19.9.13

Lia Sophia lança novo CD em clima de celebração

E para isso há motivos de sobra. Só pra citar, nos últimos dois meses, a cantora cumpriu uma agenda intensa. Lia foi uma das atrações mais esperadas do Carifesta, um festival de música realizado em agosto, em Paramaribo e, em setembro, além de sua participação no Global Criança Esperança, ela também brilhou no Prêmio Multishow de Música Brasileira. Agora, em clima de festa, chegou a hora de apresentar ao público o quarto álbum da carreira. Sim, é para comemorar! O lançamento é nesta sexta-feira, 20, ao ar livre, com entrada franca, na Estação das Docas. (Fotos: Naiara Jinknns)

Intitulado “Lia Sophia”, o CD foi produzido com patrocínio do Programa Natura Musical e Governo do Estado do Pará por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Semear. Evocando raízes e memórias musicais em composições autorais, releituras de clássicos da canção popular brasileira, traz ainda participações super especiais. 

A noite  de lançamento promete momentos inesquecíveis, já a partir das 19h, com a discotecagem de Azul, que fará uma seleção de ritmos paraenses, tão calientes como os que estão no repertório de Lia Sophia. Também haverá lançamento do videoclipe da música “Amor de Promoção”, já um hit do CD. E quando a cantora subir ao palco, trará consigo grandes músicos e parceiros, além de participações bem especiais, uma delas, a de Mestre Vieira, criador da guitarrada. 

Juntos eles cantarão “Você voltou pra mim”, de autoria do guitarreiro, dando uma palhinha do que está no DVD dos 50 Anos de Guitarrada do músico, com lançamento marcado para 25 de outubro, também na Estação das Docas. “É uma das maiores honras pra mim, porque ele é um dos precursores da música que é feita no Pará hoje com toda essa força. Através dele, estarei reverenciando todos os grandes mestres da música popular paraense”, diz Lia Sophia.

Márcio Jardim (percussão), Adalbert Carneiro (baixo), Davi Amorim (guitarra), Edvaldo Cavalcante (bateria), Daniel Delatuche (trompete) e Jó Riberio (trombone), que acompanham a cantora no disco, também estarão no palco.

Há 10 anos trabalhando com uma equipe afinada, Lia sente-se confortável. “São pessoas que me conhecem, sabem o que eu gosto de música, sabem o que eu escuto, sabem das minhas opiniões sobre música. Então, a gente consegue dividir muito bem isso”, conta. 

Os músicos Harley Bichara (Sax tenor, sax barítono), Paturi, Nazaco Gomes, Félix Robatto (violão nylon e guitarra) e Esdras de Souza (Sax tenor, sax barítono e flauta) também estão no show. Outra convidada é Jade Guilhon, que assume a rabeca em ‘Beleza da Noite’. 

O CD - Produzido com patrocínio do programa Natura Musical, através da Lei Semear de Incentivo à Cultura do Governo do Pará, ‘Lia Sophia’ traz 14 faixas repletas de sensualidade. 

Feito para dançar e se esbaldar em noites calientes dos trópicos ou não. Na primeira audição é seguramente o que logo chama atenção no novo álbum que leva o nome da cantora.

“Ele é muito festivo, dançante. Reflete o que o disco mostra, essa alegria de viver. Acho que a nossa música é isso”, diz. Mescladas às inovações de elementos eletrônicos, as canções surgem impregnadas de latinidade. A cantora faz carimbopop, cumbiasoul e sob a influência do zouk, do brega e das guitarradas coloca todo mundo para dançar. 

As músicas falam de temas do cotidiano com leveza e alegria, como faixa no carimbó pop “Amor de Promoção”, uma brincadeira dançante e explosiva sobre amores casuais. Com batidas eletrônicas à efervescência dos ritmos amazônicos, a música tem Chimbinha na guitarra. Além de Félix Robatto, o disco conta com nomes como maestro Luiz Pardal, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro e Dona Onete.

“Lia Sophia é uma cantora versátil e uma das representantes dessa cena paraense que vem conquistando o Brasil. Sua mistura de influências e ritmos, como o Brega, o Carimbó, a Guitarrada e o Pop eletrônico resultam em uma fusão da sonoridade amazônica com o pop, apresentando uma música dançante que expressa muito bem a sonoridade da região”, diz a gerente de marketing institucional da Natura, Karen Cavalcanti. 

Clipe - O show de apresentação de ‘Lia Sophia’ marca ainda o lançamento do videoclipe de ‘Amor de Promoção’. Dirigido por Larissa Bezerra, foi gravado em agosto deste ano na linha do ônibus Guamá Conselheiro em meio no calor de Belém, na Praia do Amor, no distrito de Outeiro, e na cobertura de hotel Tulip Inn. 

“Pensamos em fazer um clipe divertido, leve, que contasse essa história de um ‘Amor de Promoção’ quase como uma caricatura, com um exagero dos personagens. Brincamos um pouco com o absurdo, utilizando espaços e elementos marcantes, especialmente aqui no Pará. Além disso, contamos com um elenco cheio de participações especiais, como Maderito da Gang do Eletro, Beth Cheirosinha e Félix Robatto, músico e produtor do disco de Lia, que mostrou que também tem talento para ator”, garante Larissa. 

Sucesso e turnê nacional – Lia Sophia não surgiu ontem. Tem uma carreira pautada em talento e admirável persistência. Nasceu na Guiana Amazônica. Morou e veio de Macapá para Belém. Iniciou com banquinho e violão. Idos anos 1990. O estouro na mídia nacional é recente, porém marcante. Veio com a música “Ai Menina”, tema de novela, incluída neste novo disco. Fez tanto sucesso, que provocou elogios rasgados de quem vê de longe um grande artista. 

“Lia Sophia mistura os ritmos locais com batidas internacionais, para criar uma música original e de alta qualidade. Ela não veio para ficar. Ela já está”, disse Nelson Mota. Na verdade Lia Sophia já vinha rompendo fronteiras desde o seu CD Livre (2005), seguido de mais dois trabalhos, “Castelo De Luz” (2008) e “Amor Amor” (2009). 

Agora ela quer novos voos, mais altos e cada vez mais consistentes. Depois do lançamento de seu quarto CD, a ideia é sair em turnê nacional com o show, levando essa mistura de ritmos dançantes, carregada em brega, carimbó, guitarrada e zouk para o resto do país, sem deixar de chegar em outros municípios paraenses. 

O evento de lançamento do CD tem apoio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Fundação Paraense de Radiofusão – Funtelpa – Rede Cultura de Comunicação, SECULT-PA, PARÁ 2000, Estação das Docas, Restaurante Remanso do Peixe, Academia Machida, Impacto, Abelhuda, Terra do Meio, BLB Eletrônica. A produção é da Três Cultura Produção Comunicação, em parceria com a Vida Criativa, com produção executiva, de Taísa Fernandes; produção e direção geral, de Luiz Félix Robatto e Lia Sophia, assistência de produção, de Patrícia Araújo e assessoria de imprensa de Yorranna Oliveira).

Serviço 
Show de lançamento do disco ‘Lia Sophia’, dia 20 de setembro, a partir das 19h, na Estação das Docas (Anfiteatro São Pedro Nolasco). Entrada gratuita.

Nenhum comentário: