9.2.23

Circuito Mangueirosa com programação no Guamá

Foto: Mangueirosa/Divulgação

Neste sábado, 11, será a vez da criançada pular Carnaval dentro da programação do Circuito Mangueirosa. O evento gratuito será das 9h às 13 horas, na Usina da Paz do Guamá e terá como atrações os DJs Rebarbada e Blue, além de oficina de brinquedos com materiais reciclados e atividades e brincadeiras com arte educadores. 

A programação inicia com o projeto Pipas, que conta com orientações de segurança para as crianças em relação à brincadeira de pipas. O trabalho educativo feito com cartilhas e brincadeiras lúdicas sobre o tema, é uma iniciativa da Equatorial Pará, patrocinadora do Mangueirosa.

Para Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, é importante conscientizar o público infantil sobre os riscos de empinar pipas em lugares indevidos, pois, a brincadeira, que deveria ser saudável, às vezes pode provocar acidentes graves e até fatais. 

“A brincadeira de pipas é uma das mais tradicionais na nossa região. Então, a Equatorial Pará aproveitará o Mangueirosinha para reforçar essa mensagem de segurança aos pequenos, pois muitos ainda desconhecem os riscos de realizar a atividade em áreas próximas a rede elétrica”, explica Michelle. 

Mangueirosa faz esquenta para programação oficial 

Também seguem neste sábado e domingo, 11 e 12 de fevereiro, os ensaios abertos do grupo de percussão Lambadeiros do Trovão, que desfila no Circuito Mangueirosa de Carnaval de Rua de Belém. Os ensaios abertos à população são realizados na Usina da Paz do Guamá (Av. Bernardo Sayão, 4783 - Guamá), das 14h às 17 horas, no sábado, e, das 9h às 12h, no domingo. 

Os Lambadeiros do Trovão surgiram a partir de uma oficina básica de percussão, com o objetivo de ensinar um pouco de música a não-músicos admiradores de música paraense. Com cerca de 30 percussionistas e uma comissão de frente, o grupo desfilou pela primeira vez no Circuito Mangueirosa de 2020 e, após abrir novas vagas, irá comandar o cortejo do bloco Lambateria novamente nesta retomada do Carnaval pós-pandemia. 

Tudo integra o Mangueirosa, projeto que nasceu da união de seis produtoras culturais paraenses (Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Se Rasgum, Tchau, Tchau, Amor e Toma Tua Pisa), com objetivo de revitalizar o Carnaval de rua de Belém ao desfilar, de forma gratuita e acessível, quatro blocos que fazem um passeio pela diversidade musical do estado. A primeira edição do Circuito foi em 2019, quando mais de 40 mil brincantes desfilaram em quatro dias de folia. 

PROGRAMAÇÃO 

MANGUEIROSINHA - 11/02/2023 (Usina da Paz do Guamá) 9h às 13h

9h às 9h30: Teatro de bonecos (Projeto Pipas)

9h30 às 10h: Dinâmica com palhaço (Projeto Pipas) 

10h às 10h40: Oficina de brinquedos com materiais reciclados (p/ 20 crianças) / Colorindo figuras Mangueirosa (para restante das crianças)

10h40h às 11h: INTERVALO

11h às 12h30h: 

- Alongamento (música calminha c/ DJ Rebarbada)

- Caminhada: congelando e voltando (c/ música DJ Rebarbada (música baixinha: Rebarbada) - Jogo da Bola

- Dinâmica Espelho (música animada: DJ Azul)

12h30h às 13h: Dinâmica com tinta (pintura com guache em papel grande + música DJ AZUL) 

Serviço

O quê: Mangueirosinha 

Quando: 11 de fevereiro de 2023 (sábado) 

Hora: De 9h às 13 horas 

Onde: Usina da Paz Guamá (Av. Bernardo Sayão, 4783 - Guamá - 66075-155 - Belém - PA) 

Entrada: gratuita 

Patrocínio: Equatorial Pará via Lei Semear (Fundação Cultural do Pará/Governo do Pará) 

Apoio cultural: Secretaria de Cultura do Estado / Governo do Pará / Prefeitura de Belém / Fumbel 

Realização: Circuito Mangueirosa


(Holofote Virtual no Instagram @holofotevirtual)

Nenhum comentário: