24.9.21

Paulo Freire em espetáculo teatral com bonecos

Em 2021, comemoramos o centenário de nascimento de Paulo Freire, educador, filósofo e professor universitário, patrono da Educação Brasileira. E como forma de festejar a data, a Arth Produtora Cultural apresenta “O menino que sonhava ler o mundo”, inspirado em sua vida e obra. O espetáculo que será exibido dia 26,  às 19h, no shopping Grão Pará.

Poesia, aventura e muitos saberes, acompanhando a jornada de um menino em busca da palavra-mundo. A aventura ficcional, inspirada na vida e obra de Freire, apresenta em teatro de bonecos, a jornada de um menino que tem despertado em si o poder dos inventivos, ao perceber que o mundo ao seu entorno tem mais coisas para descobrir do que lhe é permitido ver. Ele vive no tempo do Vir-a-Ser, cercado por um imenso nevoeiro, que não o deixa ver novos horizontes. Contudo, um dia cruza em seu caminho um Educador Andarilho que falava aos 4 ventos palavras sobre um mundo diferente, onde todos podiam ler o mundo.

O menino pede ao Educador que o guie, pois também queria ler o mundo, e foi advertido que o Sistema Orientador está atento para vigiar e punir aos que se rebelam. E assim começa sua jornada, sua iniciação em busca dos Saberes para o tempo do ser. Na jornada, o menino e seu guia terão que vencer desafios e experienciar vivências, juntos, e assim, ao final, o menino será capaz de ler o mundo.

Legado Freireano - É incontestável a contribuição dos pensamentos do educador para a compreensão da formação humana em nosso tempo. Suas teorias permanecem atuais e necessárias para que tenhamos uma educação e uma sociedade mais igualitária. As obras de Freire nos trazem muitas reflexões sobre a importância da educação para as mudanças sociais, ressaltando o papel de uma prática docente dialógica e problematizadora.

Com base na herança desse pensamento, o espetáculo trará as mensagens deixadas por Paulo Freire, como, por exemplo, que “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra”. O menino representa nesta aventura todas as crianças, adolescentes e adultos que passam pelos processos de aprendizagens e o que, na visão de Freire, é preciso para que estes sejam capazes de transformar o mundo.

Ficha Técnica

Roteiro e direção: José Arnaud

Atores manipuladores: Charles Monteiro, Eduardo Viana e José Arnaud

Sonoplastia: Marcos Corrêa

Operação de áudio: Rubi Castro

Iluminação: Daniel Lima

Serviço

Espetáculo: O MENINO QUE SONHAVA LER O MUNDO. No dia 26 de setembro, às 19h, no Teatro do shopping Grão Pará. Realização: Arth Produtora Cultural. Ingresso: 40,00 (antecipados pagam meia). Professoras (es) e familiares pagam meia. Sessão limitada a 100 lugares. Mais informações e compra de ingressos: (91) 980401450

Nenhum comentário: