12.2.19

Exposição sobre José Saramago reabre à visitação

Fotos: Acervo/UFPA
Ótima notícia. “Saramago – os pontos e a vista” reabriu e segue até este domingo, 17, no MEP. Suspensa, desde o dia 1º, após incidentes com partes do forro do prédio, a visitação foi autorizada pelo Corpo de Bombeiros, depois que  as exigências de segurança no espaço foram atendidas. 

“Todo mundo, no fundo, é um escritor da sua história. Então apropriar-se da literatura é apropriar-se do mundo, da experiência de outras pessoas. Conhecer um grande autor, um grande cidadão do mundo e como a escrita dele foi importante para pensar a nossa natureza, o nosso ser, a nossa humanidade, é uma contribuição para a vida, e isso é fundamental”. 

Essa fala é da professora Maria Martins, que visitou, com 11 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Ulysses Guimarães, a exposição “Saramago – os pontos e a vista”, no Museu do Estado do Pará (MEP). Eles estão entre as mais de 3 mil pessoas que já tiveram a oportunidade de visitar a exposição. Os jovens são integrantes do Projeto Mundiar, da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA) em parceria com a Fundação Roberto Marinho. 

Os alunos, com idade entre 17 e 19 anos, são oriundos de diversos bairros de Belém. O grupo participou de uma visita guiada da exposição no dia 18 de janeiro, como parte de uma atividade do projeto chamada “percurso literário”, na qual os alunos pesquisam sobre determinado tema relacionado à Língua e à Literatura Portuguesas. 

Para tal atividade, como explicou a professora Maria, decidiram trabalhar com José Saramago, “um grande escritor da Língua Portuguesa, muito lido pelos brasileiros, mas pouco conhecido pela juventude, para traçar sua trajetória, suas obras e influência na literatura contemporânea”. Ao saber da realização da exposição em Belém, por meio do Portal da UFPA, a professora viu no evento uma grande oportunidade.

O grupo já estava realizando uma pesquisa sobre Saramago, suas obras, entrevistas, vídeos, entre outros registros, para entenderem melhor sua história e características de escrita, e a ida à exposição foi o penúltimo momento desse trabalho. 

“Nós vimos para a exposição, nos apropriamos de coisas que não sabíamos, que não tínhamos acesso, e, agora, a partir dessa apropriação e da ressignificação de tudo que vimos, vamos fazer nossa própria exposição, com painéis integrados, para toda a Escola Ulysses Guimarães”.

Para a professora Maria, a exposição traz muitas novidades positivas: “esse ambiente mais virtual, essa estética de uma linguagem mais tecnológica, a linguagem da imagem, isso tudo faz com que os alunos despertem mais para a importância do trabalho que estão fazendo. O museu e a arte possuem uma linguagem muito específica. 

O aluno pode ter lido 300 livros, mas uma linguagem visual e a estética da exposição geram uma sensibilidade sobre a literatura, sobre a escrita, que não são apenas um monte de palavras em cima de um papel, mas são vida, experiência de vida, de sociedade, de tempo. Não são letras mortas, fazem parte da nossa vida”. Segundo a docente, ter vindo à exposição trouxe novas ideias aos alunos sobre como eles podem se apropriar dos saberes que observaram sobre Saramago.

Última semana da exposição

A exposição “Saramago – os pontos e a vista”, em Belém, integra o calendário oficial de celebração dos 20 anos de atribuição do Prêmio Nobel de Literatura (o primeiro e único a um autor de Língua Portuguesa) a José Saramago, com eventos organizados pela Fundação José Saramago, em parceria com entidades públicas e privadas, em Portugal e em vários outros países. 

A mostra tem o patrocínio do Banco Santander, por meio da Lei Rouanet. A produção é da Magnetoscópio e a realização é do governo federal, por meio do Ministério da Cultura; da Fundação José Saramago; da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Cátedra João Lúcio de Azevedo Camões, I.P|UFPA, com o apoio do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Sistema Integrado de Museus e Museu do Estado do Pará (MEP).

A curadoria é de Marcello Dantas, profissional de renome no mercado artístico nacional, conhecido pela realização de exposições de grande porte, que empregam recursos tecnológicos, interativos e multimídia para favorecer a experiência dos visitantes. Em suas próprias palavras, “Saramago – os pontos e vista” é uma “exposição em 1ª pessoa, a vida do autor contada por ele mesmo. A única voz ouvida na exposição é a do próprio José Saramago”.

Para Marcello, trata-se de uma exposição sobre o homem e sua visão de mundo, “capaz de inspirar qualquer pessoa, por falar de assuntos que qualquer um pode refletir: amor, tempo, morte, elementos que estão presentes na obra do Saramago. Não é só para os que já amam o autor, mas também para os que nem o conhecem”. A realização da exposição no MEP, para Marcello, é vista como privilegiada, por se tratar de “um espaço carregado de história, que transborda memória”.

Mais sobre a exposição:

Serviço
Exposição “SARAMAGO – Os pontos e a vista”. Visitação até: 17 de fevereiro de 2019. Funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 9h às 18h. Local: Museu do Estado do Pará (Endereço: Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha, Belém). Entrada franca.

(Com informações do Cerimonial do Gabinete do Reitor/ UFPA)

Nenhum comentário: