6.8.18

"Água" leva performance e acrobacias à Fotoativa

A Coletiva Encantada, agrupação experimental das artes em fusão, apresenta a sua mais nova obra, "Água", nos dias 17 e 18, no Casarão Fotoativa, na praça das Mercês. O projeto circula pelo Prêmio Produção e Difusão Artística 001/2018 da Fundação Cultural do Estado do Pará - Programa de Incentivo à Arte e Cultura / Seiva.

A  bailarina-acrobata Tatiana Benone e a performer vocal Yvana Crizanto fazem uma parceria de investigação e criação cênica para oferecer um espetáculo inédito e instigante, que convida o público a mergulhar em arquétipos e personagens mitológicos de nossa cultura, uma imersão reflexiva e simbólica em torno de um elemento tão abundante no cotidiano belenense-amazônico: a água. 

A água, que transita nos diferentes estados da matéria, dá o caldo à ação performática: sensações que criam imagens, impulsionam o movimento e dão subtexto às ações neste trabalho. O espetáculo tem uma proposta estética e interdisciplinar que transita em acrobacias aéreas, teatro, dança, canto e performance vocal ao vivo para criar um universo artístico que oscila entre situações dramáticas e virtuosas: o gesto como um caminho possível para uma dramaturgia corpórea

“A proposta interdisciplinar é uma produção autoral e independente que encontra no gesto um caminho possível para colocarmos em pauta nossos hábitos amazônicos e provocar/questionar nossa forma de habitar esta água”, diz Tatiana. A obra foi construída a partir de fotografias, vídeos, performances, musicalidades e outras expressões das artistas produzidas ao longo dos últimos anos. 

As narrativas que de desvendam durante a performance trazem à tona trazem aspectos transcendentais, mas também bem reais e próximos da rotina  sobretudo do homem da cidade: poluição, desperdício, má distribuição. “Entre imagens e sons a dança vertical interage com cantos e outras sonoridades inspiradas na água, um elemento vital para a vida do planeta”,  conta Yvana. A performance vocal passeia por contrapontos entre canto livre e tons líricos, performances de voz e  com instrumentos feitos de materiais de águas e plantas da região.

A ColetivA Encantada reúne artistas e apaixonadas por provocações poéticas na Amazônia e no mundo. Atua com pesquisa dialógica entre performance, acrobacias aéreas, corpo, voz e expressividade. Sempre aberta a novas experimentações foi contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012 de circulação por 10 cidades do Pará e Amapá; circulou pela mostra SESC Amazônia das Artes 2014 com o espetáculo A Onda encantada por 10 Estados brasileiros; contemplada no Programa Amazônia Cultural 2013 do Ministério da Cultura, em Benevides/PA, com o projeto Jalam das Artes; desenvolveu o projeto “Conexão Cultura Brasil – Intercâmbio Estación Chicalá Candombe” pelo Minc, em Mendoza, Argentina 2014/2015 e o projeto Preparação Onda Crescente contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 em Mendoza, Argentina. 

Ficha técnica
  • Performance sonora, concepção e produção: Yvana Crizanto
  • Bailarina-acrobata, concepção e produção: Tati Benone
  • Ilustração: Talitha Lobato
  • Cenografia e Figurinos: Jeferson Cecim
  • Iluminação: Claudio Castro
  • Vídeos-performance: Tati Benone e Viviane Pinheiro 
  • Edição de vídeo: Tati Benone
  • Assistência de Produção: Marina Trindade
  • Assessoria de Comunicação: Yvana Crizanto
  • Assessoria técnica em segurança: José Guilherme Bergamasco
  • Preparação acrobática: Fernanda Tromb (AR)
  • Colaborações: Mariana Dias Jorge e Carla Buj
  • Apoio: Associação Fotoativa e Sibila Filmes

Serviço
Espetáculo Água, em duas sessões na sexta-feira (17), às 20h e outra às 23h, e no sábado (18) sessão única às 20h. Todas no espaço da Associação Fotoativa, na praça das Mercês, 19, Campina. Duração: 30 minutos. Entrada gratuita com distribuição de ingressos no local 1 hora antes de cada apresentação.

Nenhum comentário: