25.2.19

"Pretas" ganha lançamento no Líbero e no Youtube

A Websérie Pretas, produção colaborativa paraense, será lançada nesta segunda-feira, 25, às 17h, no Cine Líbero Luxardo, entrada franca, e às 19h, no canal da produtora Invisível Filmes, na plataforma de vídeos Youtube. Em 9 episódios narra vivências de mulheres negras em diferentes contextos. 

Os episódios trazem histórias que trazem à tona discussões sobre aceitação, sexualidade, solidão, intolerância religiosa  e mostram a humanidade da mulher preta. Um trabalho audiovisual de resistência  diante das narrativas criadas pelo machismo e racismo ao longo da história universal, com reflexões quanto ao lugar da mulher negra na sociedade e o quanto esta precisa falar e ser ouvida. 

A direção é assinada por Lucas Moraga, com roteiros de Joyce Cursino e Priscilla Silva. Entre os questionamentos, que inspiraram a série estão perguntas como: Quantas mulheres negras vemos representadas de forma real em histórias? Quantas vezes um negro foi representado como herói no cinema? Se nossa história é abarrotada de negros e negras incríveis, por que eles geralmente ocupam o papel dos dementes ou subalternos?

Web Série já é premiada em festivais

Em 2018, a produção foi premiada como a Melhor Série de Diversidade no Rio Web Fest 2018, importante festival internacional de webséries. Esta premiação foi um marco por ser um prêmio político, que dialoga com as premissas da Websérie. Mas antes não passou desapercebida em outros festivais.

Em 2016, o episódio piloto venceu o Festival Osga de Vídeos Universitários, organizado pela Universidade da Amazônia, nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Produção, Melhor Figurino e Melhor Edição. Em 2017, venceu o Festival da Freguesia do Ó, em São Paulo, na categoria Melhor Episódio Piloto. E também foi selecionada para o 39º Festival du Court métrage de Clermont-Ferrand, na França, um dos maiores festivais de cinema do mundo. 

Sinopse: Abigail é uma pugilista que enfrenta um verdadeiro turbilhão de desafios: seguir na carreira, criar a filha pequena em meio ao caos de uma sociedade que não perdoa a cor e os sonhos de uma criança e ainda precisar enfrentar os preconceitos por ser mulher e negra na Amazônia. 

O LINK DO EPISÓDIO

Nenhum comentário: