3.9.14

Livro e trama visual de Diógenes Moura em Belém

O escritor, jornalista, roteirista, editor e curador de fotografia, Diógenes Moura apresenta em Belém o monólogo visual Carne é sangue: imagens para uma consciência humana. A noite prevê também o lançamento do livro "Fulana despedaçou o verso", obra composta por narrativas que têm como ponto de partida os gestos mais simples do dia-a-dia. Nesta sexta-feira, 5, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Entrada franca.

O evento encerra a programação de lançamento da série Caderno de pensamentos: ensaios e críticas, projeto do Sesc Pará, que tem o objetivo de valorizar e estimular o pensamento crítico sobre arte e cultura. 

Construído a partir de fotografias, o monólogo visual de estilo dramático possui trabalhos de Wagner Almeida, Cesário Triste, Elliot Erwuitt, Marlene Bergamo, Antoine D’Agata, Ana Carolina Fernandes, Dóris Haron Kasco, Loren McIntyre, Claudia Guimarães, Ana Mocarzel, Mônica Piloni, André Cypriano e Mário Cravo Neto. 

Após a apresentação inédita na cidade, tem início o lançamento da obra de Moura pela Terra Virgem Edições, que reúne textos que podem ser lidos como uma única narrativa ou individualmente. Intitulado Fulana despedaçou o verso, o livro é definido pelo autor como um drama de momentos íntimos e silenciosos.

A obra é uma sequência de conflitos envolvida em um diálogo entre ficção e realidade que parte de situações cotidianas, como algo que cai da janela de um edifício ou um grito na esquina do outro lado da rua. Com design de Letícia Moura, o livro relembra um caderno de anotações. Premiado no Brasil e no exterior, Diógenes Moura só entende a fotografia vendo-a como literatura. Atualmente, o escritor e curador trabalha no processo de finalização de sua primeira novela, intitulada A placa mãe.

Diógenes Moura nasceu na Rua do Lima, em Recife, Pernambuco. Foi eleito o Melhor Curador de Fotografia do Brasil pelo Sixpix/Fotosite, em 2009. No ano seguinte recebeu o prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte de melhor livro de contos/crônicas com Ficção Interrompida – Uma Caixa de Curtas (Ateliê Editorial). Com o mesmo título foi finalista do Premio Jabuti de Literatura 2011. 

Em 2012 foi curador de mostras importantes como Andy Warhol – Superfície (Museu da Imagem e do Som São Paulo), Interior Profundo – Mestre Júlio Santos (Pinacoteca do Estado de São Paulo), Dos Filhos Desse Solo? exposição que representou o Brasil no PHOTOIMAGEM 2012, na República Dominicana (MAM - Santo Domingo) e O Mais Parecido Possível – O Retrato (Pinacoteca do Estado de São Paulo). Em 2013 realizou a curadoria/edição da mostra Busca-me, de Boris Kossoy. 

Serviço
Diógenes Moura no Centro Cultural Sesc Boulevard. Nesta sexta-feira, 05, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 – em frente à Estação das Docas). Entrada Franca.

Nenhum comentário: