12.7.13

Cinema paraense no verão de Salvaterra e Belém

Neste final de semana o Marajó recebe uma programação de filmes paraenses, entre eles o recém lançado documentário sobre a trajetória de Mestre Damasceno. A mostra também estará na capital na próxima semana.

A Mostra Pará, realização do IAP, leva filmes para Salvaterra, com exibição na Praça Matriz, neste sábado, 13, a partir das 18h, mas também realiza sessão em Belém, dia 16, às 19h, no cine Líbero Luxardo. Entrada franca.

Cinema é diversão garantida sempre. A sessão em Salvaterra vai exibir o “Cultura Animação” (14’09”) na íntegra, trazendo filmes produzidos por meio do Edital Culturaanimação 2013, projeto realizado em parceria pela Funtelpa e IAP. Em seguida, o filme mais aguardado. 

Será exibido pela primeira vez em Salvaterra, onde nasceu Damasceno, tema do filme “Mestre Damasceno - O resplendor da Resistência Marajoara (31’12”)”, dirigido por Guto Nunes. O filme foi lançado em Belém no dia 26 de junho, no Centro Cultural Sesc Boulevard, com presença do músico, que emocionou a plateia com sua serenidade e alegria. 

Nascido no Marajó, ele possui mais de 400 composições próprias, todas gravadas em sua memória e muitas entoadas pelas crianças e moradores de sua terra. 

O filme conta, em 30 minutos, a história de Damasceno Gregório dos Santos, afroindígena, cego, criador do búfalo-bumbá e mestre da cultura popular marajoara. Também está na programação “Mulheres - Documentário Musical (1:43’), de Márcia Freitas.

Parte do filme foi feita em 2005, durante um grande show com as principais cantoras da música paraense. Sete anos depois, músicos, compositores, poetas e produtores, juntamente com essas cantoras dão seus depoimentos sobre o show e a cena da música paraense. 

Paulo André Barata (compositor), João de Jesus Paes Loureiro (pesquisador), Úrsula Vidal (jornalista e documentarista) são alguns dos convidados a refletir sobre a música paraense, suas características e concepções. 

Para enriquecer ainda mais, no documentário temos a participação das intérpretes de percurso e talento como Lia Sophia, Simone Almeida, Lucinha Bastos entre outras. 

Belém – Na capital, a Mostra Pará será realizada na próxima terça-feira, às 19h, no Cine Líbero Luxardo, as 19h, começando a programação com “O Forasteiro” (14’ 56”), uma ficção de Katiuscia de Sá (Belém), que retrata no filme uma lenda urbana. Um rapaz de outra cidade chega a Belém em busca de emprego e de um imóvel para morar, ele aluga um palacete onde coisas estranhas acontecem. 

O Forasteiro
O enredo do filme foi inspirado no conto fantástico “Contos do Reduto Um”, da mesma autora, com livre adaptação feita pela própria diretora do filme. 

Será também mais uma oportunidade para ver “Salvaterra - Terra de Negro” (48’30”), documentário de Priscilla Brasil. 

O filme mostra o dia-a-dia das comunidades negras de Salvaterra, os conflitos de terra, a expectativa da demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva, representada de uma forma poética neste documentário. Priscilla fez o registro de 12 comunidades tradicionais amazônicas no século XXI.

Nenhum comentário: