10.2.23

Trio Chamote celebra roda de carimbó de Icoaraci

Nem só de marchinhas e samba enredo é feito o carnaval paraense. Neste domingo, 12 de fevereiro, rei Momo abre alas para uma roda de Carimbó de Icoaraci que já é realizada há 23 anos. A proposta é rodar a saia e confraternizar ao som dos ritmos regionais amazônicos. A partir das 20h, no Espaço Coisas de Negro.

Utilizando uma inusitada estrutura instrumental: banjos (corda), flautas(sopros) e bateria (pau), o Trio Chamote conduz a festa. Formado pelos músicos Charles Matos (bateria), Luizinho Lins (banjo amazônico) e Sílvio Barbosa (flautas e sax), pesquisadores da música amazônica, foi no Coisas de Negro que o grupo fez os primeiros ensaios e compôs arranjos de nossas composições autorais.

O Trio Chamote desenvolve um novo “sotaque” musical na música regional paraense, mesclando as células musicais dos ritmos ancestrais amazônicos e incorporando elementos do rock dos anos 60 e do jazz.  O grupo também ganhou repercussão principalmente pela pesquisa de instrumentos feita pelos músicos, inclusive com cerâmica, de onde veio a ideia do nome do trio. 

Para quem não sabe, Chamote é um processo milenar utilizado na fabricação de peças cerâmicas, consiste na reutilização de fragmentos de peças antigas, misturada ao barro natural “novo”, para confecção de novas peças dando-lhes resistência e durabilidade. Conceito transposto ao trabalho sonoro que o grupo faz com os ritmos regionais e seus temas autorais.

Além do trabalho autoral, o grupo faz releituras de ritmos regionais como carimbó, o lundu e outros. Os músicos entendem que a cultura popular na Amazônia sempre esteve entre as que mais se destacam no Brasil, tanto pelo pioneirismo quanto pela rica diversidade de manifestações culturais.

"O carnaval por ser uma manifestações universal é na sua essência um evento multicultural. Todos os ritmos alegres, festivos e vibrantes se encaixam nos dias do Zé Pereira. Nossos ritmos amazônicos em quase toda sua completude possuem esse requisitos, fazendo um carnaval com a nossa alegria, a nossa face do norte", diz Luizinho Lins.  

Para 2023, o grupo foca nas participação em festivais de música e editais para desenvolver novos projetos e explorar os novos caminhos de divulgação na internet. "Estamos trabalhando um novo repertório com músicas no nosso estilo instrumental", conclui o músico. 

Serviço

Trio Chamote comemora 23 anos da Roda de Carimbó de Icoaraci. A partir das 10h, no Espaço Coisas de Nego - Rua Lopo de Castro, entre a 5ª e a 6ª ruas. 

Nenhum comentário: