28.10.19

Mestre Vieira faria 85 e vai ter festa em Barcarena

Em 2017, no seu aniversário de 83 nos
Joaquim da Lima Vieira, Mestre Vieira, completaria 85 anos nesta terça-feira, 29 de outubro, data que deve se tornar o Dia Municipal da Guitarrada, em Barcarena, onde ele já era considerado patrimônio cultural. O dia de seu nascimento será comemorado pelos 8 filhos e familiares, seu fã clube, vários amigos, músicos e artistas paraenses,  com um sarau cultural na casa em que ele viveu.

Mestre Vieira faleceu em fevereiro do ano passado, aos 83 anos, mas continua vivo através de sua obra, um legado que segue reverberando na Música Brasileira. À exemplo disso, recentemente, em pleno Rock In Rio, ele foi citado e reverenciado por Lucas Estrela, guitarrista da mais nova geração de músicos influenciados pela Guitarrada. 

Não à toa, o fã clube do músico em Barcarena, representado pela Professora Betinha, reivindicou junto a Câmara Municipal, que a data 29 de outubro seja instituído o Dia Municipal da Guitarrada, ritmo já decretado Patrimônio Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Estado do Pará (Lei de n° 7.499, de 10 de março de 2011). O requerimento já foi feito pelo vereador Laurival Filho e aprovado pelos demais vereadores. Aguarda-se que se torne decreto de Lei, a ser sancionado pelo prefeito em exercício. 

A programação desta terça-feira iniciará pela manhã, na Biblioteca Municipal, às 9h, com a exibição a animação, "Os Dinâmicos", para estudantes da rede pública de educação. De tarde, às 17h, a série de 13 episódios inspirada nas músicas do grupo Vieira e Seu Conjunto, gravadas em LPs dos anos 1970 a 1990, também abrirá a programação que será realizada na Casa do Mestre, em Barcarena.  Após a sessão que receberá mais estudantes do município, haverá apresentação de atrações locais, com a participação de músicos do Clube da Guitarrada, que irão de Belém, tendo à frente o músico Bruno Rabelo, do blog “Lambada das Quebradas”. 

Vão se apresentar os grupos “Os Dinâmicos – Raízes da Guitarrada”, formado por músicos que gravaram os LPs Vieira e Seu Conjunto, “Filhos do Mestre”, que traz na formação entre outros músicos, três filhos músicos do guitarrista, Waldecir Vieira (baterista), Wilson Vieira (tecladista) e Waldir Vieira, (percussionista), além de Mestre Curica, Aldo Sena e Mestre Solano, que confirmaram presença. Também haverá participação de vários grupos locais, será apresentado ao público o projeto “Memória Viva Mestre Vieira” e haverá sorteio do DVD 50 Anos de Guitarrada, gravado em 2012 no Theatro da Paz.

Obra do músico passa por Inventário cultural


Os LPs, parte do legado do músico
Em vida, Mestre Vieira lançou em vida treze discos em formato LP e cinco em formato CD, considerando o CD que ele produziu Os Dinâmicos e Mestre Vieira, de 2015, e no qual também gravou. O segundo LP Lambada das Quebradas Vol. 2, um dos maiores sucessos de venda, nos anos 1980, principalmente no Nordeste, teve relançamento na Inglaterra, com uma capa bem diferente da original, que mostra os músicos em cima de um barco. 

Mestre Vieira é autor, ainda, de músicas feitas para os álbuns dos Mestres da Guitarrada e o compacto duplo da cantora Mirian Cunha, que ele produziu e lançou como Rainha da Lambada nos anos 1980.  

Informações mais precisas sobre a vida e obra do músico estão sendo levantadas pelo projeto “Inventário Mestre Vieira”, que foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018 e visa a produção de um Songbook com 30 músicas do artista e a renovação de seu site, que entre outras coisas, terá vídeos, textos e fotografias inéditas produzidas nos últimos 10 anos em que trabalhamos junto a sua carreira, além de reunir links e outros trabalhos nos quais ele esteve envolvido ou em que sua obra seja citada. O lançamento está previsto para abril de 2020.

Ícone da cultura paraense


Vieira e Seu Conjunto, a identidade secreta de Os Dinâmicos
Joaquim de Lima Vieira, que ficou conhecido como Mestre Vieira, o criador da guitarrada, nasceu em 1934, em Barcarena-PA, cidade onde ele se criou e viveu até sua morte, em 02 de fevereiro de 2018.  Ícone da cultura paraense, o músico autodidata, foi considerado um exímio guitarrista brasileiro. Ganhou de presente sua primeira guitarra desmontada e mesmo assim a colocou para solar, usando cordas de violão e um amplificador caseiro criado por ele mesmo. 

Descoberto por um produtor musical representante da antiga gravadora Continental, lançou o primeiro LP em 1978, o clássico Lambada das Quebradas Vol. 1, e não parou mais de produzir. Nos anos 1990, período em que a Lambada ganhou outros rumos com o Grupo Kaoma e Beto Barbosa, Mestre Vieira ficou esquecido pela mídia, mesmo sendo o percussor de tudo isso, injustiça que tem uma reviravolta que começa no início dos anos 2000.

Naquele ano, Mestre Vieira inspira o surgimento dos Mestres da Guitarrada, ao lado de Aldo Sena e Mestre Curica. O grupo, produzido por Pio Lobato, guitarrista responsável pela “redescoberta” de Mestre Viera, foi abraçado pela Funtelpa, se tornando o projeto que recolocou a Guitarrada no circuito musical Nacional, além de ter provocado o novo boom da música paraense que, a partir daí, retoma sua visibilidade no cenário musical do país, com artistas como Gaby Amarantos, Lia Sophia, Gang do Eletro, Felipe e Manoel Cordeiro. 


O quarto do músico, em sua casa em Barcarena
Foto: Otávio Henriques
Depois disso, já encontrei o músico às voltas com o lançamento do primeiro disco independente, o CD “Guitarrada Magnética” (2009), e em seguida gravamos o primeiro DVD dele, em 2012. Mais tarde gravou o segundo CD, também de forma independente, editado pela Na Music. Lançamos “Guitarreiro do Mundo", com shows em Belém, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2016, antes da descoberta da doença, um câncer de próstata, ainda gravamos o curta metragem “Passe de Mestre”, para o projeto Sonora Pará, da TV Cultura do Pará onde ele falou de duas grandes paixões nesta vida, a música e o futebol. 

Em tratamento, ele ainda voltou a tocar no ano seguinte, em 2017, fazendo shows em Niterói e Rio de Janeiro, onde também gravou um clipe de sua música “Lambada Portuguesa”, com o grupo Noites do Norte.  Em Belém, fez shows no Festival do Abacaxi, em Barcarena, e no Teatro do Sesi, onde foi apresentado o show “Acordes do Círio”, ao lado de Sebastião Tapajós, Mestre Solano e Mestre Laurentino.

A última apresentação em público foi no seu aniversário de 83 anos. Já em dezembro, após uma recaída da doença, o músico passou por internações, sendo a última, no final de janeiro de 2018, vindo a falecer no dia 02 de fevereiro de 2018. Ficou a saudade e seu legado musical, que não o deixarão cair no esquecimento.

Para ver e curtir

No Terruá Pará - 2006
Os Mestres da Guitarrada 

Making Of do DVD - 2012
50 anos de guitarrada 

No lançamento do CD "Guitarreiro do Mundo" - 2015
Caixa Cultural

No Teatro do Centro de Artes da UFF, Niterói-RJ– 2017.
Territórios da Arte 

Trailer da animação - 2016
"Os Dinâmicos" 

Serviço
Sarau Cultural em homenagem a dia de nascimento de Mestre Vieira, que faria 85 anos, nesta terça-feira, 29 de outubro de 2019, a partir das 17h, na Travessa Santo Antônio, 1282, em Barcarena. De Belém, é possível chegar de barco a cidade da guitarrada, pelo Porto Foca no Ver o Peso ou Arapari na Siqueira Mendes, ou pela estrada de carro (Alça Viária) ou pegando ônibus na Rodoviária. Mais informações 91 8134.7719.

Nenhum comentário: