18.11.20

“Afroamazônico” é o primeiro DVD de Bruno BO

O trabalho traz canções que marcaram a trajetória de mais de 20 anos do rapper. No material há ainda cenas de bastidores, depoimentos de outros artistas e videoclipes. Você confere a partir desta quarta-feira, 18, às 19h, no canal do artista no YouTube.

Original do Norte, Bruno BO é um dos nomes pioneiros do Rap e do Ragga no Estado do Pará. Em carreira solo, desde 2002, o artista faz fusões de estilos como Rock, Rap e Ragga. Esta experimentação está presente em “Afrormazônico”, com faixas que englobam sucessos e inéditas, que falam sobre ancestralidade, sua visão de mundo e amor. O projeto contempla ainda uma semana de extensão envolvendo Rap e Educação, com patrocínio do programa Natura Musical. 

Elementos afrolatinos da Cumbia, Guitarrada, Lambada e também o Tecnobrega paraense fazem parte da bagagem sonora do trabalho.  “O DVD traz o show ao vivo, videoclipes, declarações e uma mixtapte. Como não havia feito em mais de 20 anos várias coisas tradicionais no Hip Hop, agora fiz pra entender o ‘Afroamazônico’ e o Bruno BO de alguma forma”, diz o rapper. 

Além de MC, Bruno BO é pesquisador e fez pesquisas durante toda sua trajetória acadêmica, em Ciências Sociais, sobre a cultura Hip Hop, em especial o Rap, se tornando o primeiro MC de Rap brasileiro a conquistar o título de Doutor em exercício. Seu conhecimento antropológico é aliado à sua musicalidade. 

Para as canções que integram a mixtape Bruno BO convidou nomes importantes para sua carreira, da nova e da antiga geração do Rap paraense e também nacional. São eles: Bruna BG (PA), Negro Edi (PA), Pjó (PA), Slim Rimografia (SP), Souto MC (SP), Thiago Elniño (RJ); além de dialogar com músicos de outros gêneros musicais, tais como: Manoel Cordeiro, Nanna Reis, Keila e Jayme Katarro. 

A produção musical é de Wagner Bagão, renomado engenheiro de som, que já acumula trabalhos com Tribo de Jah, S.O.J.A e Sizzla. Em 2018, eles gravaram “Sempre pelo Certo” para a mixtape do projeto Dubalizer – de Bagão – que deve ser lançada no próximo semestre. 

Bruno BO é doutor em Antropologia e professor do Instituto Federal do Pará (IFPA). Em alusão às celebrações pela Consciência Negra, promoveu, ainda, de 16 a 18, a segunda edição do projeto “Semana de Extensão Quinto Elemento” e a “V Africanidades”, com uma programação que envolve Rap e Educação. 

Com a proposta de discutir o Rap como ferramenta de Educação e a música como instrumento de transformação social, a programação promove mesas de debates com artistas e pesquisadores do segmento. Toda a programação será realizada pela internet. A programação acadêmica contou com a participação da rapper paulista Souto MC e do paraense Pelé do Manifesto. Ambos foram convidados especiais no DVD “Afroamazônico”.  

O DVD “Afroamazônico” é um projeto contemplado pelo programa Natura Musical por meio do edital 2017, com o apoio e da Lei estadual de incentivo de incentivo à Cultura – Semear e realização do MusicaParaense.Org. 

Canais do artista

Confira as canções que integram o DVD: 

  • Arma Literária - participação: Thiago ElNiño e Bando Mastodontes
  • Sempre pelo certo
  • Sentimento real
  • Dom da vida
  • Garota do setor
  • Floresta de concreto - participação: Keila
  • Calor, suor e paixão – participações: Slim Rimografia e Nanna Reis
  • Só na manha - participação: Pjó
  • Mesmo assim - participações: Bruna BG e Negro Ed
  • Expressividade - participação: Souto Mc
  • Loirinha americana - participações: Mestre Laurentino e Ícaro Suzuki
  • Delinquentes - participações: Jayme Katarro e Ícaro Suzuki
  • Sua revolução
  • Ocultando conclusões
(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa do artista)

Nenhum comentário: