24.9.16

As artes da cena na oficina do Casarão do Boneco

Os grupos Dirigível Coletivo de Teatro, Projeto Vertigem e In Bust Teatro com Bonecos colocam seus saberes para troca em um processo de montagem de espetáculo cênico. A oficina “Iniciação em Artes da Cena” será dividida em três módulos, que resultarão em uma montagem coletiva. De 4 de outubro a 1º de Dezembro. As inscrições vão até dia 30 de setembro, pelo site: http://migre.me/v2p4s

Os três grupos integram o Casarão do Boneco, espaço que ocupam de forma colaborativa e onde desenvolvem suas atividades, como apresentação de espetáculos e oficinas. Além do Dirigível, In Bust e Vertigem, vários outros grupos junto a outros grupos e colaboradores somam no coletivo.

A oficina "Iniciação às Artes da Cena vai trazer a experiência de três grupos, que trazem técnicas e pesquisas diferentes, mas que se unem por entender a arte como um retroalimento da vida. O primeiro módulo “Entre o caos e a ordem: O COLETIVO” será dedicado ao treinamento e à preparação do grupo enquanto coletivo, facilitado por Ana Marceliano ( Dirigível).

O segundo será de preparação corporal “Dança e Circo”, com vivência no experimento de ritmos, formas, resistências peculiares da anatomia de cada corpo, conduzido por Marina Trindade (Vertigem). O terceiro módulo traz as “Possibilidades de atuação no Teatro com Bonecos”, com Paulo Ricardo Nascimento (In Bust), apresentando noções fundamentais para o ator na manipulação de objetos com intuito da ânima. 

Os três módulos serão conectados em mais 24h de atividades de criação e montagem cênica pela direção de Maycon Douglas (Dirigível), que vai acompanha todo o processo para criação da estrutura do roteiro de encenação/performance/intervenção a ser apresentada ao final.

Dirigível Coletivo de Teatro - Este é um grupo colaborativo que produz espetáculos cênicos a partir da pesquisa e experimentação artística entre diferentes linguagens (teatro, literatura, dança, música, vídeo e artes plásticas) em busca de um ponto convergente e inovador da criação teatral.

O grupo transita entre o teatro de rua e o palco, o regional e o universal, a fim de produzir espetáculos lúdicos para todas as idades e classes sociais. Possui em repertório três montagens, além de sete contações de história, na forma de “espetáculos-pocket” (20 min), direcionadas para o público infantil com o objetivo de fomentar a leitura.

Projeto Vertigem - Experimentando as técnicas circenses em interface com outras linguagens artísticas, e consequentemente abrindo o diálogo com outros artistas tanto das artes circenses quanto de outras áreas, a palavra para o Vertigem é experimentar.  O grupo começa a se estruturar a partir da necessidade de ampliar a produção em artes circenses vinculada a transversalidade de linguagens artísticas em cena, relacionando o processo de aprendizagem à criação colaborativa, experimentações e pesquisas.

Em 2011, o projeto é contemplado com o Prêmio Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo 2011, com o qual realiza a montagem de “Te Vira! Tu não és de Circo?” Em 2013, com outra premiação, a Bolsa do Instituto de Artes do Pará (Casa das Artes), iniciam o processo de criação/experimentação do espetáculo mARESia e também ganhou o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo, e montou “Trunfo”.

Em 2015, mais uma vez contemplado pela mesma premiação, só que de circulação, levará o espetáculo “Trunfo”, por outras cidades brasileiras.

In Bust Teatro com Bonecos - Surge em 1996, tendo como base de criação e foco de encenação, o boneco, envolvendo o ator manipulador também vem pra cena facilitando a trama. O humor tem sido a essência desse trabalho e desde a sua criação, investiga a utilização teatral do boneco, sua contracena com o ator e, principalmente, a sua relação com a platéia.

Utilizando as manifestações artísticas populares como principal fonte de inspiração, busca nas lendas trazidas pela tradicional contação de causos e nos recursos naturais da região o material para a o seu fazer teatral. Ou seja, com a pesquisa que envolve a arte de animar bonecos, coleta no lendário e nas culturas populares do Pará, não apenas a história que conta, mas todos os recursos cênicos, como o mirití, o pano de rede, a cantoria, a métrica da rima.

Oficina Iniciação às Artes de Cena
Duração: 3 meses (90 horas)/ 3ª, 4ª e 5ª/ 18h às 21h
Investimento: 200,00 reais.
Idade mínima de 16 anos

INSCRIÇÕES no link:  migre.me/uZubJ 

Nenhum comentário: