1.5.19

"Boulevard e Gardênias" estreia no Estúdio Reator

Jef Cecim com bonecos do espetáculo.
Foto: Dudu Lobato
A humanidade está sob ataque. Onde está a percepção, o sensório, as regras em meio ao caos das atitudes diárias? Em cartaz, no Estúdio Reator, “Boulevard e Gardênias” trata do nosso tempo, mas também reflete velhos gestos. Dois finais de semana: 2 a 4 e 9 a 11 de maio, sempre às 20h. 

8 anos depois da experiência com o Red Bag, Nando Lima e Jef Cecim se reúnem, mais uma vez, no espetáculo “Boulevard e Gardênias”. Nesta nova criação, Jef entrelaça corpo, objeto e um boneco mais exacerbado, crítico, inacabado. Tendo em cena, ainda, Dudu Lobato, o ator/manipulador traça um caminho desafiador em sua trajetória, sempre inovadora.“Aqui nesse Boulevard o objeto/ boneco/ator se desnuda. Não há truques, disfarces. É o boneco de beleza crua, inacabado”, diz Jef, que por muitos anos, ele o ator manipulador se manteve distante do boneco. 

Presente com figurino preto e luvas na atuação, o ator era invisível na cena, sem intervenções, como já se viu de forma já pulsante em Red Bag. “É o Jef  reinventando a si mesmo e, a técnica apurada por anos de trabalho, se desloca e se desafia, no encontro e, ao mesmo tempo, embate com os objetos que ele cria e manipula. Não são simples bonecos, são próteses, ideias e conceitos tornados matéria”, diz Nando Lima, que assina a direção do espetáculo.

A cenografia é composta por imagens de vídeos que grafitam texturas sobre placas de poliestireno, situando ou insinuando essa realidade polidimensional, criando um ambiente, um “plano geral” construído durante a ação pelos performers que algumas vezes aparecem com máscaras de animais, pontuando quase uma fábula que tramita entre o fogo da luz solar e a escuridão urbana.

O risco como performance da criação

Fotografia (frame de filme): Nando Lima
As ideias partiram de fragmentos da peça Paparazzi do dramaturgo Matéi Visniec, autor com o qual nando se identifica e que vem lendo há alguns anos. 

“Admiro e me identifico dom Matéi, o olhar 'nom sense', a critica afiada ao cotidiano, isso tudo está plasmado na obra dele, e quando falo em mastigação, o que estou fazendo é borrando todas as fronteiras,  sendo uma "reatuação", estou respondendo às provocações diárias, da casca que adquirimos vivendo nesse século e da forma atual que interagimos com o mundo, não sou ingênuo, pelo contrário sou ácido e exijo repertório, quero a bagagem de quem se arrisca a encontrar comigo'”, diz o diretor.

Dudu Lobato traz para a cena, o olhar da fotografia, interagindo com objetos /bonecos, sem as técnicas de manipulação de objetos, mas sob o domínio da performance. “Viramos ao avesso obras e artistas que admiramos; nesse caso específico olhamos também para Arthur Omar, Tadeusz Kantor, Pedro Cabrita Reis, além de revisitar "LIMITE" o filme de Mário Peixoto. Não temos pretensão de inventar novidades, mas somos despudorados na deglutição, o risco é nossa pauta”, finaliza Nando Lima.

Reator, lugar de fala

Foto: Dudu Lobato
O espetáculo foi gestado por quatro meses, no Estúdio Reator, onde agora estreia, reafirmando a longa parceria entre Nando Lima e Jef Cecim. 

“Essa parceria vem dos idos anos 1990, da nossa experimentação com a tecnologia vigente da época, onde tínhamos BGs, slide, spots de latas, sombras, também de cabeça pra baixo. Falo do sombra a l`ombre, que construímos no bar Go Fish, onde luz som e imagem já nos direcionava para os experimentos do Estúdio Reator”, diz Jef Cecim.

Lugar de experimentos e inquietações, o Estúdio Reator segue sua trajetória, como um espaço laboratório, atento às provocações do mundo. "Não é o ineditismo, mas a atenção a ideias verticais, que olham para o abismo e se jogam nele, é um túnel, espaço de dobra, submersão, onde cada vez que mergulhamos nos deparamos com os assombros do mundo", diz Nando LIma.

Pergunto a ele se há novidades, para além deste espetáculo. "Nenhuma novidade, mas muito trabalho sempre, tenho uma rotina diária de pesquisar o que acontece no mundo, faz algum tempo que decidi estar na 'borda' isso significa que aqui nessa beirada a rotina é ato de criar 'mas meus olhos continuam procurando por discos voadores no céu' ..amo..'", finaliza o diretor.

BOULEVARD E GARDÊNIAS

FICHA TÉCNICA

Performers
Jef Cecim
Dudu Lobato

Inspirado em "PAPARAZI"
Matéi  Visniec  

Confecção de objetos | bonecos
Jef Cecim

Figurinos
Jeferson Cecim | Nando Lima

Costuras
Telma Lima   

Cenografia | iluminação e sonoplastia
Nando Lima

Montagem de iluminação
Nelson Dantas

Portaria
Cristina Pessoa 

Fotografias
Dudu lobato

Vídeos
Arquivos REATOR
Jeferson Cecim
Dudu Lobato

Citação 
"LIMITE" Mario Peixoto (1931) 

Direção
Nando Lima

Serviço
Performance: Boulervard & Gardênias. No Estúdio Reator Travessa 14 de Abril, 1053 (entre Av. Gov. José Malcher e Av. Magalhães Barata). Dois finais de semana, de 02 a 04 e de 09 a 11 de maio, às 20h. Ingressos: R$ 20,00 (meia para estudantes). Mais informações: 981128497 e no site da performance: estudioreator.wixsite.com/boulevard.

Nenhum comentário: