Em 2017, no seu aniversário de 83 nos |
Mestre Vieira faleceu em fevereiro do ano passado, aos 83 anos, mas continua vivo através de sua obra, um legado que segue reverberando na Música Brasileira. À exemplo disso, recentemente, em pleno Rock In Rio, ele foi citado e reverenciado por Lucas Estrela, guitarrista da mais nova geração de músicos influenciados pela Guitarrada.
Não à toa, o fã clube do músico em Barcarena, representado pela Professora Betinha, reivindicou junto a Câmara Municipal, que a data 29 de outubro seja instituído o Dia Municipal da Guitarrada, ritmo já decretado Patrimônio Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Estado do Pará (Lei de n° 7.499, de 10 de março de 2011). O requerimento já foi feito pelo vereador Laurival Filho e aprovado pelos demais vereadores. Aguarda-se que se torne decreto de Lei, a ser sancionado pelo prefeito em exercício.
A programação desta terça-feira iniciará pela manhã, na Biblioteca Municipal, às 9h, com a exibição a animação, "Os Dinâmicos", para estudantes da rede pública de educação. De tarde, às 17h, a série de 13 episódios inspirada nas músicas do grupo Vieira e Seu Conjunto, gravadas em LPs dos anos 1970 a 1990, também abrirá a programação que será realizada na Casa do Mestre, em Barcarena. Após a sessão que receberá mais estudantes do município, haverá apresentação de atrações locais, com a participação de músicos do Clube da Guitarrada, que irão de Belém, tendo à frente o músico Bruno Rabelo, do blog “Lambada das Quebradas”.
Vão se apresentar os grupos “Os Dinâmicos – Raízes da Guitarrada”, formado por músicos que gravaram os LPs Vieira e Seu Conjunto, “Filhos do Mestre”, que traz na formação entre outros músicos, três filhos músicos do guitarrista, Waldecir Vieira (baterista), Wilson Vieira (tecladista) e Waldir Vieira, (percussionista), além de Mestre Curica, Aldo Sena e Mestre Solano, que confirmaram presença. Também haverá participação de vários grupos locais, será apresentado ao público o projeto “Memória Viva Mestre Vieira” e haverá sorteio do DVD 50 Anos de Guitarrada, gravado em 2012 no Theatro da Paz.
Obra do músico passa por Inventário cultural
Os LPs, parte do legado do músico |
Mestre Vieira é autor, ainda, de músicas feitas para os álbuns dos Mestres da Guitarrada e o compacto duplo da cantora Mirian Cunha, que ele produziu e lançou como Rainha da Lambada nos anos 1980.
Informações mais precisas sobre a vida e obra do músico estão sendo levantadas pelo projeto “Inventário Mestre Vieira”, que foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018 e visa a produção de um Songbook com 30 músicas do artista e a renovação de seu site, que entre outras coisas, terá vídeos, textos e fotografias inéditas produzidas nos últimos 10 anos em que trabalhamos junto a sua carreira, além de reunir links e outros trabalhos nos quais ele esteve envolvido ou em que sua obra seja citada. O lançamento está previsto para abril de 2020.
Ícone da cultura paraense
Vieira e Seu Conjunto, a identidade secreta de Os Dinâmicos |
Descoberto por um produtor musical representante da antiga gravadora Continental, lançou o primeiro LP em 1978, o clássico Lambada das Quebradas Vol. 1, e não parou mais de produzir. Nos anos 1990, período em que a Lambada ganhou outros rumos com o Grupo Kaoma e Beto Barbosa, Mestre Vieira ficou esquecido pela mídia, mesmo sendo o percussor de tudo isso, injustiça que tem uma reviravolta que começa no início dos anos 2000.
Naquele ano, Mestre Vieira inspira o surgimento dos Mestres da Guitarrada, ao lado de Aldo Sena e Mestre Curica. O grupo, produzido por Pio Lobato, guitarrista responsável pela “redescoberta” de Mestre Viera, foi abraçado pela Funtelpa, se tornando o projeto que recolocou a Guitarrada no circuito musical Nacional, além de ter provocado o novo boom da música paraense que, a partir daí, retoma sua visibilidade no cenário musical do país, com artistas como Gaby Amarantos, Lia Sophia, Gang do Eletro, Felipe e Manoel Cordeiro.
O quarto do músico, em sua casa em Barcarena Foto: Otávio Henriques |
Em tratamento, ele ainda voltou a tocar no ano seguinte, em 2017, fazendo shows em Niterói e Rio de Janeiro, onde também gravou um clipe de sua música “Lambada Portuguesa”, com o grupo Noites do Norte. Em Belém, fez shows no Festival do Abacaxi, em Barcarena, e no Teatro do Sesi, onde foi apresentado o show “Acordes do Círio”, ao lado de Sebastião Tapajós, Mestre Solano e Mestre Laurentino.
A última apresentação em público foi no seu aniversário de 83 anos. Já em dezembro, após uma recaída da doença, o músico passou por internações, sendo a última, no final de janeiro de 2018, vindo a falecer no dia 02 de fevereiro de 2018. Ficou a saudade e seu legado musical, que não o deixarão cair no esquecimento.
Para ver e curtir
No Terruá Pará - 2006
Os Mestres da Guitarrada
Making Of do DVD - 2012
50 anos de guitarrada
No lançamento do CD "Guitarreiro do Mundo" - 2015
Caixa Cultural
No Teatro do Centro de Artes da UFF, Niterói-RJ– 2017.
Territórios da Arte
Trailer da animação - 2016
"Os Dinâmicos"
Serviço
Sarau Cultural em homenagem a dia de nascimento de Mestre Vieira, que faria 85 anos, nesta terça-feira, 29 de outubro de 2019, a partir das 17h, na Travessa Santo Antônio, 1282, em Barcarena. De Belém, é possível chegar de barco a cidade da guitarrada, pelo Porto Foca no Ver o Peso ou Arapari na Siqueira Mendes, ou pela estrada de carro (Alça Viária) ou pegando ônibus na Rodoviária. Mais informações 91 8134.7719.
Nenhum comentário:
Postar um comentário