5.3.20

Teatro paraense de luto por Maria Sylvia Nunes

Foto: Alexandre Moraes
Diretora e professora, Maria Sylvia Nunes faleceu aos 90 anos, nesta quinta-feira, 5 de março, deixando um importante legado a história do teatro paraense. O velório ocorre no Museu da UFPA, na avenida Governador José Malcher, 1192, às 15h, em Belém.

Maria Sylvia Ferreira da Silva Nunes era capricorniana, nascida em 7 de janeiro de 1930. Foi diretora de teatro e professora sendo nos ultimo anos docente aposentada da Universidade Federal do Pará (UFPA), , universidade onde lecionou História do Teatro, História do Espetáculo e Teoria do Teatro. Foi porém, em direito que ela se formou pela Faculdade de Direito do Pará (encampada pela UFPA) em 1952, juntamente com Benedito Nunes, com quem se casou no ano de sua formatura, ficando juntos por 60 anos até que ele se despediu também, partindo antes dela.

Juntos fundaram, em 1957, o Norte Teatro Escola do Pará que se destacou na cena nacional do país nos festivais de teatro amador, sendo o primeiro grupo brasileiro a encenar o Auto Morte e Vida Severina, do poeta João Cabral de Melo Neto, no Primeiro Festival Nacional de Teatro Amador, em Recife, terra do autor, no ano de 1958. 

O NTEP não durou muito tempo e o próximo e encerrou suas atividades com uma nova iniciativa de Maria Sylvia Nunes e Benedito Nunes, a fundação, em 1962, o Serviço de Teatro da Universidade Federal do Pará, que mais tarde se tornaria a Escola de Teatro e Dança da UFPA.

A história do Grupo Norte de Teatro Escola do Pará foi contada no documentário “Teatro Amador em Belém nos anos dourados do Brasil”, uma produção do ator e músico Luciano Lira lançado em 2013, como resultado de sua Tese de Coclusão de Curso. O filme traz à tona a trajetória de um grupo que deixou grandes influências no teatro paraense, com depoimentos da própria Maria Sylvia.

Em vida, a professora recebeu inúmeras homenagens, uma delas pelo então goerno do Pará, quando deu seu nome ao Teatro do complexo cultural Estação das Docas, em Belém. Em 2019, a UFPA também prestou merecida homenagem a ela, que foi condecorada com o título de Professora Emérita da UFPA. 

Maria Sylvia, em 2019, recebendo título da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
A cerimônia foi realizada no Teatro universitário Cláudio Barradas, no dia 28 de junho, entrando no teatro acompanhada pelos professores Amir Haddad e Carlos Marcondes, primeiros docentes das turmas de Teatro na Universidade, e pelo atual diretor da ETDUFPA, professor Jaime Amaral.

O falecimento de Maria Sylvia Nunes, ocorrido nesta madrugada, foi anunciado em nota emitida pela Reitoria da UFPA. Rip.

Nenhum comentário: