9.6.22

Amazônia Encena na Rua ocupa praça até domingo

Espetáculo de um homem só, da Cia de Circo Nós 
Tantos (PA) - Fotos: Inovar Produtora.

Desde domingo (5) que é assim. A partir das 19h, o anfiteatro se ilumina e se torna palco para grupos vindos de todos os estados da Amazônia Legal.  A programação vai até esse próximo domingo, 12, Dia dos Namorados, tais uma boa pedida para começar a noite! 

A programação conta também com oficinas e espetáculos convidados. Os sotaques amazônicos, porém, predominam.  Tem artistas de Manaus, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Amapá, Roraima, Mato Grosso e Pará, claro.

Os dois primeiros dias chegaram a comandados de chuva, mas quem disse que o povo arredou o pé. Por acaso alguém aqui é típica? Opa, em cena, sim. Tapioca, uma das personagens do espetáculo "As Charlatonas", que abriu a temporada em Belém, não se preocupou. No dia seguinte, a mesma coisa, Jerônimo Show também foi aprontado debaixo da lona principal montada no anfiteatro. Na quarta e na quinta-feira, São Pedro ajudou e a lua saiu e hoje também vai iluminar os espetáculos "Sorteio de Contos", com Cia Sorteio de Contos (PA) e "A carroça é nossa", com o Grupo Xama Teatro (MA).

O que rola ate domingo

Cia Del'Acre , da Cia Vice Versa (AC)

Nesta sexta-feira (10), o anfiteatro da Praça da República começa a receber o público ainda pela manhã (9h), já inscrito nas oficinas de "Dramaturgia e Pedagogia do Teatro de Rua", com o Dr. Narciso Telles (MG), e “Teatro da Cidade e seus conceitos”, com Dr. André Carreira (SC). 

Além disso, à noite (19h), e “vai receber três espetáculos “O cavaleiro perfumado”, com o Locômbia Teatro de Andanças (RR), “Uma surpresa para Benjamin", com o Grupo Matutagem (PA) e “Se deixar, ela canta”, com Companhia Cangapê (AP).

No sábado (11), pela manhã (9h), será realizado, também na praça da República, o IV Seminário Amazônico de Teatro de Rua e, à noite (19h), serão apresentados mais dois espetáculos convidados de fora da Amazônia Legal. “Os cenouras”, do Grupo Valdevinos de Oliveira (RJ), e “As Aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos”, com Mamulengo sem Fronteiras (DF). 

Cia Del'Acre , da Cia Vice Versa (AC)

A programação vai até este domingo (12), quando o festival encerra sua estadia em Belém, com a apresentação dos espetáculos: “Fashion Fake - A roupa quase nova do rei”, com Cia de teatro Madalenas (SP), e “Sodade”, com Cia Panorando.

A edição especial realizada em nosso estado, é na verdade a 13ª para o ator, clown e ativista cultural Chicão Santos, que coordena o Festival Amazônia Encena na Rua, desde 2007, em Porto Velho (RO). E depois de Belém, a equipe do projeto segue com mais apresentações e ações formativas por municípios de Xinguara, Marabá e Parauapebas.

Em todos os dias há tradução em LIBRAS com os intérpretes Fabiana e André, para gerar acessibilidade de conteúdo para a comunidade surda. O XIII Amazônia Encena Na Rua tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A iniciativa é do O Imaginário. 

Saiba mais sobre os espetáculos

10/06/22 (sexta-feira) às 19h 

O CAVALEIRO PERFUMADO – LOCÔMBIA TEATRO DE ANDANÇAS – RR

Baseada no imaginário do nordeste brasileiro, é a estória de um cavaleiro enamorado que viaja errante, atravessando o sertão rumo ao norte do país em busca de fortuna e amor.

UMA SURPRESA PARA BENJAMIN  – CIRCO MATUTAGEM  – PA  

A obra  presta uma homenagem a Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil e  criador  do Circo-Teatro  (gênero  teatral genuinamente brasileiro). Entre arrumar o pequeno picadeiro, decorar o circo e ensaiar as músicas, eles relembraram histórias circenses e de grandes mestres palhaços.

SE DEIXAR, ELA CANTA! – COMPANHIA CANGAPÉ – AP

Perualda, a maior estrela da música amapaense (segundo ela mesma), apresentará o show mais importante de sua carreira. Porém, seus assistentes Palco que parecem não estar tão certos do enorme talento de Perualda tentarão o que puderem para atrapalhar o show.

11/06/22 (sábado) às 19h

AS AVENTURAS DE BALTAZAR NO REINO DOS MAMULENGOS – MAMULENGO SEM FRONTEIRAS – DF

Embalados com uma trilha sonora ao vivo, Baltazar no Reino dos Mamulengos conta de uma forma divertida várias histórias da terra de São Saruê, um lugar onde os mamulengos criam vida e se transformam em heróis, guerreiros e amantes.

OS CENOURAS –  GRUPO VALDEVINOS DE OLIVEIRA – RJ

Os Cenouras são dois funcionários de limpeza urbana de uma grande cidade, que, preocupados com as questões que envolvem o meio ambiente, resolvem por iniciativa própria falar para as novas gerações da importância dos cuidados com os descartes.

12/06/22 (domingo) às 19h

FASHION FAKE - A ROUPA QUASE NOVA DO REI – CIA. DE TEATRO MADALENAS – PA

Um rei vaidoso mais preocupado com seu umbigo que com os problemas vividos pelo povo. Fashion Fake - a roupa quase nova do rei é uma livre adaptação do conto de Hans Christian Andersen.

SODADE – PANORANDO CIA E PRODUTORA – AM

Após a perda de um amigo, um grupo de amigos revivem momentos passados de quando este grupo estava completo. Lembranças de romances, diversão e conflitos endossam o que a saudade quer dizer, ou melhor, o “sodade”.'

Serviço

Informações sobre os grupos disponíveis no site https://amazoniaencena.com.br, Instagram @amazoniaencenarua e Facebook (https://www.facebook.com/OImaginariopvh).

Nenhum comentário: