27.11.18

Um papo com as atrizes Lucinha Lins e Tania Alves

Depois de publicar aqui o papo com Virgínia Rosa, que integrou a lendária Isca de polícia, de Itamar Assumpção,  o blog traz Lucinha Lins e Tania Alves. As três chegam a Belém nesta quinta-feira, 29, à noite, para apresentação do espetáculo "Palavra de Mulher", que estará em cartaz no Teatro do SESI nesta sexta, 30, e sábado, 1º de dezembro, às 21h, e no domingo, 2 de dezembro, às 19h.

Palavra de Mulher é um misto de show e teatro que há dez anos desde que estreou vem conquistando a crítica, sendo indicado, em 2014, em quatro categorias ao Prêmio Bibi Ferreira, e arrebatou o público por onde passou – e não foram poucos os palcos em que foi apresentado, passando por mais de 50 cidades país afora, visto por mais de 200 mil pessoas.  Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa interpretam as personagens femininas presentes na obra de Chico Buarque. 

Cantoras e atrizes, elas emprestam corpo e voz a tantas outras mulheres para, num clima de cabaré, falar, através da música, de amores, dores de amores, esperança, solidão, encontros, desencontros, sedução, felicidade, força, abandono, liberdade, sonhos e conquistas. No repertório, cantado com música ao vivo, estão “À Flor da Pele”, “Teresinha”, “Meu namorado”, “Palavra de Mulher”, “Bem-Querer”, “o Meu Amor”, “Folhetim”, “Atrás da Porta”, “Tango de Nancy”, “Tatuagem”, entre muitas outras. 

Lucinha Lins comemora a chegada do espetáculo na Região Norte. “Depois de três anos de muita luta, conseguimos vim para o Norte e Nordeste, Graças a Deus, e com o patrocínio da Vivo. E chegamos por estas bandas com muito amor, com muita honra, passando por teatros, meu Deus, como eu sonhava em passar pelos palcos destes teatros que fazem parte da Cultura deste país de uma forma deslumbrante”, diz a atriz e cantora. 

Ela conta que tem sido uma receptividade fantástica, e que a plateia canta junto todas as músicas, se emociona e ri, entrando no espírito do espetáculo já na primeira música, quando Virgínia Rosa entra em cena, ao som de Ópera do Malandro. Para as atrizes tem sido um privilegio estar 10 anos em cartaz circulando em várias cidades brasileiras. 

“Nesses 10 anos foi grande o amadurecimento do espetáculo. O Chico é uma “coisa” incrível, atemporal, desde que ele apareceu é unanimidade. É puro deleite pra nós que estamos cantando, e pra quem assiste é muita emoção garantida, é muita diversão, e entretenimento da máxima qualidade”, diz Tania Alves.

Para interpretar as músicas de Chico Buarque, celas contam com uma super banda que não sai do palco um só instante. “É um trio fantástico com o Ogair Júnior, maestro, arranjador e diretor musical, Ramon Montagner na bateria, Roberto Carvalho no contrabaixo, e com a direção magistral do Fernando Cardoso que foi tirando da gente o lado mais romântico e fantástico, no sentido da fantasia, da viagem que é a obra de arte”, continua Tania Alves.

Lucinha Lins cita um momento bem intenso quando ela divide uma música com Tânia Alves, só com o piano do Odair Júnior, até que abanda entre toda encorpando o som. 

“Falar de uma só emoção é pouco, porque esse espetáculo tem um repertório fora do comum, que mexe comigo, mexe com a plateia, e faz parte da trilha sonora de nossas vidas”, diz Lucinha Lins que ficou já tarimbada pela música “A História de Uma Gata”, papel que ela interpretou no filme Saltimbancos Trapalhões, lá nos idos anos 1980. Eu vi!

“A História de uma gata, meu Deus, essa música já tem o quê? Há 04 gerações que cantam essa música? Já não sei mais (risos). É um dos momentos do espetáculo que mais me emociona, quando a plateia se transforma em criança, independente das idades, todos viram crianças e cantam a história de uma gata junto comigo, tem dias que realmente eu tenho que segurar o choro, porque é muito emocionante”, diz ela.

A atriz já encenou Chico Buarque cantando também, “Viver de Amor”, em Ópera do Malandro. “É uma das músicas que dá o tom de cabaré, e que é uma delícia, porque eu imito um pouco do que fazia na primeira vez que interpretei essa obra do Chico. Já faz parte da minha vida. Eu fiz o Corsário do Rei, que é outro espetáculo teatral maravilhoso, que eu canto também neste espetáculo e por aí vai”, continua Lucinha.

Revisitar o universo feminino a partir das canções de Chico Buarque é também uma oportunidade para refletir sobre tão relevante tema na atualidade. O espetáculo, atual e oportuno, traz em Chico uma voz feminina, mas Tania faz questão de ressaltar que em meio a questões femininas elas tratam tudo com os sentimentos de acordo com determinadas relações.

“O Palavra de Mulher tem uma pegada teatral como postura, porque as músicas são tão ricas emocionalmente, que nos dá muito pano pra manga, na interpretação, mas depois do espetáculo tem um bate papo, uma espécie de “talk show” de 15 a 20 minutos. Daí falamos de tudo, até das questões femininas, já que elas são interpretadas no palco, durante as canções do Chico”, conclui.

Serviço
Espetáculo Palavra de Mulher. Os ingressos estão à venda a R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada, inclusive aos trabalhadores do SESI), na bilheteria do teatro e na bilheteria digital:

Dia 30 Nov: http://bit.ly/2T3hA6R 
Dia 1º Dez: http://bit.ly/2PXZeG1 
Dia 2 Dez:  http://bit.ly/2qCxHv8 

Nenhum comentário: