20.6.22

Doc musical de Pelé do Manifesto no In-edit Brasil

Dando continuidade ao projeto do álbum “Gueto Flow, Preto Show” (Natura Musical), o rapper Pelé do Manifesto, um dos destaques da cena paraense da última década, apresenta o filme “Gueto Flow – Pelé do Manifesto” em sessão especial no Festival In-edit Brasil, que começou nesta semana e segue até 26 de junho. O teaser já está no canal do YouTube do artista.

O artista diz que ficou surpreso com a seleção para sessão especial da 14ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, que está sendo realizado, de forma híbrida: presencial, na cidade de São Paulo, e online, na plataforma do festival e em plataformas parceiras, para todo Brasil, com um total de 67 títulos, nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial. “Foi uma felicidade enorme quando soube da seleção no festival. Pra mim, é fundamental ter e ser essa representatividade também pra galera do hip hop, da periferia”, comemora.

O filme é fruto do disco lançado em 2020, mas que teve o show de lançamento cancelado por conta da Pandemia do Coronavírus. O que seria investido em um show no Mercado de São Brás, virou o documentário “Gueto Flow, Preto Show”, um filme que mistura música, trazendo as 10 faixas presentes no álbum homônimo, além de relatos poéticos sobre os aspectos que cercaram o desenvolvimento da carreira do rapper. 

“Esse trabalho é um pouco do que minha vida é, do modo como vejo o mundo ao meu redor, fala um pouco sobre mim, fala um pouco sobre o meu bairro, fala um pouco da realidade que nos cerca em Belém. Ver esse trabalho na tela, vai me emocionar muito, ver onde chegou aquele moleque da Cremação, que rimava nas praças, que rimava nas ruas”, conta Pelé.

A diretora do projeto, Adrianna Oliveira, explica que, a partir da quebra de expectativa do show, eles foram construindo a narrativa tentando resgatar o máximo de elementos que fizessem parte daquele cenário de rua que imaginavam, mas que não pôde acontecer por conta da covid-19. 

“A gente ambientou o filme com características da urbanidade de Belém, convidando artistas do grafite, como PTCK, Santo e TSSS REX, para compor o espaço de cena com obras originais feitas para a gravação, e artistas da música, dança e/ou poesia, como Nic Dias, Anastacia Marshelly, Moraes MV e Yara MC, que ficaram livres para performar sua arte nesse cenário híbrido composto de vários palcos”, explica a diretora.

Neste trabalho, Pelé do manifesto traz à tona todo o repertório construído ao longo dos 12 anos da carreira do rapper paraense de 28 anos.  “Eu nunca imaginei que meu trabalho com rap poderia virar um filme. Eu queria falar um pouco da minha história, do meu bairro, falar um pouco de negritude. Quando o disco já estava pronto, a gente foi percebendo que dava pra virar um doc, um filme. Percebemos que dava pra ser um pouco de tudo, era muito completo e tinha muita história pra se contar”, revela Pelé. 

Serviço

O quê: Lançamento do filme “Gueto Flow – Pelé do Manifesto”

Onde: Festival In-edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical

Quando: Até 26 de junho de 2022

Mais em: @peledomanifesto

Nenhum comentário: