12.11.18

Geraldo Teixeira abre exposição inédita em Belém

Ao conhecer os Jardins de Giverny, na França, o artista plástico Geraldo Teixeira deparou-se com uma explosão de cores e flores que o remetaram à natureza amazônica. Essa experiência o inspirou a produzir a exposição “Geografia do Espelho”, que será aberta ao público nesta terça-feira, 13 de novembro, as 18h30, no Espaço Cultural Banco da Amazônia. A mostra conta com dez telas que abordam essas similariedades entre a paisagem francesa e a da Amazônia. A curadoria é de Jussara Derenji.

Contemplada pelo Edital de Artes Visuais 2018 do Banco da Amazõnia, a mostra traz uma releitura da estética dos Jardins de Giverny, utilizando técnicas impressionistas dentro de uma perspectiva contemporânea, com fluidez de cor, sensibilidade, plasticidade e arqueologia da paisagem no imaginário. Vale dizer que a cidade que o inspirou, fica localizada no Norte da França e é visitada por turistas do mundo inteiro devido a beleza de sua flora. O pintor impressionista Claude Monet viveu na cidade e inspirou-se na natureza da região para criar algumas de suas obras.

Geraldo Teixeira,  43 anos de carreira, afirma que a emoção e as expectativas de abrir uma nova exposição é a mesma de sempre. “Espero que a obra não dependa das minhas informações para que as pessoas entrem em contato, e sim, que se estabeleça sempre uma conversa entre o espectador e a obra, pois cada um tem seus critérios próprios de percepção”, disse Geraldo Teixeira.

Para o Coordenador de Patrocínio do Banco, Ewerton Alencar, a exposição consegue propor uma aproximação de identificação regional. “É possível observar nas pinturas as semelhanças de culturas e que nos proporcionam conhecer os problemas existentes na sociedade em relação à preservação dos jardins na cidade e é com grande satisfação que apresentamos este trabalho do Geraldo”, salientou.

Geraldo Teixeira iniciou a carreira em 1975 e participou de várias exposições individuais e coletivas pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Possui obras em acervos de vários museus brasileiros. Fundador da Associação dos Artistas Plásticos do Pará, além de ser curador geral do Salão Paraense de Arte Contemporânea. Utiliza em suas pinturas a encáustica, processo artístico  que reúne referencias culturais diversas. 

Além da pintura, trabalham no campo tridimensional, utilizando madeira, alumínio, ferro e vidro usando como tema a construção náutica, característica dos rios da Amazônia, especificamente os “cavernames” (conjunto de peças que dão forma ao casco da embarcação). Trabalha também, com arte pública, produzindo obras em grandes dimensões. Atualmente vive e trabalha em Belém.

Serviço
Exposição “GEOGRAFIA DO ESPELHO”, de Geraldo Teixeira
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia - Avenida Presidente Vargas, 800 - Campina
Data: 13 de novembro
Hora: 18h30

Nenhum comentário: