16.9.13

Filme sobre Jards Macalé tem sessão no IAP

O Cineclube Alexandrino Moreira do NPD/IAP, exibe hoje, 16, o documentário “Jards”, sobre a vida do músico Jards Macalé. Inédito em Belém, o longa dirigido por Eryk Rocha é uma produção do Itaú Cultural, instituto que vem reafirmando seu compromisso em se inserir no contexto da produção de cinema contemporâneo do país ena preservação do patrimônio cultural. A sessão inicia às 19h, com a exibição do curta “Raiz dos Males”, produção de Manaus dos diretores Heraldo Daniel e Homero Flávio. 

O longa-metragem documentário que homenageia e leva o nome do músico Jards Macalé, começou a itinerar pelo Brasil e chega a Belém em apresentação inédita. Premiado como melhor direção no Festival de Cinema do Rio de Janeiro. Criado para celebrar o processo de criação de Jards Macalé, o documentário registra todo o desenvolvimento de afinação, repetição e improvisação dos instrumentos durante gravações em estúdio. 

O cenário é o Rio de Janeiro, sua terra natal – a casa em que vive, o estúdio, as ruas por onde costuma caminhar. Um cotidiano pontuado por convidados como Adriana Calcanhoto, Elton Medeiros, Luiz Melodia, Roberto Frejat, Thaís Gulin e Ava Rocha. 

Quinto longa-metragem do diretor, o filme é classificado como um documentário poético-musical de 90 minutos. Inédito em Belém, “Jards” vem sendo premiado em importantes festivais de cinema no nacional e internacional, tendo levado o prêmio de melhor direção no Festival de Cinema do Rio, em 2012. 

Também já teve exibições no Festival New Directors/ New Films,organizado pelo MoMA, em Nova York; da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e a de Tiradentes, em Minas Gerais. O filme também foi apresentado no 10º IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, em Lisboa, e no 31º Festival Cinematográfico Internacional de Uruguay, em Montevideo, e do In-Edit - Festival de Documentário Musical. 

Projeto Audiovisual do Itaú Cultural 

Jards é o primeiro dos três filmes de sua produção que o Itaú Cultural lança neste ano, ainda sem data confirmada. 

O próximo é Ouvir o Rio: Uma Escultura Sonora de Cildo Meireles, feito a partir do projeto rio oir, obra do artista plástico Cildo Meireles, dirigido por Marcela Lordy em sua primeira experiência no cinema documental. 

No mesmo alinhamento com o seu compromisso cultural, o instituto está em fase de produção de novo filme cujo foco é o artista Leonilson, com direção de Carlos Nader. De acordo com o cineasta, o documentário não terá entrevistas ou declarações, entrando no terreno de obra intimista e pessoal. 

Ao mesmo tempo, revelará uma faceta pública do artista, ilustrada com cenas de clips de música, matérias e notícias da época, trechos de filmes e novelas, além de imagens das suas obras, como se fosse uma grande colagem em um diário, sempre acompanhando as falas. Estes três filmes dão sequência ao trabalho do instituto no setor audiovisual, antenado com as necessidades de infraestrutura e tecnologia que produções como estas exigem, e estabelecendo, ainda, um vínculo com o público por meio das exibições gratuitas na cadeia de salas do Espaço Itaú de Cinema. 

Serviço 
Cineclube Alexandrino Moreira exibe “Jards” de Eryk Rocha e “Raiz dos Males” de Heraldo Daniel e Homero Flávio. Classificação indicativa: livre. Nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, às 19h – IAP fica na Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré - Capacidade 70 lugares. Informações para o público: (91) 4006-2900 (www.iap.pa.gov.br)

Nenhum comentário: