14.8.18

Disco novo e de sucessos na parada dos baixinhos

“Guitarrada para Bebês” faz releituras de composições de grandes mestres como Vieira, Aldo Sena, Solano, Pio Lobato, Lucas Estrela e Félix Robatto, idealizador do projeto. O lançamento é domingo (19), às 10h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo. Haverá bate-papo com Félix Robatto e Renato Sinimbu e atividades musicais para o público infantil , com o musicoterapeuta Paulinho Maia. Entrada franca. Ganha um CD. Patrocínio do Banco da Amazônia.

O disco “Guitarrada para Bebês” é dedicado a Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, criador do gênero, que faleceu em fevereiro deste ano aos 83 anos e com mais de 15 discos lançados, mas também segue uma tendência que vem crescendo no mercado musical mundial, que são canções voltadas para o público infantil. Já foram lançados discos com sonoridade infantil de artistas como Elvis Presley, Madonna e as bandas Pink Floyd e Beatles. No Brasil tem Samba, MPB e Bossa Nova.

“Esse projeto surgiu por causa da minha filha mais nova. Desde que nasceu, sempre colocamos pra ela ouvir no berço discos como Pink Floyd, Elvis Presley e Madonna para bebês. Daí, conversando com minha esposa, nos perguntamos: por que não fazer um disco regional? Aí veio a ideia do Guitarrada para Bebês”, explica Félix, que também assina direção musical e as programações no disco.

Além dele, o pesquisador e produtor Renato Sinimbu, convidado para co-produzir o trabalho, além de dividir os arranjos. As 10 Guitarradas selecionadas são de Mestre Vieira (“Bolinha”), Aldo Sena (“Solo de Craque” e “Lambada Complicada”), Mestre Solano (“Abaetetuba no Embalo”), Pio Lobato (“Mestre Vieira” e “Psicocumbia”), Félix Robatto (“Amazon Sisserou” e “La Pupuña”) e Lucas Estrela (“Sal ou Moscou”).

Dos arranjos à capa o cuidado com o público

Félix Robatto: cultura e formação de público
(Foto: Bruno Carachesti)
“As músicas receberam uma roupagem mais suave, sem perder a essência da Guitarrada. A ideia é que os pais possam colocar o disco para tocar para seu bebê, promovendo um momento conexão com o mundo pela música, além de apresentar a nossa música e, quem sabe, já ir formando um público que se orgulhe da cultura regional”, conta Félix.

Para o músico Renato Sinimbu, co-produtor do projeto, o disco foi um desafio. “Nós tivemos que produzir uma música que já tem características próprias, moldada para dançar, que é o caso da Guitarrada, e transpor isso para um público infantil sem perder as características. Para isso, nós procuramos simplificar os arranjos, diminuir o número de instrumentos e acredito que chegamos a uma linguagem bem bacana que vem valorizar ainda mais a música produzida na Amazônia”, avalia.

De acordo com o coordenador de Patrocínio, Promoção e Gestão da Marca do Banco da Amazônia, Geraldo Monteiro Jr, foi por essa peculiaridade, que a instituição escolheu esse projeto para ser um dos seus patrocinados em 2017. “O ineditismo na Amazônia e a inovação proposta pelo projeto Guitarrada para Bebês nos chamou atenção porque não havia sido realizada nenhuma ideia semelhante utilizando a guitarrada na região”, declarou Geraldo.

A ilustração da capa do disco mistura as técnicas de pintura, desenho, ilustração digital e designer gráfico. Assinada pela artista visual paraense Maitê Zara, formada em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, traduz em imagem as cores, composições e ideias inspiradas na cidade de Belém. 

“As cores, primordialmente escolhidas para composição da capa, procura fugir de um estereótipo fixo do feminino e o masculino, transformando a peça em uma produção convidativa para meninos e meninas. A cor verde é a única na paleta de cores que é uma mistura de uma cor quente e fria (amarelo e azul), representando a alegria que existe em nossa região cheia de natureza e no som que a Guitarrada tem”, revela a artista.

Lançamento terá bate papo e interação

Renato Sinimbú: disco foi desafio
(Foto: Bruno Carachesti)
Para marcar a apresentação do projeto, a manhã musical bate-papo com os responsáveis pelo projeto (Félix e Renato Sinimbu), o educador musical e o musicoterapeuta Paulinho Maia, vai comandar atividades de interação entre pais e filhos em parceria com Diego Xavier. 

Graduado em Licenciatura em Música e Pós-graduado em Musicoterapia e em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Séries Iniciais, Paulinho é fundador e coordenador do Cantinho Musical Irmãos Nobre, primeiro curso livre de Musicalização para Bebês e Sensibilização Musical Infantil em Belém.

“Neste domingo, teremos vivências e dinâmicas em grupo envolvendo socialização, trabalhando diferentes conceitos musicais através de uma linguagem mais lúdica, a partir de atividades com histórias sonoridades, prática instrumental em conjunto, atividades de movimento com práticas de ciranda, danças circulantes e repertório de tradição oral. Acho que vai ser uma manhã bacana para pais e filhos”, avisa o musicoterapeuta.

Social – Entendendo o potencial da música para desenvolver a sensibilidade, o aspecto afetivo, sensorial e cognitivo de uma criança, serão doadas 100 unidades para a Fundação Santa Casa de Misericórdia, 100 unidades para o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e 100 unidades para a Secretaria de Educação do Município de Belém (SEMEC) para que possam ser usadas como ferramenta pedagógica em escolas e creches públicas municipais.

Serviço
O lançamento do disco “Guitarrada para Bebês” será no dia 19 de agosto (domingo) às 10 horas no Núcleo de Conexões Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449). Informações: (91) 98026-1595. Patrocínio: Banco da Amazônia. Apoio Cultural: Ná Figueredo. Realização: Lambada Produções.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: