24.9.14

Um ano de presença na cena artística de Belém

A Casa Dirigível, espaço cultural em Belém
Como outros espaços independentes, espalhados dentro e fora do país, a Casa Dirigível de Teatro vem se auto gerindo através de atividades relacionadas à produção artística, em Belém. Para contextualizar esta trajetória, a comemoração de seu ano 1, conta com uma programação, neste domingo, 28, a partir das 16h.

Formado doze artistas que se uniram pela força criativa de atuar e expressar sua arte, o O Dirigível Coletivo de Teatro é grupo heterogêneo que soma experiências de teatro, literatura, dança, música, vídeo e artes plásticas. Dentro dessa mesma dinâmica, eles criaram a Casa Dirigível, inaugurada no dia 8 de setembro do ano passado.

Durante um ano, esse espaço cultural criou e participou de projetos como “Teatro na Trindade”, “Sábado Tem e Domingo que Vem” e “Circular – Campina”, que contribuíram para o para o fortalecimento e difusão da arte e cultura em Belém. Entre oficinas, workshop, espetáculos, shows, exposições, filmagens, exibição de curtas e longas metragens, artistas e grupos circularam e realizaram diversos projetos Casa Dirigível.

“Deixar essa Casa em pé e fazer circular ideias, projetos e sonhos foi e é um desafio prazeroso. Esse momento de comemoração amplia nossas possibilidades de atuação e alcance da missão de difundir a arte e cultura dessa cidade. Pensando nisso, montamos essa programação especial para todos os públicos. Que venham mais anos, mais pessoas e boas iniciativas”, ressaltou o integrante do Dirigível, Enoque Paulino.

Programa Piloto - Foto Rafael Samora 
Programação -  oferece exposição fotográfica, contações de história, pocket show de Lucas Guimarães, que acaba de lançar o primeiro CD de forma virtual.

Também vai ter o projeto "Piloto", que reúne compositores, grupos e projetos afins, para trocar e irromper com sua música os espaços da casa. 

O programa de estreia traz os músicos Renato Torres e Armando de Mendonça, parceiros na música “Incidental”.  A ideia é provocar o encontro de realizadores do teatro, cenografia, cinema e música para registrar performances musicais interpretadas ao vivo na Casa Dirigível. Convocando a atmosfera e paisagem sonora imprevisível desse ambiente, cada tomada se mostra única, eternizando o efêmero em vídeo e som direto. “Piloto” tem direção de Rafael Samora,

Para Renato Torres, músico e poeta paraense, a Casa Dirigível tem grande importância para a cena cultural de Belém. “Ela é um respiro saudável, porque consegue abrigar e absorver em suas ações os artistas mais jovens, que por vezes lutam um bocado pra achar seu espaço nos locais tradicionais de apresentação da cidade. Sua atmosfera lúdica e leve, um ambiente de constante vibração criativa atraem público e artistas interessados nas novas proposições, nas direções sempre dinâmicas da arte contemporânea”, afirma Renato.

O músico Lucas Guimarães, que participa da programação de aniversário, enxerga a Casa Dirigível como um sonho possível. Segundo ele, o espaço é feito por “uma quadrilha de gente aguerrida provocando prazer e estimulando a arte. O Dirigível Coletivo de Teatro tem os braços que me abraçaram e que tem abraçado muitos artistas em Belém", diz o músico.

Quanto custa: O público paga o quanto puder para ver tudo isso.

"Barrela", foto de Paulo Evander
Teatro - A programação traz ainda o espetáculo “Barrela”. A montagem é apresentada pelo Grupo de Teatro Os Varisteiros. Na obra do dramaturgo paulista Plínio Marcos, Maycon Douglas assume a direção dessa peça, que narra as relações conflituosas entre presos. 

O texto enfatiza a relação de opressão dentro dos presídios e, mais de 50 anos após ter sido escrita, ainda é um espelho da sociedade atual. O espetáculo explora recursos cênicos como o corpo e o silêncio, provoca um discurso a partir das imagens simbólicas de oprimido e opressor, mostrando um sistema frágil em todas as suas instâncias.

Quanto custa: R$ 20,00 (estudantes pagam metade). 


Programação

16h às 20h - Exposição de fotografia de Pedro Tobias e Paulo Evander
16h - Contações de historia
17h50 – Pocket show: Lucas Guimarães
18h - Lançamento do Programa Piloto - Música Incidental, com Renato Torres e Armando de Mendonça
Ingresso: Pague quanto puder

19h e 20h (duas sessões) – Espetáculo: Barrela
Ingresso: R$ 20

Mais informações:
Acesse: www.coletivodirigivel.com

Nenhum comentário: