10.8.18

Vivência com Ciro Croelhas na Olaria do Espanhol

A experiência da arte como ofício. Neste sábado, 11 de agosto, das 14h às 18h, o mestre Ciro Croelhas realiza uma oficina de vivência ceramista dentro da Olaria do Espanhol, em Icoaraci. A ação faz parte do projeto Lamugem – Memórias Vividas na Palma da Mão, selecionado pelo Programa SEIVA da Fundação Cultural do Pará e que vem realizando ao longo do mês, uma serie de atividades voltadas à cultura ceramista. A entrada é franca.

"Ola" vem do termo antigo utilizado para panela de barro. Também conhecida como oficina de oleiro ou oficina de ceramista, a Olaria é um local destinado à produção de objetos que utilizam do barro ou argila como matéria prima. Em Icoaraci, a cerâmica já tem uma tradição de mais de 300 anos. A Olaria do Espanhol é especializada na cerâmica utilitária. Instalada desde 1903 no Polo Ceramista do Paracuri, em Icoaraci, vem promovendo a vivência com os costumes e tradições desta cultura ceramista.

Ciro Croelhas vai contar um pouco dessa história, e também mostrar o que ele sabe fazer de melhor, a cerâmica utilitária. Os participantes vão conhecer a história da olaria centenária e também poderão colocar a mão na massa, ou melhor, no barro, modelar e ver como se faz uma queima, enfim vão entender todo o processo de produção. A tradição está na família dele há 115 anos.

“Para mim é uma felicidade estar com esse projeto dentro da Olaria. Nos últimos doze meses, nosso olhar mudou e melhorou a própria produção. Posso citar, por exemplo, a área de convivência da olaria, que não tínhamos e que está sendo aprovada por todos que chegam aqui, e a melhoria de queima que estamos conseguindo, a gente fazia da forma que nossos pais e avós faziam, e agora estamos com ajuda acadêmica, fazendo com que uma queima normal se tornasse numa queima especial em sentido de melhorias de resistência e um ganho para o próprio cliente, que leva uma cerâmica mais resistente e duração de mais tempo”, explica Ciro, que começou a aprender o oficio de oleiro ainda criança até se tornar um mestre.

O projeto Lamugem vai até dia 26 de agosto, e vem sendo desenvolvido na Olaria do Espanhol, junto ao público e mestres ceramistas além de pesquisadores e artesãos, sempre num sábado. Já ocorreram duas rodas de conversa, uma em julho e outra em agosto. A próxima será no dia 18, sobre a “Valorização cultural e os flexos projectuais do design paraense”, que será abordado por Viviana Fonseca.

A programação do projeto encerra dia 26, com uma grande exposição de biojóias, onde estarão expostas as peças da Coleção Mãos de Lamugem, desenvolvida pela artesã Val Genú, cujo trabalho com a cerâmica inspirou o projeto.

Serviço
Vivencia com Ciro Croelhas – Dia 11 de agosto, das 14h às 18h, na Olaria do Espanhol - Rua Sta. Isabel n° 2010 (entre Andradas e Soledade), Bairro: Paracuri – Icoaraci – Belém - PA. Informações: 98859.0203.

Nenhum comentário: