12.12.12

Natura Musical contempla oito projetos no Pará

Projetos selecionados e um show contagiante. A música paraense foi sem dúvida a atenção da festa que a Natura promoveu para anunciar os contemplados em seus editais para 2013. Além do Nacional e de Minas, mais dois novos editais regionais, do programa Natural Musical na Bahia e no Pará.

Na noite desta última terça-feira, 11, depois da coletiva com jornalistasde vários estados, imprensa, artistas e músicos participaram de uma grande festa. O Holofote Virtual foi convidado para a cobertura do evento, que aconteceu no ótimo Na Mata Café, em São Paulo.

Ao todo são 24 projetos, 11 nacionais e 13 estaduais, em diferentes plataformas e estágios da produção musical, que terão o patrocínio da Natura em 2013 que também acumulará lançamentos de projetos que iniciaram ainda em 2011, somando 40 trabalhos.

Nos sete anos de existência do Programa essa é a maior edição em volume de projetos apoiados rodando simultaneamente. E o Pará foi o estado que mais aprovou. O bom momento paraense no cenário da música brasileira, sem dúvida foi um fator importante e fez com que a empresa agisse rápido.

“Dissemos, vamos fazer? Vamos Fazer! Sabíamos que estava em cima da hora, mas a gente não quis deixar pra depois. Acreditamos muito neste momento da cena paraense.

É o estado com mais projetos apoiados, mesmo em comparação com Minas. Mas vamos amadurecer e corrigir lacunas. Estamos com nosso portal reformulado e sabemos que é nosso melhor canal de comunicação, mesmo assim faremos uma comunicação mais direta com os artistas”, diz Mônica Gregório, diretora de Comunicação e Marketing da Natura.

Em 2013, portanto, teremos aqui no Pará, a produção do primeiro CD de Camila Honda e de Natalia Matos, que ganharam a credibilidade do Natura Musical. O segundo Cd da carreira solo de Felipe Cordeiro. Vem trabalho mais maduro e com novas parcerias. Ronaldo Silva vai colocar na rua o seu “Balaio Sonoro" e Sebastião vai fazer o “Da Lapa ao Mascote”, que apresentará 11 instrumentistas santarenos. Mestre Solano laçará um álbum comemorativo de sua carreira e CaBoclo Muderno, de Marco André, vai ter CD também. UNA será o segundo projeto musical da cantora e compositora paraense, Juliana Sinimbúl.

A gerente de Marketing Institucional da Natura, Karen Cavalcanti, observa que o patrocínio a esses projetos reforça o Natura Musical como um dos principais programas de valorização à música brasileira. “Desde 2005, quando foi criado, até hoje, o programa expandiu muito seu alcance, com artistas contemplados de diversas partes do País e os projetos selecionados sendo levados a um grande número de cidades. Vamos continuar nesse caminho, cumprindo nosso objetivo de resgatar as tradições brasileiras, apostar em novos talentos e reverenciar nomes consagrados.”

Para a seleção dos projetos, foi convidada uma Comissão Técnica Independente formada por jornalistas e produtores culturais como Lauro Lisboa Garcia, Roberta Martinelli, Hagamenon Brito, Marcia Carvalho, Melquíades dos Reis, Tuzé e Jarmeson de Lima. Cada região com sua Comissão específica. 

Os projetos também passaram pelas etapas de avaliação técnica, julgando com base nos critérios do Programa: adequação ao conceito do Natura Musical, potencial de mobilização de público, acessibilidade, excelência, inovação, visibilidade e custo-benefício.

(Continua...) Nas próximas postagens, além de mais informações sobre o Natura Musical e o resultado de seus editais na Bahia, Minase outros estados, você vai saber mais sobre o clima especial que se instaurou ontem da festa e acompanhar o bate papo do Holofote Virtual com os artistas paraenses contemplados, além de Lia Sophia, que brilhou ao lado de Luê Soares, no show que reuniu, também Manoel e Felipe Cordeiro. 

Eles deram boas vindas ao edital, falaram um pouco do momento atual da carreira e o ano de 2012. O momento de celebração da festa serviu também para pensar sobre o que vem aí em 2013. Até mais.

OS PROJETOS DO PARÁ

Sebastião Tapajós: Produção do CD e realização de três shows. No trabalho “Da Lapa ao Mascote”, o músico apresentará composições inéditas acompanhado por 11 instrumentistas santarenos e por 1 artista convidado (a definir), tendo como referência os bairros boêmios da Lapa, no Rio de Janeiro, e do Mascote, em Santarém.

Cabloco Muderno: Gravação do primeiro CD do Cabloco Muderno, a fim de divulgar os shows, oficinas, desfiles de rua do grupo. As cópias prensadas serão distribuídas à imprensa e também colocadas à venda durante os shows, além de em lojas de discos.

Juliana Sinimbú: UNA é o segundo projeto musical da cantora e compositora paraense. São temas frequentes nas composições de Sinimbú: a personalidade da mulher paraense e a mistura entre fé e misticismo que permeia as festividades de rua da cidade. Tudo isso recebe influência de ritmos brasileiros e latino-americanos que tocam o universo amazônico, como carimbó, guitarrada, arrocha, merengue, salsa, lundu, ijexá, samba de cacete, lambada e brega.

Natália Matos: Gravação, mixagem, masterização e prensagem de 10 faixas para a produção do primeiro disco da cantora. O trabalho se enquadra entre as produções de música popular brasileira e tem como influência a música produzida na região Norte. Traz um diálogo entre os ritmos tradicionais da Amazônia com referências modernas e universais.

Camila Honda: Gravação do CD de estreia da cantora paraense. A formação não convencional da banda base une músicos jovens, com vasta experiência no cenário da música paraense, ao pianista Paulo José Campos de Melo, enriquecendo a sonoridade ao mesmo tempo despojada e contemporânea deste CD.

Felipe Cordeiro: produção do segundo CD solo (e terceiro da carreira) do cantor e compositor Felipe Cordeiro

Balaio Sonoro: O álbum “Balaio Sonoro” fará uma coletânea de 12 músicas de Ronaldo Silva, fundador do Arraial da Pavulagem, gravadas e lançadas por outros intérpretes. Para seu lançamento, Ronaldo subirá ao palco do Teatro Margarida Schivazappa acompanhado de artistas convidados.

Mestre Solano: Gravação de um álbum em comemoração aos 60 anos de carreira do músico, com sucessos da década de 80, além de canções inéditas. O projeto prevê também a produção de um site que disponibilizará ao público toda a obra do artista para pesquisa e audição.

Nenhum comentário: