17.9.13

Babeth recebe homenagem em mostra fotográfica

Vernissage nesta terça, 17, às 19h, no hall do Centur.
Nos anos 1990, entre tantas outras novidades que fervilhavam por aqui, a drag queem Babeth se destacava. Quem não lembra dela ou não estava lá, vai poder ver um pouco daquele momento, na mostra fotográfica: Liz Babeth Taylor, que homenageia uma figura carismática, que revolucionou as noites de Belém. 

Babeth era um acontecimento quando se apresentava em bares e casas noturnas da cidade, em performances hilariantes, com tiradas sarcásticas, de um humor histriônico, inteligente e completamente inesquecível. Ela integrava a Banda Bagaço, junto com mais duas drags.

Babeth roubava a cena em cada apresentação, com respostas ácidas a toda e qualquer provocação que a plateia fizesse. Em cima de saltos altíssimos com um visual para lá de exótico, e perucas escandalosas, ela deu um novo ar às noites marginais da cidade, numa época em que a cena LGBT ainda estava engatinhando. 

Uma seleção de mais de 40 imagens de arquivos de amigos e fotógrafos foi feita especialmente para a realização dessa exposição que é mais que um tributo a uma única pessoa, mas por meio da lembrança de um personagem que utilizou o palco, e seu talento, para discutir cidadania, chamar atenção do público às mazelas sociais, à desigualdade e ao preconceito, reafirmar o papel da arte como condutora de reflexão sobre a cena, um recorte da vida.

A exposição faz parte da programação do Circuito da Diversidade que antecede a Parada LGBT 2013, numa realização da sua comissão organizadora composta pelo Grupo Homossexual do Pará, pelo Grupo de Resistência de Transexuais e Travestis da Amazônia, e pelo Comitê Arte pela Vida. 

Serviço
Liz Babeth Taylor, mostra de fotografias. O vernissage é nesta terça-feira, 17, às 19h, no hall Benedito Monteiro, do Centur. A visitação vai até 30/9, com entrada franca.A iniciativa tem apoio do Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Pará, e da Prefeitura de Belém e Fundação Cultural do Município de Belém. 

Nenhum comentário: