14.9.21

Ampli Sessions traz performance autoral de Inesita

Foto: Igor Negrão

A segunda semana do Ampli Sessions – Edição Especial trará como atração a musicista e compositora paraense Inesita, que preparou um repertório autoral para o projeto, realizado pela Ampli Criativa e Soma Música, selecionado pela Lei Aldir Blanc Pará. O programa vai ao ar no Youtube da AmpliCriativa nesta quarta, 15, às 20h.

Inesita representa a música feminina da Amazônia e é uma das atrações da segunda edição da Ampli Sessions que conta ainda com Félix Robatto, Steamy Frogs e um single/clipe feito de forma colaborativa por diversos artistas como Dona Onete e Móbile Lunar. "Projetos como o Ampli Sessions são de extrema importância para divulgar a música paraense e o próprio artista. Pra gente, é necessário ter um produto de qualidade tanto visual quanto sonoro para jogar no mundo”, explica a artista.

Para a Ampli Sessions, Inesita apresenta três músicas autorais de diferentes momentos de sua carreira. A primeira é O Barco, lançada em 2017 no primeiro EP Normal de Pedra, a segunda música é Céu no Olhar, lançada semana passada como single do primeiro álbum da artista: Cada Objeto uma Canção, que será lançado ainda este mês; encerrando, Inesita apresenta Esfarrapa o Pé, que está no segundo EP Cinza de 2018. 

Leo Chermont
Foto: Igor Negrão

“Coincidentemente, todas as músicas do repertório têm a célula do Carimbó na sua mistura e para a apresentação chamei o Léo Chermont, que é o produtor dos EPs e do álbum pra tocar a guitarra e o Junhão na bateria”, conta.

Foi em 2009, que Inesita se lançou profissionalmente na música: atuando como baixista e tecladista n'O Meio do Mundo, sua primeira experiência com banda autoral. Em 2014, foi contrabaixista na banda A República Imperial, quando lançaram o EP Cinema Ór e a partir desse trabalho, começou a participar de vários projetos e festivais como o 9° Se Rasgum (2014) e Festival Demo Sul (Londrina 2016). 

Em 2017, deu início à carreira solo com o lançamento do EP Normal de Pedra, e em 2018, lançou o segundo: Cinza, os dois produzidos por Léo Chermont. Atualmente, Inesita vem se dividindo entre atuar como contrabaixista nos projetos Elder Effe e Os Comparsas e A Trip To Forget Someone e sua carreira solo. No final de setembro, a artista lança o primeiro álbum: Cada Objeto uma Canção.

Foi a música que ajudou a artista a enfrentar a pandemia. “A música salva. Foi o que me puxou pra cima durante esse período caótico que ainda estamos vivendo. A arte e o artista têm o poder de se adaptar e foi isso que aconteceu. Músicos se adaptando e se comunicando do jeito que dá”, finaliza.

Foto: Igor Negrão

Aprovado pela Lei Aldir Blanc Pará, a segunda temporada ganhou o nome de Ampli Sessions – Edição Especial por apresentar formato reduzido. Os artistas convidados tocam três músicas autorais em uma produção intimista. Félix Robatto, Steamy Frogs e Inesita são os participantes das sessions desta edição. A ideia é divulgar a cena musical independente do Pará.

“Nossa ideia é levar música a casa de todas as pessoas. Queremos mostrar mais sobre o cenário paraense, dar espaço aos artistas independentes, misturar as diferentes tribos e, quem sabe, ganhar um espaço na TV para mostrar essa produção”, revela Elder Effe, um dos idealizadores do projeto.

Com classificação livre, cada episódio contará com 25 minutos e será disponibilizado no Youtube da Ampli Criativa, sempre às 20 horas das quartas: 08, 15 e 22 de setembro. As sessions foram gravadas em junho deste ano, no APCE Estúdio, em Belém, seguindo todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde para o Covid-19.

“Realizar um projeto desse em meio à pandemia é um desafio. Primeiro que, pela segurança de todos, a equipe é reduzida, a gente acaba tendo que executar muitas coisas com poucos braços, mas também tem a questão do conteúdo virtual, que ainda tem sido um grande processo de aprendizado”, conta Joelle Mesquita, da Soma Música, idealizadora do projeto.

Quem abriu a programação no dia 08 foi Félix Robatto, artista atuante da cena autoral de Belém. Nesta quarta, 15, tem a musicista Inesita, que apresenta músicas de seu trabalho solo. Na terceira quarta-feira, 22, será a vez da banda Steamy Frogs (em português, sapos fumegantes), que apresenta faixas de seu álbum de estreia Labirinto Mental, lançado em 2019. E encerrando a programação, no dia 29 de setembro, tem o lançamento do single/clipe É o Amor feito em colaboração com vários artistas como as bandas Móbile Lunar e Dois na Janela, Elder Effe, Liège e Dona Onete.

Serviço

Lançamento do projeto Ampli Sessions – Edição Especial com participação de Inesita. No Youtube Ampli Criativa (https://www.youtube.com/user/AmpliCriativa). Nesta quarta-feira, 15, às 20h. Classificação: Livre. Informações: @somamusica.

Siga o blog no Instagram: Instagram.com/holofote_virtual/

Nenhum comentário: