineasta escrever um roteiro galgado no suspense, mas que tem espaço para os jogos de poder, o amor e o forte misticismo amazônico. 

Lançado em 2010, o filme acabou, em dezembro do mesmo ano, sendo um dos grande premiados na competição de curtas-metragens do Festival de Brasília. Melhor Atriz para Dira Paes e Melhor Som, logo, dois candangos para o filme.

Quando viu em uma noite chuvosa do Cine PE, em Recife, “Matinta”, o crítico de O Globo Rodrigo Fonseca deixou transparecer satisfação: “A noite de quarta deixou "Matinta", de Fernando Segtowick, transpirar competência, apoiado nos enquadramentos cirúrgicos de Pablo Baião. Ao recriar com atores os códigos místicos de uma lenda amazônica sobre "uma velha em pele de mulher moça" (no caso, a de Dira Paes), o filme passou um atestado de inventividade.”

Ainda em 2011, o curta-metragem, o terceiro filme de narrativa ficcional que Segtowick dirigiu e roteirizou, participou do Short Corner no Festival de Cannes, uma importante feira de negociação de títulos para o mercado estrangeiro que serve de canal para contatos e conhecimento da produção cinematográfica mundial. 

Em Novembro, na exibição no festival AmazoniaDoc, realizado em Belém.o curta foi consagrada pelo público paraense, recebendo três prêmios – Melhor Curta – Prêmio do Júri e Júri Popular e Prêmio da Crítica.

O DVD oficial do curta-metragem foi finalizado em alta definição, áudio 2.0 e 5.1, com legendas em espanhol. O Making of dirigido por Alexandre Baena também será exibido. 

Bom momento -  Fernando Segtowick sempre faz questão de enfatizar que “Matinta” é mais uma realização do recente movimento cinematográfico paraense, que apesar das dificuldades tem sido uma das áreas artísticas mais importantes dos últimos anos no Estado.

Ele cita outros nomes referenciais como Jorane Castro, cujo trabalho mais recente, o curta-metragem “Ribeirinhos do Asfalto”, alcançou visibilidade e reconhecimento, além de prêmios em festivais como o de Gramado.

“É uma produção que tem como principal característica a diversidade que existe tanto em Belém como no interior do Estado. No projeto de Matinta, o desafio foi retomar um tema bastante regional e dar um olhar diferente em que os moradores da região assumem o papel de protagonistas e mostram a força que têm”, acrescentou. 

Próximos passos O lançamento do DVD marca também será marcado pela exibição do trailer do próximo trabalho de Fernando, o documentário “No Movimento da Fé” – rodado no último Círio de Nazaré – produzido de forma independente e que será finalizado no próximo ano. “É meu primeiro trabalho como foco no Círio – acho que agora podemos pegar os temas regionais, mas dar uma abordagem universal – esse é o nosso desafio”, finaliza Fernando.

Serviço
Lançamento do DVD de “Matinta”, com exibição do trailer de “No Movimento da Fé”, de Fernando Segtowick. Dia 19 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas no Sesc Boulevard (Av Boulevard Castilho França, 522/523). Entrada Franca. Patrocínio: Ministério da Cultura Temple Comunicação PDV Brasil Lei Municipal Tó Teixeira/Guilherme Paraense.

(Texto: Lorenna Montenegro)

Nenhum comentário: