13.5.20

Casarão do Boneco realiza o 1o Amostra Aí online

Desenvolvido desde 2015, com apresentação de espetáculos e contação de histórias, um sábado a cada mês, o Amostraí está de volta, neste sábado, 16 de maio, a partir das 17h, em formato virtual. A transmissão será realizada pelo Facebook, na página oficial do Casarão do Boneco. O ingresso continua sendo na base do pague quanto puder, mas desta vez, por meio de depósito bancário.

A última ação do Amostraí ocorreu este ano, no dia 13 de março, antes de iniciarmos o processo de isolamento social no dia 14, 15 de março, oficialmente, e necessário à prevenção contra o coronavírus. Em abril, nenhuma atividade foi realizada, mas foi um tempo necessário para que o coletivo amadurecesse a iniciativa, aderindo ao que já vem sendo adotado pelo meio cultural como forma de manter  atividades e a sobrevivência de espaços, grupos coletivos e artistas em meio a pandemia.

Nesta edição, serão apresentadas três contações de histórias que duram entre 15 e 20 minutos. “No que acreditam nossos parentes”, da Cia. Girândola de Contadores de Histórias, com Alci Santo; “Mundiado – A história da Cobra Grande”, da Cia de Teatro Madalenas, com Leonel Ferreira e ainda “Narrações cantaroladas de gatos e outros animais selvagens”, da a Cia Sorteio de Contos, com Lucas Alberto .

Seguindo a tradição de suas narrativas, nesta apresentação on-line, Lucas Alberto pede licença para entrar em nossas casas e uma leitura cantada do livro infantil “Gato Cachorro”, de autor desconhecido. O ator contador de histórias pedirá para que as pessoas sigam uma cantoria animada e descontraída dos bichos de cada foto do livro de pano, que será mostrado.

Lucas Alberto, da Cia Sorteio de Contos
Foto: Luciana Medeiros/Março de 2019
“Não vale errar heim”, brinca. Em seguida, ele vai animar objetos que podem ser encontrados em casa. “Contarei a história de como os gatos começaram a morar com os humanos. Começa com uma gata esperta que conquista todos com sua música, mas que deseja encontrar o anima mais... O resto não conta agora”, diz Lucas.

Alci Santos traz a história de três mitos de origem, segundo os povos da floresta do Brasil. E Leonel Ferreira faz um mergulho no imaginário popular amazônico no qual causos são representados e divididos em momentos de suspense e diversão todos ligados ao universo da encantaria.

“Nós do Casarão do Boneco, em primeiro lugar, queremos dizer que estamos solidários a todos os que perderam um ente querido, ou que estão em sofrimento por este processo pandêmico que estamos atravessando. Sabemos que nada pode reparar tantas perdas, e que diante deste caos e desgovernos que vivemos, estamos tateando caminhos de cura, de mais amor e solidariedade”, finaliza o grupo.

O objetivo agora é ocupar os espaços virtuais com o intuito de manter a casa, pois ainda que esteja de portas fechadas, precisa de manutenção. Ano passado, o coletivo intensificou atividades e realizou eventos dentro da Campanha Chão e Teto - Salve o Casarão do Boneco. Conseguiram arrecadar o suficiente para mexer no corredor mas havia e ainda há outros problemas estruturais que precisarão ser solucionados. Tudo que estava arrecadado, além de ser dividido em modestos cachês aos artistas, também era investido no espaço físico.

“Acreditamos na arte como um caminho, é o que temos a oferecer em contrapartida a tudo que todos estão vivendo neste momento de Pandemia e contamos com o seu apoio para que possamos continuar nosso trabalho de incluir a arte como ingrediente importante na cesta básica de todo cidadão”, diz o coletivo de artistas que integram o Casarão do Boneco.

PROGRAMAÇÃO
  • No que acreditam nossos parentes...?
  • Mundiado – A história da Cobra Grande
  • Narrações cantaroladas de gatos e outros animais
Serviço
AMOSTRAÍ VIRTUAL - Sábado, 16 de maio, às 17h - Transmissão ao vivo pelo facebook: https://www.facebook.com/casaraodoboneco/ . Ingresso: Pague quanto puder, com depósito na conta do Banco do Brasil - Ag. 2946-7 – c/c:  716.222-7 (Leonel Rodrigues Ferreira). Mais informações: 91 9 8365.8581 (Whatsapp).

Nenhum comentário: