27.5.19

Amazônia Doc abre sua 5a edição nesta semana

A abertura contará com homenagem à professora e crítica de cinema Maria Luzia Miranda Alvarez e exibição do documentário “Torre das Donzelas”, da diretora Susanna Lira - vencedor do melhor documentário no Festival do Rio em 2018, e bate-papo após a sessão. O 5o Amazônia Doc abre nesta quinta-feira, 30, às 18h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes e vai até 7 de junho, com atividades de formação e debates, além de duas mostras competitivas, sessões especiais e lançamentos.

O festival ocorrerá em mais de um espaço da cidade. O Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes e o Cinema Líbero Luxardo sediam as exibições de filmes, já o Sesc Ver-o-Peso recebe as oficinas e mesas-redondas, numa programação que acompanha as mudanças da tecnologia e da sociedade. “Percebo uma grande mudança na realização de documentários e existe hoje uma diversidade de formatos e de protagonismos dessa produção, que é imprescindível para estabelecer uma reflexão profunda sobre o documentário contemporâneo”, afirma Zienhe Castro, coordenadora geral do evento, após sete anos de pausa desde a última edição, em 2012. 

Além das mostras competitivas, com 30 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, o evento também traz sessões especiais apresentando temas urgentes e estéticas inovadoras, que vão desde o clássico até o documentário experimental. Estão programados também quatro painéis de debate, três dias de masterclass com Alice Riff para alunos da Escola Pública Estadual e uma oficina sobre “Documentários de Impacto”. 

Mostras competitivas 

O evento recebeu 350 inscrições de filmes dos nove países da Pan-Amazônia, com grande número de documentários brasileiros, e diversidade de formatos. Na Mostra Pan-Amazônia, 21 filmes estão concorrendo, entre curtas, médias e longas, vindos de estados brasileiros e de outros países como Peru,  Bolívia, Equador e Colômbia. Para a Mostra Amazônia Legal, são nove filmes, também de formatos variados, sendo seis documentários de cineastas paraenses. 

A seleção foi realizada em abril pelo comitê de seleção formado por por Manoel Leite, Zienhe Castro, Felipe Pamplona, Marco Antônio Moreira e Carol Abreu. Os vencedores serão conhecidos no dia 07 de junho, na Sessão de Encerramento, durante a cerimônia de premiação nas categorias “Júri Oficial” e “Público”, quando serão entregues os troféus de miriti feitos pelo artesão Ronaldo Guedes. 

Os painéis/mesas iniciam dia 3 de junho com a exibição de “Caminho da Vacina” e “Doença de Chagas: encontrando uma geração”, com Victoria Servillano, produtora do Médico Sem Fronteiras e mediação de Zienhe Castro. O “Mercado Audiovisual”, com Marina Pompeu (Canal Brasil), Renée Castelo Branco (GLOBO News) e Angélica Coutinho (ANCINE) e Mediação de Carol Abreu, será no dia 5; e no mesmo dia às 18h30 a mesa “Nós Documentaristas” reúne Susanna Lira (cineasta), Ursula Vidal (secretária de Cultura – PA), Alice Riff (cineasta) e Keila Serruya (cineasta), com mediação de Zienhe Castro. 

No dia 6, a mesa aborda “Projetos que mudam o mundo”, com Josi Campos (Plataforma VideoCamp), Lívia Almendary (PlataformaTaturana) e Lília Melo (Cineclube TF), trazendo relatos sobre produção/realização de filmes com DNA Social e os impactos que os mesmos causam na sociedade.

Mulheres em foco

Tendo a concepção do cinema como uma ferramenta política,  esta edição tem o foco nas mulheres - seja na predominância da equipe, com 75% de nomes femininos na produção do evento, seja na escolha do júri totalmente formado por mulheres, ou mesmo na seleção dos documentários para as mostras competitivas. 

“Nosso Júri Oficial este ano é constituído por 10 mulheres incríveis, nossa produção conta com 17 mulheres na equipe e 10 homens e nossos painéis/debates serão formados por mulheres, e ainda, dos 30 filmes selecionados para as Mostras Competitivas, 12 filmes são de diretoras mulheres. Temos uma forte representação da mulher nesta 5a. edição. Era um desejo antigo possibilitar esse momento de encontro, de conversa entre nós realizadoras, produtoras, diretoras, roteirista, professoras e críticas de cinema”, explica Zienhe Castro. 

O festival também terá lançamentos de novas produções audiovisuais, como a pré-estreia de “Explosão da Ilha”, de Leo Chermont, e “Boi Pavulagem é Boi do Mundo”, de Ursula Vidal e Homero Flávio. No encerramento serão lançados o curta “Perspectivas”, produzido pelo Cine Clube TF com direção de Arthur Costa, e o longa documentário “Amazônia Groove”, do diretor Bruno Murtinho. 

Confira programação completa: http://amazoniadoc.com.br/

Nenhum comentário: