13.5.20

Patrimônio é tema de live do Circular com o Iphan

A iniciativa faz parte das ações digitais do projeto Circular, em tempos de Pandemia. Nesta quinta-feira, 14, às 17h, a live terá Maria Dorotea de Lima, conduzindo a live com Cyro Lins, do IPHAN Pará. Transmissão pelo Instagram do Circular.

É uma nova realidade. Ao invés de chamar a ocupar as ruas, o Circular, em tempos de pandemia, vem potencializando seus canais. Trocou #vemcircularbelem por #SerCircular e ficar em casa.

Em abril, o projeto realizou 30a edição, a primeira em 2020, inteiramente digital, por causa da situação pandêmica pela qual passa o mundo. Por meio de seus canais no Youtube, Facebook e Instagram, reuniu e apresentou ao público conteúdos de diversos artistas e parceiros. Foram 14 horas de programação com cerca de 40 conteúdos. Foi sucesso de acessos, curtidas e visualizações. Diante da ótima repercussão, a dose deve se repetir na 31ª edição que está sendo preparada para um domingo no mês de junho, mas enquanto isso, nada está parado, e outras ações digitais estão sendo feitas. 

Nesta quinta-feira, 14 de maio, por exemplo, o Circular realiza uma live para falar sobre patrimônio cultural. Maria Dorotea de Lima, coordenadora do Fórum Circular – Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade, vai conversar o antropólogo Cyro Lins, técnico do Iphan no Pará, sobre o Prêmio Rodrigo Mello Franco, versão 2020, cujas inscrições estão abertas,  e também sobre as Ações de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial no Pará.

Realizado pelo Iphan desde 1987 o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, de abrangência nacional, é uma ação de reconhecimento e promoção de iniciativas relevantes de valorização e preservação do patrimônio cultural levando-se em conta originalidade, exemplaridade e contribuições consideradas merecedoras de reconhecimento público.

Maria Dorotea de Lima (Foto divulgação)
O Circular foi um dos vencedores do prêmio do Iphan, em 2018. E assim como ele, outros projetos do Pará também já foram premiados com as mais diversas iniciativas, uma delas, parceira do Circular também, o Roteiro Geo Turístico, projeto de extensão da Faculdade de Geografia, da UFPA.



O objetivo da live, de acordo com Dorotea, é contribuir com a divulgação dessa iniciativa e trazer mais prêmios para o nosso estado. Ao longo destes 33 anos e sem fugir de seus objetivos, o formato do prêmio passou por alguns ajustes e adaptações visando ao seu melhor desempenho, corrigindo distorções e lacunas identificadas. E, em tempos de pandemia, quais as mudanças realizadas visando atender as condições de isolamento social e até de “lockdown”? 

Todos os anos, Cyro realiza uma oficina presencial para explicar e incentivar projetos da região. Desta vez não foi possível. Em 2020, uma das mudanças no edital foi a diminuição do valor da premiação. Há outras questões. O técnico do Iphan vai trazer essas informações e poderá tirar dúvidas de quem estiver inscrevendo ou pretendendo submeter propostas.

Cyro Lins, técnico do Iphan-Pa (Foto: Cláudio Ferreira)
O Iphan é a instituição nacional responsável pela coordenação em nível nacional das políticas relacionadas ao patrimônio cultural brasileiro, entre as quais a salvaguarda do patrimônio cultural. Outro assunto da Live, portanto, serão os bens registrados do Pará, planos de salvaguarda, ações entre outros direcionamentos.


O governo federal nomeou nesta segunda-feira (11/5) a nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. Ela substitui a historiadora Kátia Santos Bogéa, que ocupava o cargo desde junho de 2016 e vinha realizando um trabalho já com dificuldades, por falta de recursos e outras questões impostas pelo governo Bolsonaro. Formada em Turismo e Hotelaria, não ter em seu currículo referências a uma atuação relacionada com preservação do patrimônio histórico e cultural do país. A nomeação de Larissa é polêmica. O tema, porém, mereceria uma outra live.

Serviço
Live do Circular Campina Cidade Velha, com Maria Dorotea de Lima, e IPHAN-PA, com Cyro Lins. Das 17h às 18h, no Instagram do circular: @circularcampinacidadevelha.

Nenhum comentário: