5.9.14

Cronistas da Rua lança “Ela é” no Sesc Boulvard

Duana Parente, protagonista do novo clipe
A mulher e sua pluralidade são o mote do videoclipe de “Ela é”, canção do álbum “Tekoha”, do Cronistas da Rua. No dia 12 de setembro, o vídeo será lançado na sala do Sesc Boulevard. A programação conta com pocket shows do duo formado por Dime Cronista e Alonso Nugoli e da banda Lauvaite Penoso. A entrada é gratuita.

O segundo clipe dos "Cronistas da Rua" integra o trabalho de divulgação do CD Tekoha, lançado este ano. A dupla formada por Dime Cronista e Alonso Nugoli surgiu em 2011, mas já conta com inúmeras ações artísticas na cena do hip hop paraense. "Nesse pouco tempo, fizemos muitas coisas legais,  sendo que a maior ação foi fazer o registro do Tekoha", diz Dime. 

"Estamos realizando isso com muitas parcerias e acreditando no audiovisual, como principal ferramenta de divulgação. A tendência é que os vídeos clipes se tornem um dos nossos maiores atrativos, no sentido da difusão e propagação através dessas  novas  ferramentas, as redes sociais", complementa.

"Ela é" tem direção e produção do Muamba Estúdio, que traz como referência o novo cinema pernambucano. No roteiro, uma mulher jovem, forte e que enfrenta diariamente as dificuldades impostas por seu gênero e sua condição periférica. Interpretada por Duana Parente, ela é dona do próprio nariz, trabalhadora e não é passiva às opressões que lhe acometem.

“Nosso objetivo maior é mostrar essas dificuldades sendo combatidas e não como instrumento de repressão da personagem. Ao longo do roteiro, se desenvolvem diversas situações do cotidiano, que tem uma levada bem espontânea e uma atuação bem natural. Temos, então, uma personagem complexa - como uma mulher normal, com suas facetas e singularidades”, explica Débora Macdowell, da Muamba.

“Ela é” passeia pela sonoridade do rap aliado ao samba rock. Responsável pelo beatbox, Alonso Nugoli assume o vocal da canção composta em parceria com Dime Cronista. “Fizemos ela para tocar ao vivo na música ‘Menina mulher’ do Projeto Charmoso e quando fomos gravar o disco, o Dime apareceu com o pré-refrão e um sample para usarmos nessa música", conta Nugoli.

“O refrão fechado com a melodia fizemos no metrô, a caminho do estúdio. Foi algo que brotou e assim surgiu essa composição”, completa Dime. O experimentalismo da Lauvaite Penoso abre a noite. Com seu “carimbóbeat”, a banda traz a pulsação regional junto à mistura de outros pontos fortes do que cada integrante carrega consigo.

Após a exibição do videoclipe, ao lado do DJ Pro.efx e da cantora Adriana Cavalcante, o duo Cronistas da Rua apresenta ao público as canções do CD “Tekoha”, lançado no primeiro semestre deste ano. Além de “Ela é”, canções como “Mestre de Capoeira” e “Amanajé” compõem o repertório. Produção Cronistas da Rua e Três - Cultural Produção Comunicação. Você pode ouvir o álbum “Tekoha” do Cronistas da Rua: www.cronistasdarua.com.br.

Trajetória - Idealizador por Dime (Cronista), vocalista e compositor, o Cronistas da Rua surge em 2011, com a entrada do Beat Box (percussão organica), Alonso Nugoli. Tekoha é o primeiro Cd do grupo. 

"Estamos também divulgando o disco através de shows, mas os CDs estão sendo vendidos em algumas lojas parceiras, em Belém, e agora em outros cidades também", avisa Dime.

O Cronistas da Rua nasceu da vontade de expor ideias novas, vivências,devaneios e entre outras formas de exprimir a arte e transforma-la em poesia. O grupo faz o urbano ligar o liguajar da terra criando uma característica única entre a musicalidade camaleoa e o sotaque “pai dégua” de ser. 

Acreditando na cena rap de Belém, Dime anuncia os novos passos. "A gente gosta dessa inquietude e estamos trabalhando em outros vídeos, ainda para o Tekoha, e paralelo a isso vem acontecendo a busca  pelo conceito de um próximo trabalho", diz. " A cena do rap em Belém passa por um momento bacana, várias pessoas trabalhando e se organizando para fazer com que o trabalho possa chegar cada vez mais longe.  Belém hoje tem uma cena nacional, posso garantir, é só ir dia 12 de setembro no Sesc e conferir o lançamento do nosso vídeo clipe (risos)", finaliza.

Serviço
Lançamento clipe “Ela é” com Cronistas da Rua e Lauvaite Penoso. No dia 12 de setembro, a partir das 18h, no Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 – em frente à Estação das Docas). Informações: (91) 3224.5305 ou 3224.5654. Entrada gratuita.

(Holofote Virtual, com informações enviadas pela assessoria de imprensa do Cronistas da Rua)

Nenhum comentário: