23.2.19

Temos carnaval com carimbó, banguê e guitarrada!

Em 2015, no Baile dos Artistas
Artistas com obras e trajetórias relevantes na cultura paraense, Dona Onete e Mestre Vieira recebem um reconhecimento popular da maior importância, pelo menos no Brasil. Temas do carnaval deste ano, carregam consigo os dois ritmos mais representativos da nossa cultura, o carimbó e a guitarrada, que estarão na avenida do samba, na Aldeia Cabana, neste sábado, 23, a partir das 19h.

No Pará o carnaval se faz com samba no pé, curimbó e guitarra! Este ano “in memorian”, o criador da guitarrada virou samba enredo do Bloco dos Amigos, no pré-carnaval de Barcarena, e é citado em uma das alas do Rancho Não Posso Me Amofiná, que canta a Barcarena, sua cidade de origem. 

Chamado “Made in Barcarena - Eu canto o encanto do teu universo”, tem como tema central a cultura e o futuro promissor do município de Barcarena. Vamos ver.  Já a rainha do carimbó é homenageada pelo Grêmio Recreativo Esportivo Social Piratas da Batucada, que canta  o enredo  “Chameguei Onete!”. 

Não é a primeira vez que eles recebem reverências e reconhecimento do povo do carnaval. Em 2015, Dona Onete foi coroada a rainha e Mestre Vieira, Príncipe Consorte do Carnaval Paraense, no Baile dos Artistas. Também não é inédita a homenagem ao mestre, no carnaval barcarenense. Em 2013, o bloco Bica Grande levou às ruas de Barcarena a guitarrada, ritmo criado no município, na década de 1970. Intitulada “Guitarradas na Folia”, a festa abriu, claro, com um show do próprio Mestre Vieira, com 78 anos, então. E em 2014, o bloco dos Amigos já tinha também feito reverencias a Mestre Vieira, em seu samba enredo.

As homenagens são merecidas. Revalorizados a partir do interesse da nova geração, de músicos e produtores culturais, estes artistas foram trazidos de volta à cena, no finalzinho dos anos 1990 e inicio dos anos 2000. Coletivo Rádio Cipó, com Dona ONete, e ainda os projetos Mestres da Guitarrada, Terruá Pará e 50 Anos de Guitarrada, entre outras iniciativas contribuíram para a projeção deles na cena contemporânea da música. Dona Onete, hoje com banda própria e uma produção de fôlego internacional, se prepara para uma turnê pela Oceania e o lançamento do terceiro álbum, Rebujo. Está no auge de sua carreira com quase 80 anos, sendo também a rainha do Banguê.

DVD lançado em 2012, no Theatro da Paz
Mestre Vieira faleceu aos 87, em fevereiro de 2018. Lançou o último CD, em 2015, Guitarreiro do Mundo. Deixou legado relevante à música brasileira. Em 2017 foi também homenageado na série de animação Os Dinâmicos, em exibição nas Tvs Públicas, e este ano sua obra será trabalhada no projeto Inventário Mestre Vieira, contemplado pelo Rumos Itaú. Será lançado songbook com  partituras, discografia e biografia, e um site, com vídeos inéditos e informações sobre sua carreira.

Serviço
No segundo dia de desfile, as duas escolas  entrarão logo mais, a partir das 19h, na passarela da Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira. Confira a ordem de entrada na avenida de todas as escolas do 1º grupo. Av. Pedro Miranda - Pedreira.

Ordem de entrada na avenida
  1. Embaixada do Império Pedreirense
  2. A Grande Família
  3. Deixa Falar
  4. Bole-bole
  5. Rancho Não Posso me Amofiná
  6. Piratas da Batucada
  7. Império de Samba Quem São Eles
  8. Escola de Samba Matinha
  9. Associação Carnavalesca Xodó da Nega

Nenhum comentário: