22.7.13

Algumas coisas para se divertir nesta semana

A cidade traz programação de cinema, artes visuais, música e teatro que acentuam o clima de férias, mesmo para quem fica na cidade trabalhando, durante a semana. Há coisas pontuais e algumas novidades, que ganham ênfase de segunda a quarta-feira. 

Em sua sétima edição, por exemplo, o Festival Cultura de Verão, realizado pela Funtelpa – Rede Cultura de Comunicação - inicia na segunda, trazendo para o circuito, projetos artísticos experimentais que são apresentados para o público, no Reator - Trav. 14 de Abril, 1053, próx. a Gov. José Malcher. 

Das 17h às 19h, na Laje, o DJ Leo Bitar manda um set list especial para acompanhar o por do sol. No Café Reator, também a partir das 17h, são exibidas produções que estão fora de circulação, de diversos seguimentos, em linguagens de documentário, curta metragem, videodança, videoarte, shows de música.

Nesta segunda há pérolas, iniciando com os vídeos  “Marechave” e “Secreto Coração”, ambos com Alberto Silva Neto e Valéria Andrade, e direção de Kil Abreu (ano 1993) e segue com o inusitado curta “A Balada” (2003), gravando em três ou quatro dias em Belém, tendo no elenco Daniel Gomes, Andreia Rezende, Betty Dopazo, Cláudio Barros, Astrea Lucena e Joseanne Dias, com direção Maurity Serrão.

Também serão exibidos a “Árvore - I e II”, de Paula Sampaio; "NAU", um show musical com Andreia Rezende e Augusto Monteiro, gravado no Cine-Teatro Libero Luxardo, em 1993, com direção e textos de Kil Abreu, cenografia de Nando Lima; iIluminação de David Matos e produção de Luis Carlos Navegantes; e “GoFish – Desfile”, com looks de Maurity Serrão, cabelos e Makup de Uirandê Holanda, realizado em 1996. A noite do Reator vai encerrando, a partir das 20h, na sala de espetáculos, com a apresentação de “Morgue, Insano and Cool”, performance de Nando Lima.

Antropologia
Artes visuais 
Teatro
Música 

Na terça-feira, 23, será aberta a exposição "Paisagens engolidas", que integra a defesa de Mestrado em antropologia da artista canadense Véronique Isabelle. 

Intitulado “Mergulhar nas águas e trilhar o Porto do Sal, o trabalho reúne ensaios sobre um percurso etnográfico”, realizado na Universidade Federal do Pará, sob a orientação do Prof. Dr. Flávio Leonel da Silveira. 

A defesa também é na terça-feira (23/07), na Casa Rosada (R. Siqueira Mendes, 61 - Cidade Velha), às 10h da manhã, onde em seguida será aberta ao público, s exposição, que terá visitação até às 18h, mas somente neste dia. 

A mostra reúne obras produzidas no decorrer dos dois anos de pesquisa da artista no Porto do Sal, onde a arte se apresenta como meio de inserção e imersão em suas paisagens portuárias, representadas em um conjunto de encontros gravados, inscritos, desenhados e pintados, que possuem um caráter documental próprio, testemunham um tempo compartilhado e se configuram como experiência artística singular. 

Segue também, na terça-feira, 23, a Mostra Terruá Pará, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur (Av. Gentil BIttencourt, entre Quintino e Rui Barbosa), com a apresentação dos grupos Som de Pau oco, Cronistas de Rua, Loopicínico, Strobo, Trio Manari e Madame Saatan. Na semana que vem a mostra encerrará com shows da banda Molho Negro, Olivar Barreto, Aila, João Gonçalves e Os populares, de Igarapé Miri, Banda ARK e Felipe Cordeiro. 

Banda Índigo Blues
Ápice - É na quarta-feira. Tem Black Soul Samba, dia 24, com show da banda Índigo Blues, no Palafita (R. Siqueira mendes, Cidade Velha). A entrada é franca das 18h ás 20h e depois cobram o valor de R$ 15,00 (R$ 8,00 pra estudante). O show, com muito rock e blues, começa às 23h.  

No SESC Boulevard (Av. Castilho França, em frente á Estação das Docas), neste mesmo dia, às 19h, tem show da banda Desvairado Jazz, com Cássio Lobato (bateria), Mário Jorge (baixo) e Bob Freitas (guitarra) e participação de Rodrigo Nunes, ao piano. 

Voltando ao Festival Cultura de Verão, no Teatro Cuíra (1º de Março, bem na esquina da Riachuelo), há algumas edições um dos points mais concorridos do festival, vem sendo realizada a programação teatral. Nesta quarta, 24, em cartaz “Ritos”, da atriz Michelle Campos, a partir das 19h. 

Antes, ainda no hall de entrada do Cuíra, Jeferson Cecim faz seu teatro lambe lambe, e nos contempla com uma prévia de Mater Dolores – Desvãos da memória, espetáculo de teatro de caixa premiado com o edital de Teatro de Rua, Funarte 2012, com estreia prevista para setembro. Também às quartas tem programação de cinema no cine Líbero Luxardo, às 19h. 

Pinduca
Os shows, que antes eram apresentados na Praça do Carmo ou no Píer da Casa das Onze Janelas, desta vez, ganharam espaço no anfiteatro São Pedro Nolasco, da Estação das Docas, também às quartas. Em cena Grupo de carimbó Alegria do Cafezal, Boi Malhadinho e Pinduca, encerrando a programação do mês. 


Agora, ocupado com os shows do Festival Cultura de Verão, o anfiteatro da Estação vem sendo atualmente, o espaço de referência para estas iniciativas. À exemplo, foram realizados ali, entre outros, os shows de Tulipa Ruiz, Siba e Márcia de Castro, pelo programa Natura Musical. 

Diversos outros artistas se apresentaram em três dias de programação do Conexão Belém, no mês de junho, mais recentemente rolou a programação musical do Festival Movimento HotSpot Belém, com Luê, Gang do Eletro, Strobo, Allan Carvalho e DJ Jaloo. 

Para saber mais sobre agenda e notícias da cena cultural em Belém do Pará, acesse também o Guiart, o Gotazkaen Estúdio, a agenda do Cultura Pará e o próprio Holofote Virtual, no Facebook, e ainda o Pará Música, o Portal Cultura e o blog do SESC Boulevard

Nenhum comentário: