12.5.20

Tenho “Catolé e Caraminguás” na memória do blog

“Catolé e Caraminguás”, da In Bust Teatro com Bonecos está na memória do que já escrevi durante estes 11 anos de blog. A estreia foi no dia 14 de maio de 2009, mas antes o grupo fez duas apresentações especiais. No ano seguinte, seguiu em circulação por vários municípios, oportunidade para fazermos uma espécie de diário  de estrada. 

“Catolé e Caraminguás” é o 13º espetáculo da In Bust Teatro com Bonecos, cuja trajetória remonta ao final dos anos 1990. Adaptação de Adriana Cruz, sobre a obra “Os Ciúmes do Pedestre, ou O Terrível Capitão do Mato”, de Martins Pena, foram necessários alguns meses de gestação, muitos jogos teatrais até a estreia. Em 12 de maio, ele foi mostrado primeiro para uma plateia seleta, uma espécie de ensaio geral, no charmoso anfiteatro rodeado de Tajás gigantes, que fica no quintal amazônico do Casarão do Boneco, situado na Av. 16 de Novembro, próximo a Praça Amazonas. 

Montado com recursos do Prêmio Cláudio Barradas - Fomento às Artes Cênicas – Secult, de 2008 -  quem lembra desse edital? -, trazia no elenco original, Aníbal Pacha, um dos fundados da companhia; Charles Wesley; Cristina Costa, produtora do grupo que acabou indo pra cena, além de Marilea Aguiar e Michel Amorim. Posteriormente, houve substituições com Adriana Cruz, Vandiela Foro e Paulo Nascimento. 

O espetáculo já tinha sido revelado a outro público seleto, em Igarapé Açu, durante a circulação do Bonecos na Estrada – Em Caravana, realizado com recursos da Lei Rouanet e Banco da Amazônia. A ideia da montagem havia surgido lá, em uma oficina com fazedores do teatro local, e então foi uma espécie de teste para a In Bust, e uma surpresa para a plateia.

Naquela circulação, oficialmente, eram apresentados “Fio de Pão – A Lenda do Cobra Norato” e “Curupira – Um Milhão de Nós”. Passamos não só por Igarapé Açu, como também pelos municípios de Tomé-Açu, Concórdia do Pará, Inhangapi, Bujarú, São Domingos do Capim, Bonito, São Miguel do Guamá, Irituia, São Francisco do Pará, Nova Timboteua e Peixe-Boi.

As experiências de estrada e rios com a In Bust fazem parte da minha trajetória e crescimento profissional. Em 2010, o projeto Circula Catolé realizado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, do Ministério da Cultura, numa época que já nos parece tão distante, levou o espetáculo a Rodon do Pará, Marabá, Abaetetuba e Cametá.

Inspirado na Commedia Dell’Arte, o espetáculo seguiu sua trajetória em 2011, participando da Feira Pan Amazônica, evento realizado pelo Governo do Estado, via Secult-Pa, e circulou pela Região Norte, com o Amazonia das Artes, projeto que dá saudade, do Sesc. Houve apresentações, se não me falha a memória (risos), em 2015. Para não me alongar, a quem interessar, deixo links a seguir, com as várias matérias escritas no blog. 

Links de referências

24 de julho de 2009 – Apresentação em Igaparé Açu
https://bit.ly/Catolé_surpresa

12 de maio de 2009 – Dois dias antes da estreia oficial
https://bit.ly/Pre_Estreia

9 de maio de 2010 – Circula Catolé em Rodon do Pará e Marabá
https://bit.ly/CatoleCircula

28 de maio de 2010 – Enceramento do Circula Catolé em Belém
https://bit.ly/Catole_Encerra

Link geral 
https://bit.ly/CatoleTodas

Nenhum comentário: