29.9.16

Casa do Fauno abre cena multicultural no Reduto

O slogan do espaço já diz tudo. Um labirinto perfeito para quem gosta de ouvir boa música e se perder em meio à arte, literatura, estilo e gastronomia. A Casa do Fauno inaugura nesta quinta-feira, 29, trazendo como proposta o entretenimento contemporâneo, dentro da cena cultural de Belém. O prédio é datado do sec. XIX, situado no Reduto, dialogando com o contexto histórico do bairro. 

Trazendo charme dos pequenos e aconchegantes bistrôs, com mini galeria, brechó, sebo livraria e quintal, o espaço oferece ambientes projetados com elementos da própria edificação, como madeira de demolição e vitrais, além de móveis e objetos criados a partir da ressignificação de madeira de barco. Abrirá de segunda à quarta, das 09h às 19h e de quinta a sábado, das 09h às 0h00. Na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa.

A programação de abertura conta com a exposição “Balada do Pássaro à Esmo”, de Paulo Ponte Souza, com 20 obras inéditas do artista, que há dez anos não abre exposição em Belém.  O artista plástico cursou a Faculdade de Educação Artística na UFPA. Depois da primeira exposição “Antes de Mim”, em setembro de 1996, já realizou individuais na capital paraense e nacionalmente apresentou seus trabalhos nos estados de Minas Gerais e São Paulo. 

Para eletrizar e potencializar o clima de inauguração, a noite também conta com o show “Loxodonta Groove”, de Rafael Azevedo, um trabalho híbrido que mistura referências clássicas às atuais, resultando em sons que dialogam com a mais genuína Funk Music. 

Dê um rolê!

Fotos: HC Fotografia
A Casa do Fauno propõe um Bistrô com cardápio de pratos elaborados com produtos frescos, cuidadosamente selecionados. O almoço é servido entre 12h e 15h. O cardápio traz pratos do dia e à la carte, petiscos, sopa e sanduíches. Entre outras delícias estão uma panqueca de tacacá, uma carne assada na cerveja de taperebá (é do prato da sexta-feira, amanhã já rola) e um quibe de maniçoba.

A carta de cafés (Delta cafés de Portugal, arábicos Timor Leste, Colômbia e robustas Africanas), tem como essência a qualidade e estará disponível a partir das 9h. À noite, o espaço torna-se o barzinho ideal para um bate-papo regado a boa música, petiscos, cervejas, drinks e sucos.

O brechó é puro estilo, trazendo no acervo, peças adquiridas em armários valorizados ou de fornecedores de outros estados, que comercializam peças de coleções esgotadas. Entre as marcas disponíveis, estão a Le Lis Blanc, Cori, Tuff Duek, Shoulder, Colcci, Forum, Bobstore, Farm, Rock Lily, H e M, Cherokee, Siberian, Hering, Beluca, Maria Bonita, Zara e Forever 21. 

O Sebo Livraria reúne cerca de 3.000 títulos em literatura infantil e adulta, com temas que variam da arte à moda, filosofia à sociologia, teatro à educação, HQs e livros técnicos.

Organizados por assuntos, títulos e autores, os livros novos e seminovos foram adquiridos por meio de doações ou aquisições de fornecedores locais e de outros estados, como São Paulo, Piauí e Recife, como Editora 34, Civilização de Brasileira, Difel, José Olympio, Bertrand e outras. Alguns títulos são raros ou esgotados. 

De astral poético, cênico e musical, o quintal traz um pequeno palco para receber solos e quartetos a outras intervenções artísticas, priorizando trabalhos autorais e valorizando artistas locais ou de passagem pela cidade. A música ao vivo traz universalidade em todas as quintas instrumentais e nas performances voltadas à música vocalizada, na sexta, abrangendo todos os estilos. 

Quem faz a casa

Ana Dias – Historiadora e professora universitária. Coordena o sebo e livraria do espaço. “Acredito na importância do sebo e da livraria, enquanto espaços físicos, como algo importante para o leitor amante de livros, pois é aqui que o leitor pode tocá-los e folheá-los, analisando a qualidade de cada edição a partir de sua capa. Esse contato com o livro não deve ser suplantado pela tecnologia”.

Carlos “Canhão” Brito Jr. – Produção musical. “A ideia é trazer pra Casa do Fauno uma programação que abranja a música em todas as suas linguagens, priorizando a produção autoral, e potencializando a cadeia produtiva da música, com o intuito de apresentar trabalhos interessantes para o público da cidade”.

Cleide Cunha – Direção geral e produção executiva. Idealizadora da Casa do Fauno, a empresária traz para o espaço as fruições de suas viagens mundo afora. “As viagens que faço sempre me fazem descobrir lugares incríveis e foi isso que me inspirou a idealizar e realizar um empreendimento criativo, que se traduza num espaço especial para Belém”. 

Clodoaldo Cunha e Nelson Carvalho – Engenheiro e Arquiteto responsáveis pela adaptação dos espaços da casa, valorizando o projeto arquitetônico original deixando no projeto atual elementos da casa, como madeira de demolição e vitrais.

Diego Negrão – Experiências na gastronomia paraense, com ideias criativas e inovadoras na cozinha. Aos 24 anos, ele estreia como chef no comando da cozinha do bistrô.

Ivie Maneschy – Nutricionista e Gastrônoma com experiências na gastronomia nacional e internacional.  Ivie em sua consultoria trouxe à cozinha da Casa do Fauno, toda a sua paixão pela arte em transformar ingredientes em pratos especiais.

Paula dos Anjos – Está à frente do Brechó da Casa do Fauno. Curiosa, a estudante de Comunicação Social traz para a Casa do Fauno muito do que vê e vivencia da mistura do contemporâneo e antigo. Paula dos Anjos conta com  colaboração de Isabele Cunha, para propor um brechó apaixonante.

Pedro Nunes - Marceneiro responsável pela confecção de peças e móveis, que compõem os ambientes, a partir da ressignificação da madeira de barco, sob a condução de Cleide Cunha e Nelson Carvalho.

Reinaldo Carvalho – Barista responsável pela elaboração do cardápio de cafés deliciosos servidos no bistrô. Com formação no Victoria Institute os New Zeland e Senac São Paulo, além de consultoria, ele também deu treinamento ao pessoal da casa.

CASA DO FAUNO
Segunda à quarta, das 09h às 19h.
Quinta a sábado, das 09h às 0h00.
Endereço: R. Aristides Lobo, n⁰ 1061, entre Benjamim e Rui Barbosa. Reduto – Belém – Pará.

Comunicação e Redes Sociais
Jornalista (DRT 1170) - Luciana Medeiros – Holofote Virtual (blogspot.com.br)
Arte-finalista e produtor gráfico – Liute Cristian (Clube do Designer)

Contatos: 91 98134.7719 (whatsApp) e 3088.5858
E-mail: casadofaunocomunica@gmail.com
Facebook: facebook.com/casadofaunobelem/
Instagram: @casadofaunobelem

Nenhum comentário: