24.8.18

Rodrigo Etnhos lança primeiros videoclipe e single

Foto: Fábio Andrade
'Carimbó Pirata' marca o início da carreira solo de Rodrigo Ethnos, vocalista da Banda Lauvaite Penoso. O single e o vídeoclipe têm pré-lançamento nesta sexta, 24, no Apoena, e no domingo, 26, Dia Municipal do Carimbó, lançamento on line pelo canal: Labmultimusical Música e Audiovisual.

O videoclipe e o single se inspiram em um movimento que envolve a efervescência carimbozeira de Icoaraci, e faz um passeio entre vertentes que vão do Pau e Corda ao estilizado, e nas vivências dos grupos Africanos de Icoaraci, Cobra Venenosa e Batucada Misteriosa, personagens 'ribeirinhos do asfalto' que são da beira do rio e do meio do concreto-caos. Batuque de rua, urbanidade, estilo de vida e ancestralidade, misturados na vibração de cores, encantarias e protagonismos que resistem na selva de pedra.

O videocilpe foi filmado em Icoaraci e Cotijuba, e o single, gravado na Cremação, no Laboratório Multmusical, com a produção de Ismael Melo e Rodrigo Ethnos. “Este trabalho iniciou em 2013 quando fiz essa música pro meu parceiro de batucada Tomaz Silva, que tinha um grupo de carimbó com esse nome e está fazendo uma participação na música. Daí o Ismael (Melo) ouviu, gostou e fez a proposta de gravar, que eu topei na hora” contou Ethnos.

A escolha da locação para as filmagens e a ideia do clipe surgiram das vivências que Rodrigo tem com o distrito, que possui um movimento 'carimbozeiro' forte, autêntico e independente, que resiste e se reinventa a cada geração. Sob o olhar de Marlon Maia, da Solo Session Produções, o clipe é uma celebração audiovisual, que explora a cena onde Mestres e Aprendizes trocam conhecimentos na beira do Rio, ao som de instrumentos artesanais, feitos com materiais alternativos, típico do Carimbó feito na Vila que sorri de frente para o sol.

Mostrando que tem domínio quando o assunto é Carimbó, Ethnos toca há mais de 10 anos nas rodas do Espaço Cultural Coisas de Negro,  uma das principais referências e resistências de Carimbó na cidade, com eventos todos os domingos há 18 anos. Também acumula no currículo passagens por grupos como Zueira de Fumanchú (2004-2006) e Curimbó de Bolso (2005 – 2008), Balé Folclórico da Amazônia – BFAM (2014 – 2016) e atual vocalista e compositor da banda Lauvaite Penoso.

O videoclipe contou com a participação dos grupos Cobra Venenosa, Os Africanos de Icoaraci e Batucada Misteriosa, todos da Vila Sorriso, e do músico Tomaz Silva, tendo a produção de Solo Session Produções, Labmultmusical e SubVersiva Produção Cultural Independente. 

Carimbó e Mestre Verequete

Tanto a música quanto o clipe estarão disponíveis nas plataformas digitais neste domingo, 26 de agosto, considerado o Dia Municipal do Carimbó, data em que Mestre Verequete completaria 102 anos se estivesse vivo. Quem quiser ver logo o resultado, é só chegar hoje (24), sexta, no espaço Apoena, durante o show da banda Lauvaite Penoso e do grupo Batucada Misteriosa, com participação do Cobra Venenosa.

PRÉ-LANÇAMENTO
Local: Espaço Cultural Apoena (Travessa Duque de Caxias, nº 450)
Dia: 24 de Agosto de 2018 - 21 Horas
Ingressos: 15$
Evento: https://www.facebook.com/events/1963867037246281/?ti=cl   

LANÇAMENTO
Lançamento do Sigle e Vídeoclipe “Carimbó Pirata”, de Rodrigo Ethnos.
Data: 26 de agosto (domingo) no canal do Labmultimusical Música e Audiovisual

MAIS INFORMAÇÕES
Rodrigo Ethnos (091) 982651269
Rayane Pamplona (091) 981344192
Priscila Duque (091) 983571216

(Holofote Virtual com informações de Priscila Duque)

Nenhum comentário: