8.5.19

Luis Girard faz um ensaio para lançar álbum solo

Foto: Carlos Borges
O artista vai lançar "Colossal" num espetáculo que já nasce premiado, pois é resultado do Projeto de Pesquisa e Experimentação “Nave do Tempo – Uma Viagem pelos Bailes da Saudade”, idealizado pelo artista e contemplado no Edital do Programa SEIVA – 2018 de fomento à cultura na área musical, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura através da Fundação Cultural do Pará e a Casa das Artes. Nesta quinta-feira, 9, ela faz um ensaio aberto ao público, no Zabumba, a partir das 21h.

“Na pesquisa busquei as referências da música ao vivo dos bailes noturnos dos anos 60 aos 80 na periferia de Belém. Também colhi depoimentos de pesquisadores e busquei a memória emotiva de artistas, seresteiros e de simples amantes dos bailes noturnos da época. Nisso, foram identificados os principais gêneros, estilos e timbres usados naquelas noites, além da importância da dança e dos ambientes daquelas festas. E toda a diversidade percebida no trabalho me inspirou na criação das canções que, cada uma na sua medida, espelha a sonoridade latina e caribenha da música paraense e a arremete à contemporaneidade”, explica o artista.

O nome Colossal traz a referência das vinhetas sonoras dos carros de publicidade que ainda hoje circulam pela periferia de Belém anunciando as festa de aparelhagem. Colossal também é a recriação experimental de um ambiente saudoso com obras inéditas revivendo um tempo em que muitas canções se tornaram eternas na memória afetiva de parte da população. 

Assim, ritmos como o merengue, a salsa, o bolero, o carimbó e o samba local são exemplos musicais do período e que formam um repertório que serviu de inspiração na produção do COLOSSAL, agora materializada na apresentação que acontece no Zabumba, onde Girard toca acompanhado de Marcelo Ramos, no violão multicordas e Marcio Jardim, na percussão. "O resultado desse trabalho é uma sonoridade de gafieira com o sotaque paraense, que combina metais, cordas e percussões, numa recriação experimental de um ambiente saudoso", completa Girard. 

O show de lançamento do novo trabalho, nas plataformas digitais e em CD acontece dia 07 de junho, no Apoena. Colossal foi gravado no Estúdio Z, é composto por 11 faixas. Luis Girard assina a autoria única de três canções e mais seis em parceria de Allan Carvalho, sendo que uma destas ainda tem a participação de Aninha Moraes. O álbum se completa com um merengue inédito de Ronaldo Silva e um carimbó que ganha versão única na voz de Girard. A produção tem a direção musical de Manassés Malcher, produção musical de Allan Carvalho e técnica de gravação de Thiago Albuquerque.

Serviço
Ensaio Aberto Show Colossal. Nesta quinta-feira, 9, a partir das 21h, no Zabumba, Trav. 14 de março, 1060. Umarizal. Entrada gratuita.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: