16.11.20

IFPA realiza o webnário internacional Brasil-África

O I Webinário Internacional Brasil-África abriu nesta segunda-feira, 16, e vai até dia 23 de novembro, com realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA). Trazendo como tema “Olhares de Resistência e a questão de direitos sobre a vida e a ancestralidade”, em formato on-line, o evento tem como objetivo celebrar o dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. A proposta, interdisciplinar, reúne artistas, intelectuais, militantes do movimento negro e indígena. 

Durante os seis dias de programação, assuntos importantes sobre racismo e equidade racial serão tema de debate, como Necropolítica, Saberes Arte e Cultura, Gênero, A Questão Ambiental, Religiosidade e Ancestralidade, entre outros. O roteiro inclui ainda atividades culturais, com show musical e mostra de cinema. A proposta é estimular reflexões, evidenciar e debater os múltiplos olhares de resistência, e a questão de direitos sobre a vida e ancestralidade no Brasil e na África. 

O Webinário é promovido pela RENNEABI- IFPA (Rede de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros NEAB, de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e Grupos Correlatos), com representantes dos 18 campi da Instituição.  A Rede atua há anos nas diferentes dimensões das relações etnicorraciais, promovendo ações e políticas afirmativas. 

Os núcleos e grupos estão definidos em legislação própria a partir do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, obedecendo dessa forma à implementação do Artigo 26A da LDB nº 9394/1996.

“As ações coletivas requerem maior discussão propiciada por esse conjunto de mentes. Essa é uma ação construída e associada a vários campi do IFPA, com uma pluralidade de temas e convidados e abordando as diversas realidades regionais, nacionais e internacionais. No entanto, numa ação conjunta com os outros NEABIs e NEABs, apostamos num evento que apresenta e fortalece as ações em Rede, e que traz uma pauta comum: diversidade e antirracismo. Com as limitações impostas pela pandemia, e mesmo distantes, queremos estreitar relações, promovendo o diálogo sobre temas tão importantes. Reuniremos membros da sociedade civil, pesquisadores, artistas, militantes brasileiros e africanos, dando visibilidade e protagonismo a esses atores fundamentais para a preservação das tradições e culturas afro-brasileiras e africanas”, diz Laurenir, da Coordenação Geral, em Belém.

Além de dar visibilidade ao trabalho dos Núcleos, o encontro quer aproximar os diversos grupos sociais no Brasil e na África, estendendo e estreitando as relações institucionais com setores variados da sociedade. 

Entre os palestrantes estão representantes de Moçambique e Benin; de instituições como IFPA, Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Associação dos Filhos e Amigos da Cultura Afro Brasileira (Afacab).

Uma das mesas vai discutir "Gênero, raça e sexualidade", que pretende trazer alternativas para enfrentar os problemas sérios enfrentados no Brasil e em vários outros países da África. Para Ana Célia Barbosa Guedes que estará junto com José Luiz de M. Franco, neste debate, o I Webnário Internacional Brasil-África: Olhares de Resistência e a questão de direitos sobre a vida e a ancestralidade vai apresentar questões específicas sobre raça, gênero e sexualidade, problematizando e debatendo questões fundamentais para a compreensão das desigualdades existentes em nosso país. 

"Essas discussões e debates dentro do Instituto Federal do Pará certamente ajudarão docentes, discentes e profissionais de diversas áreas do conhecimento a refletir e questionar seus pares e instigar a uma educação antirracista e mais comprometida com a equidade de raça, gênero e ao respeito às diferentes sexualidades”, diz Ana Célia.

O Brasil também passa por um momento de acentuada intolerância em vários setores – especialmente entre os praticantes de religiões afro-brasileiras. E esse será tema da  mesa Aláfia: Olhares Interdisciplinares acerca das tradições religiosas Afro Brasileiras. Para Douglas de Oliveira e Oliveira, as tradições religiosas afro-brasileiras no Brasil sofrem ataques há séculos. 

"A grande diferença nos tempos atuais é que a tecnologia e as redes sociais estão permitindo o registro e a denúncia de forma mais rápida. Importante também destacar que essas tradições não são vítimas apenas de preconceito (ideias preconcebidas) e de discriminação (exteriorização dessas ideias) – são alvo de algo muito mais grave: racismo religioso. O I Webnário Internacional Brasil-África será um espaço importante para dar visibilidade, vez e voz a pesquisadores e praticantes dessas tradições religiosas, ajudando a desmitificar o tema, promover a educação antirracista e combater o racismo religioso”, diz Douglas de Oliveira e Oliveira.

Serviço

O que – I Webinário Internacional Brasil-África

Quando – 16 a 23/11

Programação:

www.is.gd/1wiba2020

Inscrições até dia 16 de novembro:

www.is.gd/inscricao1wiba

Nenhum comentário: