26.9.16

Eis um novo paradigma para os negócios da criação

Fotos: Shamara Fragoso
A produtora Roberta Mártires vem descobrindo como funcionar neste novo paradigma. No sábado (24), ela realizou pela marca Multifário, a roda de conversa “Colaboração é Solução”. O bate papo foi na Casa Velha, que integra o movimento cultural de 'reinvenção' do Centro Histórico de Belém e compartilha dos mesmo propósitos.

Aplicar talentos singulares a projetos de forma coletiva tem sido um caminho cada vez mais encontrado pelos empreendedores criativos que uma vez na cena do mercado, mobilizam talentos em iniciativas flexíveis e gerenciáveis.

“Temos que achar ferramentas que nos possibilitem trabalhar com qualidade mesmo quando não temos capital de giro, e acho que o trabalho colaborativo é o caminho”, diz Roberta Mártires, que criou, há dez anos, a marca Multifário.Depois de trabalhar com decoupage e customização e pintura “como hobby mesmo”, Roberta resolveu resgatar o crochê que aprendeu ainda criança para criar peças com um visual mais contemporâneo.

“Vi que as pessoas estavam gostando, então nos últimos dois anos resolvi investir profissionalmente na marca, como estava sem emprego, sou produtora, pensei, porque não focar em fazer só isso e ver se pode valer também financeiramente. 

E tenho obtido bons resultados, participei de duas edições do Boulevarte, vendi no Polo Joalheiro e em alguns outros espaços e agora centralizei as vendas no Atelier Na Cidade Velha”, conta.

A ideia de realizar a roda de conversa na Casa Velha surgiu quando ela foi fazer as fotos da nova coleção da Multifário. “Percebi que se tivesse juntado com mais duas marcas que precisassem desse serviço, teria reduzido custos com um trabalho de igual ou melhor qualidade. Esse foi o mote pra propor esse bate papo. E com essa primeira reunião tive certeza que esse é o caminho, pois possibilita infinitas formas de troca, inclusive de experiências e vivências”, comenta.

A parceria da Multifário, com a Casa Velha 226, iniciativa do publicitário Marco Tuma, começou há seis meses. “Ele me cedeu uma sala onde não pago aluguel e em troca, ajudo na produção da programação do espaço. A ideia é que cresçam juntas, um espaço dando visibilidade pro outro”, diz Roberta.

Enquanto a Multifário se organiza enquanto empresa, a Casa Velha 226 vem realizando inúmeras programações. O espaço cultural pensado para oficinas e trocas de saberes, também vem oferecendo apresentações musicais diferenciadas pelas soluções criativas do espaço.

“É um pontinho na alma da cidade que deseja movimentar e criar memória e incentivar um gostar de si mesmo nas pessoas que vem aqui, somos pretensiosos nesse aspecto. Já fechamos praticamente toda sua agenda de outubro, um mês bom por causa do Círio”, comemora.

Roberta diz que ela e Tuma buscam mais parceiros que pensem essa nova forma de fazer “negócios”. A iniciativa da Casa Velha 226 e da Multifário também vem somar com um movimento de revitalização cultural no Centro Histórico de Belém.

Iniciativas trazem novos olhares ao Centro Histórico

Os bairros da Cidade Velha e Campina vêm passando por uma transformação social já há alguns anos. 

Históricos e comerciais, eles hoje concentram muitas das iniciativas da economia criativa da cidade, como galerias de arte, ateliers, pequenos restaurantes, casas voltadas a atividades culturais, empreendimentos coletivos, que juntos se tornam um atrativo a mais, fomentando um novo tipo de turismo à região.

“Quanto mais espaços alternativos de resistência cultural, mais incentivo aos artistas em produzir, melhor. Vejo um movimento lindo acontecendo aqui e posso até estar sendo romântica, mas quero muito que isso faça a diferença tanto na vida das pessoas, quanto no cenário geral engessado que vemos nas políticas públicas relacionadas à cultura, é um enfrentamento sem enfrentamento. Acho que a cidade velha tem uma história de pertencimento maravilhosa que pode e deve ser contada e recriada”, finaliza.

Pergunto à Roberta, se ela acha que Belém está preparada para a economia solidária e para a economia criativa. “Belém não só está preparada pra isso, como já tem projetos dentro dessa linha, bons projetos inclusive, e quanto mais, melhor pra todos nesse caso".

Insisto no tema com ela. Como tu te inseres e analisa tudo isso? “Meu lema na Multifário é ‘somos nós’, e tenho certeza que quando estamos juntos o caminho fica mais fácil, claro que existem problemas a serem superados, principalmente quando se fala de várias cabeças pensando juntas, mas acho que o caminho é esse, tentar burlar as dificuldades se juntando aos nossos”, finaliza.


Serviço
Multifário e Casa Velha 226 - Rua Gurupá, 226, entre Dr. Malcher e Cametá. 

Nenhum comentário: