30.6.22

Nu Escuro (GO) traz espetáculo e oficina da Belém

Cia Nu Escuro (GO)

O projeto “DENTRO E FUERA”, contemplado no edital do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás/2017, traz apresentações do espetáculo “O Cabra que Matou as Cabras”, na Praça Amazonas, dia 2, e no Casarão do Boneco,  dia 3, além da oficina, “Musicalidade no Teatro de Animação”.

Com 26 anos de trajetória e após dois anos desenvolvendo apenas ações virtuais em decorrência da pandemia, para a Cia de Teatro Nu Escuro voltar aos palcos, ruas, praças e festivais, é como uma reestreia do trabalho do grupo. A circulação, além de Belém (PA), passa por outras capitais brasileiras como Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Maceió (AL), cidades em que a companhia ainda não se apresentou. Para o grupo, esta é a realização de um sonho, que ainda busca abrir uma ponte com a América Latina, pois haverá apresentação em duas cidades na Argentina.  

O projeto de circulação DENTRO E FUERA, idealizado pela Cia de Teatro NU Escuro, pretende se tornar um meio efetivo para consolidar o diálogo estético, através da troca de experiência e de técnicas cênicas entre os grupos teatrais das cidades da circulação e principalmente com a plateia presente. 

Além das apresentações, em cada cidade do roteiro, a Cia Nu Escuro irá ministrar uma oficina que pretende abordar o trabalho desenvolvido pela Cia no decorrer de seus 26 anos, a partir de uma abordagem teórica e prática das técnicas utilizadas nos espetáculos que compõem a circulação.

Com esse projeto, a Cia espera fortalecer as relações entre grupos teatrais das cidades visitadas, abrindo e ampliando caminhos para a realização de circulações, entre os grupos teatrais do estado de Goiás com os grupos e coletivos das localidades de circulação.  

SOBRE O ESPETÁCULO: O Cabra que Matou as Cabras

Bonecos e atores em cena! 

Um advogado vigarista, que sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes, se vê envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. Uma trama cheia de traições, trapaças e reviravoltas, onde uma esposa maliciosa engana seu marido advogado que engana um comerciante ganancioso que engana seu empregado que engana um juiz que quer enganar todo mundo. 

O texto do espetáculo é uma livre adaptação da peça medieval francesa A Farsa do Advogado Pathelin, de autor desconhecido, mesclado com textos de cordéis nordestinos, esquetes de picadeiro, fábulas medievais, ditos populares e vários elementos da cultura popular brasileira. Produzindo, assim, um texto original, inquieto e ágil, contendo bastante versatilidade e surpresas.

A direção e dramaturgia é de Hélio Fróes. No elenco, os atores e atrizes Abilio Carrascal, Adriana Brito, Eliana Santos, Izabela Nascente e Lázaro Tuim. A direção musical é de Sérgio Pato e a preparação de Abílio Carrascal, coreografias de Lázaro Tuim, que também faz a direção de produção. A cenografia foi criada por Mara Nunes e Hélio Fróes, já os figurinos e bonecos são assinados por Izabela Nascente. Na produção local e comunicação, estão o Casarão do Boneco e o Holofote Virtual.

SOBRE A OFICINA

O teatro de formas animadas e a música

A oficina Musicalidade no teatro de animação'' será ministrada por Izabela Nascente, e é direcionada a pessoas interessadas em conhecer mais sobre teatro e o gênero teatro de animação ou ainda, em compreender a música como dramaturgia no teatro de animação. Interessados a partir de 13 anos podem se inscrever. A oficina tem 3 horas de duração e de vivência técnica sobre animação/manipulação de formas animadas. 

“Nosso objetivo é ver os aspectos da musicalidade no teatro de animação. Nela trataremos de assuntos como ritmo de fala, corpo e materialidade; música como dramaturgia,  pulsação, foco  bem como discutir  os  processos composicionais de uma cena com bonecos e objetos”, explica Izabela. 

Programação 

02/07 – 20h – Apresentação do espetáculo “ O Cabra que Matou as Cabras”

Local: Praça Amazonas (Av. 16 de Novembro, SN, Batista Campos)

03/07 – 17h– Apresentação do espetáculo “O Cabra que Matou as Cabras” - Com intérprete de LIBRAS.

Local: Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro,  815,Batista Campos)

04/07 – 16h

Oficina (com 4 horas): Musicalidade no Teatro de Animação

Local: Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro,  815,Batista Campos)

Inscrições: https://forms.gle/g35UF6GdBBJic9FXA


SOBRE O HOLOFOTE VIRTUAL

O blog foi criado em 2008 para divulgar a cena cultural e criativa em Belém. Atuamos de forma independente, auto-sustentável e vocês podem colaborar a manter o espaço ativo, com doações via pix. A chave é: lume.com@gmail.com (Conta Itaú - Luciana Medeiros). 

Para contratar assessoria de comunicação ou postagens de matérias e notas nas redes sociais, entre em contato e peça um orçamento pelo Whatsapp (91) 98134.7719. Mais recentemente, além do meu perfil mais antigo, criamos o canal de Instagram do blog, sigam-nos, é uma outra forma de colaboração. Gratidão.

Sigam as nossas redes sociais: 

Luciana Medeiros: https://www.instagram.com/holofote_virtual/

Blog: https://www.instagram.com/holofotevirtual/ 

Projeto: https://www.instagram.com/mestrevieira_guitarrada/

Nenhum comentário: